5 motivos para apostar no Email Marketing

O email marketing não é coisa do passado nem está em desuso. Fique a saber as vantagens do email marekting para a sua empresa

O Email Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que se baseia no envio de emails para o público, seja ele proveniente de uma base de contactos de clientes ou de leads gerados por meio de outras estratégias. 

Para entender o porquê do email marketing ainda ser pertinente para o seu negócio, e atingir os objetivos que pretende com este tipo de estratégia, é necessário compreender como tirar o melhor partido com este canal para comunicar com o seu público. Por isso, iremos dar-lhe 5 motivos para apostar no email marketing e não descartar este veículo de comunicação.

Durante muito tempo, o email marketing era sinónimo de spam e comunicações intrusivas. Mas atualmente, graças ao avanço de automação de marketing, este canal tornou-se a melhor maneira de entregar as mensagens ao público alvo, com uma alta taxa de receção. Desta forma, estima-se que o número de emails enviados diariamente continue a crescer, nos próximos 4 anos e a uma taxa média anual de 4,3%, atingindo os 333,2 mil milhões em 2022.

Portanto, ao contrário do que se possa pensar, o email marketing não morreu e pode ser uma ótima ferramenta para fazer o seu negócio crescer. Quer seja em formato de divulgação de uma oferta, promoções ou newsletter, o email marketing permite-lhe chegar até ao seu público de forma direta e assertiva.

O que é o Email Marketing?

O Email marketing é o envio de emails com o objetivo de promover um produto ou criar um relacionamento entre o público e a empresa. Esta é uma estratégia poderosa e essencial para quem tem um negócio, principalmente se o teu objetivo é vender no digital.

O email marketing faz parte da estratégia de Inbound Marketing que foca-se em trabalhar a parte comercial do negócio de forma totalmente indireta. Neste caso, a atração dos seus clientes é feita através da promoção dos conteúdos produzidos pela sua empresa em formato de e-books, vídeos, fotos ou outros formatos de divulgação. Esta ação, por sua vez, atrai potenciais clientes de forma orgânica e aumenta a visibilidade e a credibilidade da sua marca através do seu conteúdo.

Através de um formulário no website ou uma outra forma de captação de Leads como uma Landing Page é possível obter os emails de potenciais clientes, com isso é possível construir a base de contactos da sua empresa. Após esta recolha para a base de contactos irá nutrir estes contactos com estratégias de email marketing. 

A vantagem desta ferramenta é a possibilidade de  usar uma comunicação one to one e a garantia de que essa pessoa está interessada na sua empresa, razão pela qual facultou-lhe o seu contacto. Além disso, o email marketing permite-lhe comunicar e personalizar o email para cada contacto. No fundo, sabe com quem está a comunicar, ao invés de outros meios em que são enviadas mensagens padrão, como anúncios no Facebook e Google Ads.

Qual o papel do email marketing na estratégia de marketing?

Se formos pensar no que todos os utilizadores da Internet têm em comum, consensualmente concluímos que é o email. Em última instância, precisamos do nosso email para abrir uma conta em qualquer plataforma.

Adicionalmente, o email não só permite com que o utilizador esteja numa plataforma como que a plataforma tenha acesso aos dados que formam o perfil do utilizador, permitindo deste modo, que os emails sejam personalizáveis. 

Se pensar em email marketing, a primeira imagem que vem à sua cabeça é spam, ou seja, um email comercial. Porém, tenha em mente que a ferramenta sofreu alterações ao longo do tempo, que a aperfeiçoaram. Atualmente, o email é o canal que permite-lhe comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes, de modo a conseguir nutrir o contacto, e por conseguinte converter o contacto numa venda de produto ou serviço. 

Por um lado, o email marketing é uma ferramenta que auxilia diretamente nas vendas, e por outro, pode ser uma forma de manter o seu cliente atualizado e educado, em relação à sua empresa. Nos dias que correm é difícil estar a par de todas as páginas das redes sociais, por isso, porque não vai diretamente ter com o cliente e mantê-lo atualizado das novidades da sua empresa, através da plataforma de email marketing?

