Marketing Pago ou Marketing Orgânico? Qual é a melhor estratégia para a sua empresa? Saiba onde investir e em que cenários deve usar diferentes estratégias para alcançar melhores resultados nos canais digitais onde a sua empresa está presente.

O principal objetivo que todos os negócios têm em comum é obter lucros e conquistar novos clientes diariamente, mas para que isso aconteça é fulcral que os consumidores saibam quem é a sua empresa, o que é que a sua empresa vende e onde podem adquirir o seu produto ou serviço e para isso é necessário realizar estratégias de marketing. É nesta fase que surge a questão: marketing pago ou marketing orgânico, onde investir? 

Hoje em dia o ecossistema digital permite que as pequenas, médias e grandes empresas comuniquem com o seu público-alvo de forma orgânica e ou de forma paga com o objetivo de estabelecer um contato mais direto com os consumidores para aumentar as suas receitas. No entanto, ainda são muitas as empresas que têm dificuldades em conseguir perceber onde devem colocar os seus esforços. Neste artigo vamos abordar o conceito de marketing pago e marketing orgânico, vamos aprofundar quais são os benefícios de cada estratégia e vamos dizer-lhe onde deve investir e porquê. 

Marketing Pago: 

Marketing Pago são todas as estratégias de marketing que sejam pagas nos media digitais ou nos media tradicionais, como por exemplo: anúncios online ou outdoors, mas por agora vamos focar-nos apenas em estratégias de marketing pago nos media digitais. 

O Marketing Pago pode ser feito em diferentes canais, por exemplo: motores de busca ou redes sociais. Nos motores de busca as estratégias de marketing pago podem ser feitas através do Google Ads, estas estratégias de marketing permitem que o website da sua empresa seja destacado nos resultados de pesquisa e que apareça nos websites de parceiros da Google. Nas redes sociais é possível fazer anúncios no Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e Youtube em diferentes formatos (stories, publicações, reels, tiktoks). 

Estas estratégias de marketing pago têm como objetivo atrair novos clientes, gerar leads e aumentar o nº de vendas a curto prazo. Normalmente, as pequenas e médias empresas apostam mais no meio digital devido ao facto de ser um meio que permite alcançar um público mais abrangente do que os outros canais de comunicação e permite alcançar resultados mais rapidamente. 

Exemplos de ações de marketing para as estratégias de Marketing Pago: 

Google Ads: Investir em anúncios pagos no motor de busca da Google, para exibir o site da sua empresa nos resultados de pesquisa mais relevantes. 

Anúncios em Redes Sociais: Fazer anúncios no Facebook, Instagram ou noutras redes sociais.

Anúncios em vídeos: Promover os seus produtos ou a sua empresa através de anúncios em plataformas como o Youtube para ter mais alcance. 

Publicidade nativa: Utilizar e integrar conteúdo relevante e interessante num anúncio em diferentes formatos, por exemplo: Google Display Ads, Facebook Ads.

Marketing Orgânico

Marketing Orgânico são todas as estratégias de marketing que não são pagas no meio digital, como por exemplo: Stories interativos e SEO. A grande vantagem do marketing orgânico é não necessitar de nenhum investimento. As visitas ou o nº de seguidores da sua empresa podem aumentar através de pesquisas no motor de busca ou através de recomendações nas redes sociais.  

As estratégias de marketing orgânico são utilizadas em todo o tipo de empresas, tal como as estratégias de marketing pago, isto porque permite que as empresas consigam reduzir o custo por lead, permite que as empresas sejam mais relevantes em termos de comunicação e permite que as empresas comuniquem em vários canais de comunicação digitais de forma gratuita em formatos semelhantes aos das estratégias de marketing pago. 

Exemplos de ações de marketing para as estratégias de Marketing Orgânico: 

Otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO): Melhorar o conteúdo do seu website para melhorar a posição do mesmo nos resultados de pesquisa através de keywords e conteúdo relevante. 

