5 motivos para apostar no Email Marketing
5 motivos para apostar no Email Marketing

O Email Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que se baseia no envio de emails para o público, seja ele proveniente de uma base de contactos de clientes ou de leads gerados por meio de outras estratégias.
Para entender o porquê do email marketing ainda ser pertinente para o seu negócio, e atingir os objetivos que pretende com este tipo de estratégia, é necessário compreender como tirar o melhor partido com este canal para comunicar com o seu público. Por isso, iremos dar-lhe 5 motivos para apostar no email marketing e não descartar este veículo de comunicação.
Durante muito tempo, o email marketing era sinónimo de spam e comunicações intrusivas. Mas atualmente, graças ao avanço de automação de marketing, este canal tornou-se a melhor maneira de entregar as mensagens ao público alvo, com uma alta taxa de receção. Desta forma, estima-se que o número de emails enviados diariamente continue a crescer, nos próximos 4 anos e a uma taxa média anual de 4,3%, atingindo os 333,2 mil milhões em 2022.
Portanto, ao contrário do que se possa pensar, o email marketing não morreu e pode ser uma ótima ferramenta para fazer o seu negócio crescer. Quer seja em formato de divulgação de uma oferta, promoções ou newsletter, o email marketing permite-lhe chegar até ao seu público de forma direta e assertiva.
O que é o Email Marketing?
O Email marketing é o envio de emails com o objetivo de promover um produto ou criar um relacionamento entre o público e a empresa. Esta é uma estratégia poderosa e essencial para quem tem um negócio, principalmente se o teu objetivo é vender no digital.
O email marketing faz parte da estratégia de Inbound Marketing que foca-se em trabalhar a parte comercial do negócio de forma totalmente indireta. Neste caso, a atração dos seus clientes é feita através da promoção dos conteúdos produzidos pela sua empresa em formato de e-books, vídeos, fotos ou outros formatos de divulgação. Esta ação, por sua vez, atrai potenciais clientes de forma orgânica e aumenta a visibilidade e a credibilidade da sua marca através do seu conteúdo.
Através de um formulário no website ou uma outra forma de captação de Leads como uma Landing Page é possível obter os emails de potenciais clientes, com isso é possível construir a base de contactos da sua empresa. Após esta recolha para a base de contactos irá nutrir estes contactos com estratégias de email marketing.
A vantagem desta ferramenta é a possibilidade de usar uma comunicação one to one e a garantia de que essa pessoa está interessada na sua empresa, razão pela qual facultou-lhe o seu contacto. Além disso, o email marketing permite-lhe comunicar e personalizar o email para cada contacto. No fundo, sabe com quem está a comunicar, ao invés de outros meios em que são enviadas mensagens padrão, como anúncios no Facebook e Google Ads.
Qual o papel do email marketing na estratégia de marketing?
Se formos pensar no que todos os utilizadores da Internet têm em comum, consensualmente concluímos que é o email. Em última instância, precisamos do nosso email para abrir uma conta em qualquer plataforma.
Adicionalmente, o email não só permite com que o utilizador esteja numa plataforma como que a plataforma tenha acesso aos dados que formam o perfil do utilizador, permitindo deste modo, que os emails sejam personalizáveis.
Se pensar em email marketing, a primeira imagem que vem à sua cabeça é spam, ou seja, um email comercial. Porém, tenha em mente que a ferramenta sofreu alterações ao longo do tempo, que a aperfeiçoaram. Atualmente, o email é o canal que permite-lhe comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes, de modo a conseguir nutrir o contacto, e por conseguinte converter o contacto numa venda de produto ou serviço.
Por um lado, o email marketing é uma ferramenta que auxilia diretamente nas vendas, e por outro, pode ser uma forma de manter o seu cliente atualizado e educado, em relação à sua empresa. Nos dias que correm é difícil estar a par de todas as páginas das redes sociais, por isso, porque não vai diretamente ter com o cliente e mantê-lo atualizado das novidades da sua empresa, através da plataforma de email marketing?
Até porque antes de ser mais uma ferramenta de marketing, é um espaço de relacionamento onde as pessoas trocam emails. E por isso, o email marketing pode ser uma ferramenta eficaz de relacionamento entre a marca e o consumidor.
5 motivos para apostar no email marketing
O email marketing é uma ferramenta que comunica com um número incalculável de clientes que deram à sua empresa permissão para se comunicar com eles, através do email. Para além disso, o email marketing não é uma trend, mas sim algo que tem prevalecido ao longo dos anos. Em último caso, o e-mail marketing será o seu bilhete para conseguir congregar todos os seus potenciais clientes, de forma direta e personalizada, sem ficar refém de uma rede social.
Se até agora não ficou convencido ou está em dúvida em como o email marketing pode beneficiar o seu negócio, fique a conhecer 5 motivos que o vão encorajar a investir nesta ferramenta.
De entre várias vantagens existentes que mencionamos anteriormente pode adotar esta estratégia de comunicação, independente de ter um negócio online ou físico. Pois usar o email marketing é ir ao encontro do público que já se encontra interessado no seu produto ou serviço.
O email marketing é uma ferramenta que permite de forma regular, interativa e responsiva, distribuir conteúdo relevante de informação ao seu cliente, a baixo custo. Existem atualmente várias plataformas bastante intuitivas que facilitam o processo de criação e envio de email marketing, e com certeza irão ser os seus melhores aliados a aumentar o fluxo de vendas da sua empresa.
Cada vez mais as pessoas têm-se distanciado do preconceito do email marketing por perceberem a importância desta ferramenta nos seus negócios. Ficou convencido de que o email marketing poderá ser uma mais valia para o seu negócio?