Até porque antes de ser mais uma ferramenta de marketing, é um espaço de relacionamento onde as pessoas trocam emails. E por isso, o email marketing pode ser uma ferramenta eficaz de relacionamento entre a marca e o consumidor.

Email Marketing
5 motivos para apostar no email marketing 

O email marketing é uma ferramenta que comunica com um número incalculável de clientes que deram à sua empresa permissão para se comunicar com eles, através do email. Para além disso, o email marketing não é uma trend, mas sim algo que tem prevalecido ao longo dos anos. Em último caso, o e-mail marketing será o seu bilhete para conseguir congregar todos os seus potenciais clientes, de forma direta e personalizada, sem ficar refém de uma rede social.

Se até agora não ficou convencido ou está em dúvida em como o email marketing pode beneficiar o seu negócio, fique a conhecer 5 motivos que o vão encorajar a investir nesta ferramenta.

  • Segmentar e Personalizar

    O email marketing permite personalizar a mensagem enviada a cada pessoa da base de contactos da sua empresa. A utilização dessa personalização não é por acaso, o resultado final é a criação de um laço entre a empresa e o consumidor mais humanizado, através da empatia que a empresa passa ao cliente. Afinal, os clientes não são números e devem ser tratados da forma mais individual e personalizada possível.

  • Nutrir Leads

    O email é o melhor canal para a nutrição de leads, pois apenas este permite enviar mensagens personalizadas para cada pessoa da base de contactos da empresa. Ao utilizar esta ferramenta, poderá utilizar o email marketing para nutrir e educar os seus clientes acerca dos seus produtos, serviços ou conteúdo, enquanto os promove. Pois se tem um blog sabe que promover os conteúdos que produz é um passo importante para o sucesso da sua estratégia. E um dos canais que pode usar para promover os seus conteúdos é exatamente o email. O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir para que os artigos do seu blog ganhem mais visibilidade e, consequentemente, aumentar o tráfego para o website da empresa.

  • Relacionar com o público

    A parte do relacionamento é uma das mais importantes da metodologia de Inbound de Marketing e é preciso estar atento a este elemento. Por isso, aproveite o email para enviar conteúdos relevantes e cativar ainda mais a atenção do seu público, para que os mesmos se mantenham interessados na sua empresa. 

  • Fidelizar e ter mais vendas

    Com certeza já recebeu emails com ofertas ou promoções na sua caixa de entrada. Muitas empresas, especialmente as que vendem produtos diretamente para consumidores, utilizam este canal para aumentar suas vendas. Não obstante, o email marketing não se trata apenas de vender, mas de fidelizar também, de modo a provar constantemente ao seu cliente que a sua atenção é merecida e recompensada.

  • Interatividade

    Em seguimento do ponto anterior, o email marketing tem sido utilizado como ferramenta complementar às redes sociais. Esta ação desperta ao consumidor o sentimento de exclusividade, pois sabe que houve uma atenção em ser notificado sobre as novidades da empresa. A outra possibilidade de interação do email marketing é a opção de envio de conteúdo em formato mais interativo e pessoal, ao enviar um email de boas vindas, e recorrer a imagens e gifs para chamar a atenção do cliente. Desta maneira, estas possibilidades permitem-lhe comunicar de forma mais breve, personalizada e dinâmica com o público.

De entre várias vantagens existentes que mencionamos anteriormente pode adotar esta estratégia de comunicação, independente de ter um negócio online ou físico. Pois usar o email marketing é ir ao encontro do público que já se encontra interessado no seu produto ou serviço.

O email marketing é uma ferramenta que permite de forma regular, interativa e responsiva, distribuir conteúdo relevante de informação ao seu cliente, a baixo custo. Existem atualmente várias plataformas bastante intuitivas que facilitam o processo de criação e envio de email marketing, e com certeza irão ser os seus melhores aliados a aumentar o fluxo de vendas da sua empresa. 

Cada vez mais as pessoas têm-se distanciado do preconceito do email marketing por perceberem a importância desta ferramenta nos seus negócios. Ficou convencido de que o email marketing poderá ser uma mais valia para o seu negócio? 

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