Tráfego orgânico e Tráfego pago

Tráfego orgânico vs Tráfego pago

Quando o objetivo é atrair mais visitantes para um website ou para um blog, revertendo em leads e tornando-se clientes, o tráfego orgânico e o tráfego pago são ótimos aliados. A verdade é que nem sempre é possível investir em várias opções para atrair audiência, em simultâneo, dado o orçamento disponível.

Quando se investe numa estratégia de Marketing Digital, voltada tanto para o tráfego orgânico como para o tráfego pago, há que ter em mente alguns aspetos fulcrais, como definir o objetivo a alcançar, o custo-benefício que terá, a urgência em gerar resultados e os recursos que estão disponíveis, como o orçamento. 

Qualquer negócio almeja novos clientes e um aumento dos seus lucros. Para que tal aconteça, é necessário criar notoriedade para a marca, para o qual poderão ser adotadas estratégias de Marketing Digital. 

Tendo em conta que, no digital, a oferta é cada vez maior e a concorrência está cada vez mais forte, não adianta tentar atrair clientes e desenvolver o seu negócio sem uma estratégia previamente definida. 

A diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

Por ser de acesso a qualquer um, um website ou um blog pode receber pessoas de vários motores de busca, redes sociais ou outros sites. 

Por ser um dos motores de busca mais utilizados antes de se comprar um produto ou de contratar um serviço, o Google é um dos mais importantes para alcançar os consumidores. 

No entanto, ainda são muitas as pessoas que apenas clicam nos links da primeira página (em média, 71,33% ), o que exige que o seu site seja dos primeiros a aparecer. 

Existem duas opções, para que tal aconteça:

  • Trabalhar o SEO (Search Engine Optimization), acompanhado de Marketing de conteúdo, para que ganhe relevância nas pesquisas, atraindo cliques espontâneos, isto é, tráfego orgânico. 

  • Comprar um espaço que possa destacar o seu site, para atrair clientes, ou seja, tráfego pago.

O Tráfego Orgânico

Diz respeito aos visitantes que chegam ao site ou blog espontaneamente, depois de se depararem com uma das suas páginas através do Google, por exemplo. Isto significa, portanto, que os leads não surgem de anúncios ou da compra de listas de contactos e e-mails.

O tráfego orgânico não carece de investimentos diretos por visitante ou por lead, uma vez que o conteúdo procura responder a uma questão ou um assunto de interesse do público, destacando uma palavra-chave específica, sendo que capta assim a atenção do mesmo.

Como melhorar o tráfego orgânico?

Para conseguir um bom tráfego orgânico, deve conhecer bem o seu público-alvo, produzir conteúdo de qualidade e reunir alguns fatores de otimização (SEO). Deste modo, deve construir uma persona e definir a jornada do cliente.

Após decidir os temas a abordar, poderá recorrer a um planeador de palavras-chave, como a Ubersuggest ou o Google Keyword Planner, para que possa utilizar as melhores e atrair mais tráfego.

Além disso, é fulcral aplicar boas práticas de SEO, como manter um carregamento rápido no site, com design simples e claro, aliado ao Marketing de conteúdo.

Um bom investimento é a divulgação do conteúdo, devendo ser partilhado em grupos privados, redes sociais, por meio de newsletter ou e-mail marketing.

Desenvolver parcerias com sites de referência na área de atuação, para que o site ou blog seja mencionado, é também uma boa prática.

A dinâmica de co-marketing criada permitirá aumentar a notoriedade do conteúdo produzido para o algoritmo dos mecanismos de busca, assim como captar mais visitantes diretos para o seu site ou blog.

Vantagens
  • Relacionamento com o público

    Quando se pretende criar uma forte relação com o público, deve ser oferecido o que ele procura. Neste caso, deverá ser feito um bom planeamento dos conteúdos que sejam do seu interesse.

    Além disso, essa prática aumentará o tráfego orgânico de um site, precisamente por serem entregues conteúdos que o target procura.

  • Relevância

    Uma vez que os resultados orgânicos alcançam a sua posição através de boas práticas de Marketing, são mais valorizados pelos utilizadores que o tráfego pago, já que aparecem no topo da página com a finalidade de vender algo.

  • Consistência

    Uma das desvantagens do tráfego pago é o facto de estar dependente do orçamento da empresa. Quando o dinheiro disponível para a campanha terminar, a página perde o seu destaque na página de pesquisas. 

    Isto leva-nos para uma das vantagens do tráfego orgânico que, por sua vez e visto que não depende de anúncios para ser encontrado pelos utilizadores, está sempre ativo. Pode ser facilmente encontrado, seja após alguns dias, meses ou anos, desde que as técnicas de SEO continuem a ser trabalhadas e se mantenha o investimento em marketing de conteúdo. 