Marketing de Conteúdo: A criação e partilha de conteúdo relevante e valioso como por exemplo: artigos de blogs, guias, publicações e stories nas redes sociais, ajuda a atrair e a interagir com o seu público-alvo.

Redes Sociais: Estar presente regularmente nas redes sociais é muito importante para interagir com o seu público-alvo e para comunicar as suas ofertas. 

Se os formatos são semelhantes, quais são as diferenças?

Além de uma estratégia ser paga e outra ser gratuita, a rapidez, facilidade de monitorização de resultados e o nº de utilizadores alcançados permitem que a estratégia paga seja mais eficaz do que a estratégia orgânica. No entanto, os investimentos em publicidade/marketing variam consoante as capacidades e recursos das empresas. No meio digital, as estratégias de marketing orgânico são compostas por ações que ajudam a sua empresa a obter resultados a longo prazo sem qualquer tipo de custo. 

Vantagens do Marketing Pago: 
  • Resultados mais rápidos 
  • Acesso a informação sobre a audiência 
  • Controlo de Custos 
Desvantagens de Marketing Pago: 
  • Pode ser mais caro 
  • Clicks fraudulentos 
  • Exige conhecimento de um gestor de tráfego 
Vantagens do Marketing Orgânico:
    • Gratuito 
    • Cria uma comunidade de confiança 
  • Aumenta a notoriedade 
Desvantagens do Marketing Orgânico: 
  • Resultados demorados 
  • Altamente competitivo 
  • Impacta menos a curto prazo 

Afinal, qual das 2 estratégias de marketing é a melhor? 

O Marketing Pago não é melhor que Marketing Orgânico ou vice-versa. A melhor opção é uma estratégia híbrida, onde o marketing orgânico complementa o marketing pago, desta maneira as duas estratégias são implementadas simultaneamente de forma a conseguirem  aumentar o seu contributo para o cumprimento dos objetivos da empresa. 

É preciso ter em conta alguns detalhes como por exemplo, se o investimento parar na estratégia de marketing pago a estratégia pode ser prejudicada, no entanto a estratégia de marketing orgânico não corre o mesmo risco, visto que é um conteúdo que continua a dar resultados ao longo do tempo mas mesmo assim é importante realizar ações orgânicas regularmente. 

Então onde devo investir?

Esta é a pergunta para a qual todos querem a resposta. Ambas as estratégias têm as suas vantagens e a escolha varia consoante os objetivos, recursos monetários, humanos, operacionais e o público-alvo da sua empresa.

Se o objetivo da sua estratégia for gerar tráfego rapidamente, a estratégia de marketing pago pode ser a melhor opção, isto porque as ferramentas de marketing onde são realizadas estes anúncios permitem que consiga segmentar o público-alvo de forma específica, facilitando a obtenção de resultados. 

Por outro lado, se começou agora e a sua empresa não tem muitos recursos monetários para investir numa estratégia de marketing pago, o marketing orgânico poderá ser a melhor opção. Isto porque o marketing orgânico baseia-se na criação de conteúdo a longo prazo e na aplicação de boas práticas de SEO. 

Também existe a possibilidade de realizar as 2 estratégias ao mesmo tempo, uma estratégia híbrida que permite complementar a estratégia de marketing paga e que permite otimizar os resultados e reduzir custos. 

A incerteza de não saber qual o tipo de estratégia que deve realizar é bastante comum para as empresas que desejam aumentar a presença no meio digital e ao mesmo estabelecer um contato direto que permita melhorar o relacionamento com os consumidores. As estratégias de marketing orgânico requerem trabalho, planeamento e monitorização contínua para conquistarmos novos e atuais consumidores. As estratégias de marketing pago são uma boa escolha para empresas com bons recursos monetários, para o lançamento de novos produtos e para aumentar o alcance das ações de marketing realizadas.É importante perceber que não se trata de uma estratégia ser melhor do que a outra, quando tiver que decidir entre uma das duas dê prioridade à estratégia que vai atender às necessidades da sua empresa da melhor maneira. 

Partilhe este artigo:

Categories: Estratégia