Sabia que existem erros cometidos no marketing digital que podem estar a prejudicar o seu negócio? Leia este artigo e conheça os 10 erros mais comuns no marketing digital.
Há uma série de fatores chave que não podem ser ignorados para que o seu negócio tenha sucesso, independentemente do objetivo que quer ver alcançado. Assim, o marketing digital pode ajudá-lo a conseguir os objetivos que idealiza. Porém, existem erros que tendem a ser cometidos dentro desta vasta área e que podem impedir que o seu negócio não alcance os resultados pretendidos. Neste artigo iremos apresentar os 10 erros mais comuns que são cometidos no marketing digital.
O marketing digital exige estratégia, foco e investimento. Se a estratégia para o seu negócio não está a dar resultados provavelmente poderão estar a ser cometidos uma série de erros e falhas. De seguida, apresentamos os principais erros cometidos em marketing digital que podem estar a prejudicar o seu negócio. Preste atenção e evite-os!
Os 10 Erros A Evitar No Marketing Digital
Não investir em SEO
As técnicas de SEO visam colocar as páginas da sua empresa em destaque na pesquisa orgânica do Google. Quanto melhor as páginas estiverem bem posicionadas, mais visitantes irão receber. Foque-se no uso de links e palavras-chave para otimizar as suas páginas.
Se pretende ocupar uma posição de liderança no seu mercado, deve obrigatoriamente ser encontrado no Google. Quem não é encontrado, não é considerado.
Não prestar atenção à concorrência
É importante estar atento ao mercado e pesquisar o que a sua concorrência faz. Assim, poderá acertar estratégias, corrigir erros e também inspirar-se. Não se trata de copiar é apenas estar atento a negócios semelhantes ao seu.
Não produzir conteúdo
É importante escrever conteúdos, criar vídeos para educar o mercado de forma a ganhar visibilidade e autoridade. Assim, o marketing de conteúdo é bastante importante para atrair as pessoas já que estas normalmente não pesquisam pelo nome da sua empresa, mas sim, por informações, curiosidades, produtos e soluções.
Produza conteúdos originais, diferenciadores, úteis e relevantes para a sua audiência.
Não se relacionar com os seus seguidores
É importante que atualize as suas redes sociais, o seu site e interaja com o seu público. Caso contrário, não terá bons resultados. Interagir dará credibilidade à sua marca, sentimento de proximidade e conseguirá obter mais clientes. Responda sempre a comentários, a e-mails e envie newsletters para que o seu público perceba que a empresa se importa com os seus clientes.
Não fazer Email Marketing
O Email Marketing continua a ser poderosíssimo. Se não utiliza, poderá estar a perder dinheiro. É importante planear os emails para que sejam personalizados, menos automáticos e sempre com conteúdo que acrescente valor aos seus clientes e audiência.
Não ter um site
É um pecado comum. Conseguir reter e converter potenciais clientes é uma conquista que depende de um site. No site, as pessoas devem encontrar toda a informação a fim de poder tomar a decisão de comprar ou não um determinado produto ou serviço.
Um site bem organizado, atualizado e com layout apelativo e de fácil navegação, é meio caminho andado para receber mais visitantes.
Ignorar utilizadores de dispositivos móveis
Hoje as pessoas usam o telemóvel para tudo e por isso, todo o tipo de conteúdo deve estar apto para ser explorado nestes dispositivos. Otimize o seu site para dispositivos móveis. Se não o fizer, os visitantes não terão acesso a toda a informação, nem irão ter uma boa experiência de navegação. Logo, estes vão abandonar o seu site.
Não medir resultados
É necessário ter dados suficientes para tomar decisões sobre o seu negócio. Assim, não poderá definir estratégias de forma a potenciar o seu negócio. Use por exemplo o google analytics para avaliar o desempenho da sua empresa.
Não ter um plano de marketing digital
Sem planeamento não é possível conseguir bons resultados. Devem- se estabelecer objetivos e metas a alcançar já que o marketing é um processo contínuo e os resultados surgem a longo prazo.
Não conhecer a sua audiência
É um dos erros mais graves que pode ser cometido. Sem uma audiência definida não se sabe a quem se tenta apelar pois, não é possível alcançar o público em geral. O importante é sempre criar uma persona, uma personagem fictícia que deve personificar o seu cliente ideal. Para isso, é necessário ter em conta fatores como idade, género e interesses. Não defina uma persona com base em suposições, mas sim em dados concretos. É fundamental tentar conhecer ao máximo o seu público.
Agora que já conhece os principais erros do marketing digital, tome atenção para não os cometer!
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