  • Redução no custo por lead

    Quanto maior será o investimento em tráfego orgânico, menor será o custo para alcançar visitantes e leads, ainda que, numa fase inicial, isso implique a construção de vários conteúdos e, por consequência, algumas horas de trabalho ou a contratação de uma agência ou de alguém que desenvolva esse trabalho.

    Ainda que o valor investido inicialmente se mantenha ao longo do tempo, esses conteúdos continuarão ativos.

    Segundo o funil de vendas, quanto maior o número de visitantes, mais pessoas chegarão à etapa final, tornando-se clientes.

  • Canais de tráfego orgânico

    São vários os canais de tráfego orgânico a que se pode recorrer, pelo que cada um apresenta um ponto diferenciador.

    De todos os canais de tráfego disponíveis, destacam-se o Facebook e Instagram e os sites e blogues.

    Os dois primeiros são as maiores redes sociais, onde é possível incluir links nos posts (Facebook) e na biografia (Instagram), consistindo em boas plataformas para serem partilhadas páginas de sites e blogues.

    Permite ainda uma elevada interação com os seguidores, podendo ser aproveitadas para lhes pedir sugestões e opiniões e utilizar as suas dúvidas para criação de futuras publicações.

    Por sua vez, os sites e blogues compilam informações fidedignas sobre o negócio, contactos e conteúdos planeados para os potenciais clientes.

    Criar materiais como e-books e infográficos, sendo que para lhes aceder o visitante tem de deixar o seu e-mail, é uma boa prática para avançar nas próximas etapas do funil de vendas.

Captar mais leads
O Tráfego Pago

Esta técnica implica um investimento direto, para que o site ou blog apareça em determinados espaços, com destaque. Os formatos mais habituais são os anúncios nas páginas de motores de busca como o Google, ainda que possa ser uma prática de outras plataformas. 

Como funciona o processo para fazer uso do tráfego pago?

Deve ser escolhida uma palavra-chave e é pago um valor para que o conteúdo seja adicionado ao topo da primeira página ou no início da mesma, para que a visibilidade possa aumentar. 

Vantagens
  • Flexibilidade

    O tráfego pago pode ser aplicado consoante vários modelos, que oferecem flexibilidade e possibilitam uma segmentação focada em regiões, faixas etárias, género e perfil de consumo. 

    É também possível decidir entre, no mínimo, duas metodologias: custo por clique (cost per click – CPC) e custo por mil impressões (cost per thousand impressions – CPM).

    O primeiro funciona mediante o pagamento pela quantidade de acessos ao site ou blog, através do anúncio. 

    Já o segundo, é pago mediante a quantidade de pessoas que visualizam o anúncio, quer cliquem nele ou não.

  • Maior rapidez nos resultados

    Enquanto que o tráfego orgânico ajuda a criar uma imagem positiva junto do público, ainda que demore para que surjam os resultados, o tráfego pago permite que um maior número de pessoas visualizem os anúncios assim que a campanha é partilhada, sendo mais eficaz para alavancar eventos, projetos de curta duração, formações, entre outros.

  • Maior alcance da mensagem

    Tendo em conta que o objetivo é aumentar e fortalecer a presença no meio, o tráfego pago é uma boa opção, visto que faz com que o anúncio chegue a mais pessoas, comparativamente ao tráfego orgânico.

  • Canais de tráfego pago

    Dos vários canais, destacam-se: 

    Google Ads – permite fazer leilões e disponibiliza apoio para anúncios nos resultados orgânicos

    Facebook Ads – oferece um mecanismo de alta segmentação, com vários formatos para impulsionar o número de seguidores

    Linkedin Ads – muito personalizável e relevante para quem pretende divulgar serviços, atrair tráfego pago e, sobretudo, destinado a B2B.

    Bing Ads – além de responder a pesquisas feitas no Bing, integra campanhas do Google Ads.

Aumentar o número de visitas, com tráfego pago

O investimento nesta ferramenta deverá ser planeado, com base numa estratégia de Marketing e nas prioridades, budget e nível de urgência. 

É também importante perceber onde está o público-alvo e investir esforços nesses canais de comunicação, ao invés de fazer um investimento massivo, onde o público pretendido não se encontra. Quando são criados os anúncios, deverá ser tido em conta as características de cada um desses canais. 

Mensurar o tráfego pago

Deverá haver um acompanhamento, para se certificar de que as campanhas alcançam o objetivo desejado. Para isso, é necessário definir algumas métricas, sendo que as próprias ferramentas reúnem os indicadores mais relevantes para que a estratégia aplicada seja avaliada, consoante a sua eficiência. 

A indecisão de investimento em tráfego orgânico ou pago é muito comum, para aumentar a notoriedade online, estabelecendo uma sólida relação com os clientes. 

Assim, este artigo tem como principal objetivo esclarecer o potencial de ambas as ferramentas, que se complementam para uma melhor estratégia de Marketing Digital. 

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