Tráfego orgânico vs Tráfego pago
Quando o objetivo é atrair mais visitantes para um website ou para um blog, revertendo em leads e tornando-se clientes, o tráfego orgânico e o tráfego pago são ótimos aliados. A verdade é que nem sempre é possível investir em várias opções para atrair audiência, em simultâneo, dado o orçamento disponível.
Quando se investe numa estratégia de Marketing Digital, voltada tanto para o tráfego orgânico como para o tráfego pago, há que ter em mente alguns aspetos fulcrais, como definir o objetivo a alcançar, o custo-benefício que terá, a urgência em gerar resultados e os recursos que estão disponíveis, como o orçamento.
Qualquer negócio almeja novos clientes e um aumento dos seus lucros. Para que tal aconteça, é necessário criar notoriedade para a marca, para o qual poderão ser adotadas estratégias de Marketing Digital.
Tendo em conta que, no digital, a oferta é cada vez maior e a concorrência está cada vez mais forte, não adianta tentar atrair clientes e desenvolver o seu negócio sem uma estratégia previamente definida.
A diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago
Por ser de acesso a qualquer um, um website ou um blog pode receber pessoas de vários motores de busca, redes sociais ou outros sites.
Por ser um dos motores de busca mais utilizados antes de se comprar um produto ou de contratar um serviço, o Google é um dos mais importantes para alcançar os consumidores.
No entanto, ainda são muitas as pessoas que apenas clicam nos links da primeira página (em média, 71,33% ), o que exige que o seu site seja dos primeiros a aparecer.
Existem duas opções, para que tal aconteça:
O Tráfego Orgânico
Diz respeito aos visitantes que chegam ao site ou blog espontaneamente, depois de se depararem com uma das suas páginas através do Google, por exemplo. Isto significa, portanto, que os leads não surgem de anúncios ou da compra de listas de contactos e e-mails.
O tráfego orgânico não carece de investimentos diretos por visitante ou por lead, uma vez que o conteúdo procura responder a uma questão ou um assunto de interesse do público, destacando uma palavra-chave específica, sendo que capta assim a atenção do mesmo.
Como melhorar o tráfego orgânico?
Para conseguir um bom tráfego orgânico, deve conhecer bem o seu público-alvo, produzir conteúdo de qualidade e reunir alguns fatores de otimização (SEO). Deste modo, deve construir uma persona e definir a jornada do cliente.
Após decidir os temas a abordar, poderá recorrer a um planeador de palavras-chave, como a Ubersuggest ou o Google Keyword Planner, para que possa utilizar as melhores e atrair mais tráfego.
Além disso, é fulcral aplicar boas práticas de SEO, como manter um carregamento rápido no site, com design simples e claro, aliado ao Marketing de conteúdo.
Um bom investimento é a divulgação do conteúdo, devendo ser partilhado em grupos privados, redes sociais, por meio de newsletter ou e-mail marketing.
Desenvolver parcerias com sites de referência na área de atuação, para que o site ou blog seja mencionado, é também uma boa prática.
A dinâmica de co-marketing criada permitirá aumentar a notoriedade do conteúdo produzido para o algoritmo dos mecanismos de busca, assim como captar mais visitantes diretos para o seu site ou blog.
Vantagens
O Tráfego Pago
Esta técnica implica um investimento direto, para que o site ou blog apareça em determinados espaços, com destaque. Os formatos mais habituais são os anúncios nas páginas de motores de busca como o Google, ainda que possa ser uma prática de outras plataformas.
Como funciona o processo para fazer uso do tráfego pago?
Deve ser escolhida uma palavra-chave e é pago um valor para que o conteúdo seja adicionado ao topo da primeira página ou no início da mesma, para que a visibilidade possa aumentar.
Vantagens
Aumentar o número de visitas, com tráfego pago
O investimento nesta ferramenta deverá ser planeado, com base numa estratégia de Marketing e nas prioridades, budget e nível de urgência.
É também importante perceber onde está o público-alvo e investir esforços nesses canais de comunicação, ao invés de fazer um investimento massivo, onde o público pretendido não se encontra. Quando são criados os anúncios, deverá ser tido em conta as características de cada um desses canais.
Mensurar o tráfego pago
Deverá haver um acompanhamento, para se certificar de que as campanhas alcançam o objetivo desejado. Para isso, é necessário definir algumas métricas, sendo que as próprias ferramentas reúnem os indicadores mais relevantes para que a estratégia aplicada seja avaliada, consoante a sua eficiência.
A indecisão de investimento em tráfego orgânico ou pago é muito comum, para aumentar a notoriedade online, estabelecendo uma sólida relação com os clientes.
Assim, este artigo tem como principal objetivo esclarecer o potencial de ambas as ferramentas, que se complementam para uma melhor estratégia de Marketing Digital.