Qual a importância de definir a persona?

Definir a persona é bastante importante para qualquer negócio

A persona define-se como a representação do cliente ideal para o negócio. O cliente ideal é aquele que apresenta todas as caraterísticas em comum de acordo com o público-alvo. É por isso, necessário compreender a importância de definir a persona numa empresa.

As marcas adotam várias estratégias de marketing, no entanto a empresa tem de saber com quem quer comunicar, desta maneira é essencial construir a sua persona. Além de ser importante defini-la é necessário entender a importância de definir a persona numa empresa. 

A persona é um perfil semi-fictício que representa o público-alvo da empresa. Semi-fictício pois não se trata de uma pessoa real. No entanto, esta personagem é criada com base a partir de informações e características dos clientes da sua empresa. 

O que é a persona?

Para uma empresa alcançar todos os objetivos é primordial saber quem é o seu público, conhecer as informações principais, compreender as suas necessidades e preferências. O termo buyer persona surgiu em 1983 pelo americano Alan Cooper. Deste modo, os profissionais de marketing podem perceber de forma aprofundada e personalizada, quem são as pessoas que compram na sua empresa. 

A persona trata-se de um modelo de um cliente ideal, que permite aos profissionais de marketing elaborar as estratégias de comunicação mais adequadas e propícias aos seus clientes. Antes mesmo de uma empresa elaborar uma estratégia de comunicação, deve primeiro ter a sua persona bem definida, pois assim sabe que está a trabalhar exatamente para ela. 

A persona não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Se fizer uma análise aos clientes da sua empresa, pode assim identificar características comuns entre os potenciais compradores. 

Como criar uma persona

Existem vários passos que deve seguir para criar a persona ideal para a sua empresa. Quanto mais souber da sua persona, melhores conteúdos vai conseguir preparar para o seu público. É verdade, que criar uma persona pode ser trabalhoso. Todavia se for feita uma boa análise aos seus clientes, os resultados podem tornar-se nos desejados.

Lembre-se que o seu produto ou serviço pode ser igual para todos, no entanto os consumidores são diferentes. É por isso, essencial que crie personas distintas, uma empresa pode ter mais que uma persona. Porém, não se esqueça que o ideal é que haja sempre apenas uma persona.

Deve começar por realizar um estudo prévio do mercado, de modo a perceber quem são os seus consumidores atuais ou potenciais clientes. Depois de ter analisado o mercado, deve reunir toda a informação que tem disponível, para poder passar à fase da criação da persona do seu negócio. 

De seguida, deve começar a construir um perfil da sua persona, isto é definir quais são as informações que devem fazer parte da persona. Os passos que um perfil deve ter são: 

  • O sexo

  • A idade

  • O grau de escolaridade

  • A profissão

  • A renda média

  • As informações sobre a família

  • Os principais objetivos, desejos, medos e desafios

  • Os hobbies

  • De que serviços precisa

  • Quem costuma influenciar as suas decisões de compra

  • Qual é o comportamento que tem a nível digital

Não é obrigatório recolher todas estas informações. Se achar que algumas delas não são necessárias para o seu perfil pode optar apenas pelas que acha mais essenciais. Porém deve ter em atenção que quantos mais dados recolher, mais fácil vai ser conseguir definir a persona. A construção da persona tem como base os interesses, os gostos e as necessidades dos clientes.

A importância de definir a persona 

A persona permite que a sua empresa não se disperse por diversos públicos-alvo na hora de comunicar o seu produto ou serviço. É por isso importante, que crie  personas de modo a atender as pessoas certas para a sua empresa, e consequentemente torná-las clientes.

Se a sua estratégia for bem delineada, a sua empresa vai poupar muito dinheiro e ao mesmo tempo vai obter melhores resultados. Assim, a estratégia vai estar direcionada para clientes que têm interesse em comprar os produtos ou serviços da sua empresa.

Ao mesmo tempo é necessário ressalvar que a sua persona não deve representar o cliente que a sua empresa deve ter, mas sim o consumidor de que a empresa precisa e que vai comprar o seu produto/serviço. 

Se a sua empresa não construir a sua persona vai ser mais complicado comunicar com os clientes, pois a sua comunicação pode não ser direcionada ao público certo. Conclui-se que a definição da persona vai facilitar o trabalho dos profissionais de marketing da sua empresa.

Em suma, esperamos que este artigo o tenha esclarecido sobre o que é uma persona e a sua importância. Aposte na criação de personas para a sua empresa, se desta forma pode ajudá-lo a ter mais vendas e consequentemente mais ganhos porque não aproveitar? Caso ainda tenha dúvidas acerca da importância de definir a persona, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para o ajudar. 

Partilhe este artigo: