O e-mail marketing apresenta-se como uma estratégia de marketing direto que estabelece a utilização do e-mail para o envio de campanhas a clientes e contactos. O objetivo desta estratégia é informar e fidelizar possíveis interessados, com o intuito de gerar vendas. Deste modo, saiba como criar e gerir um e-mail marketing eficaz.

O marketing digital apresenta-se como uma das principais formas que as empresas têm para comunicar com o público de forma direta e personalizada. O e-mail marketing surge como uma forte ferramenta do marketing digital, revelando-se uma estratégia eficaz quando criado e gerido de forma correta.

O e-mail marketing define-se pela estratégia de envio de e-mail para uma base de dados criada pela empresa, a fim de estabelecer uma comunicação com possíveis clientes. A grande vantagem do e-mail marketing em comparação com outras estratégias de marketing é que é totalmente automatizável. Existem plataformas online que permitem realizar o seu e-mail marketing e estratégias que deve ter em consideração para melhorar a eficácia das suas campanhas.

Plataformas para a sua campanha de e-mail marketing

Antes de iniciar a sua campanha, precisa de escolher a ferramenta de e-mail marketing que vai usar. Neste processo, é necessário verificar se a plataforma é capaz de realizar um conjunto de ações, como por exemplo, realizar uma segmentação preditiva, utilizar campos personalizáveis, editar os templates disponíveis, entre outros. 

Tanto o Mailchimp como o Sendinblue são plataformas de e-mail marketing bastante conhecidas que permitem a criação e o envio de campanhas personalizadas de e-mail para a sua base de dados. Ambas as plataformas disponibilizam recursos avançados, como modelos de personalização, a possibilidade de integração com outras plataformas, ferramentas de automação e análises de desempenho detalhadas. Além disso, estas plataformas são intuitivas e adequadas para todo o tipo de empresas.

Estratégias para um e-mail marketing eficaz

De forma a criar uma campanha de e-mail marketing de forma eficaz e efetiva, precisa de ter atenção a um conjunto de estratégias. Confira as seguintes:

Defina o seu objetivo

Depois de definir a plataforma que vai utilizar, deve refletir sobre quais os objetivos que pretende atingir com a campanha. Quer promover um produto ou um serviço novo? Quer aumentar o tráfego do seu site? Quer potenciar as vendas?

 Assim, será mais fácil conceber conteúdo focado e direcionado às necessidades da empresa, de forma a atingir os objetivos pretendidos. 

Segmente o seu público

É importante que conheça o seu público-alvo e saiba quais as suas necessidades. Segmente a sua lista de e-mails através de dados, como o sexo, a idade, a localização e os interesses, de forma a criar campanhas personalizadas e relevantes. 

Email Marketing
Crie conteúdo atraente

Em primeiro lugar, o título é o primeiro impacto da campanha, é a primeira coisa que os clientes ou leads vão ler. Use palavras-chave que sejam relevantes para o conteúdo do e-mail e que sintetizem o objetivo da campanha. 

Posteriormente, o corpo do texto, é fundamental que seja relevante para o sucesso da sua campanha de e-mail marketing. Certifique-se de que o conteúdo que vai partilhar é interessante, informativo e que vai deixar as pessoas com vontade de visitar o seu site. 

Utilize imagens e gráficos e aposte numa linguagem adequada ao seu público-alvo, cativante, simples e pessoal. 

Utilize um design que seja prático e responsivo 

O design tem um papel fundamental na campanha de e-mail marketing, revelando ser uma importante estratégia de comunicação. É através do design que conseguimos chamar a atenção e reter a atenção do público, destacando as qualidades do nosso produto ou serviço.

Certifique-se que o design é responsivo, isto é, que se adapta a diferentes tamanhos de tela e que é de fácil navegação.

Destaque o seu call to action

O call to action (chamada para atenção) é o botão que direciona o leitor para o link que pretende que ele seja direcionado e, por isso, deve estar bem posicionado e visível. Algumas dicas:

– Mantenha a sua chamada de atenção na parte superior do e-mail

– Utilize cores contrastantes que destaquem o botão

– Crie uma sensação de urgência, em caso de promoções ou edições limitadas.

Monitorize os seus resultados 

Por fim, monitorize os resultados alcançados com a sua campanha de e-mail marketing. Através da análise de resultados, vai conseguir compreender a eficácia da sua campanha e vai conseguir perceber em que aspetos pode melhorar.

 

Em conclusão, o e-mail marketing apresenta-se como uma forte estratégia para gerar leads e aumentar as conversões de vendas. Para criar e gerir uma campanha de e-mail marketing, é importante definir o seu objetivo, segmentar o seu público, criar conteúdo e um título atraente, utilizar um design responsivo e criar botões de chamada de atenção. A monitorização dos resultados alcançados com a campanha é fundamental para avaliar a eficácia desta estratégia e para identificar potenciais melhorias. 

Partilhe este artigo: