Crie um calendário de conteúdo e melhore a produção de conteúdo da sua empresa

Calendário de Conteúdo

Crie um calendário de conteúdo e melhore a produção de conteúdo da sua empresa

A criação de um calendário de conteúdo irá ajudá-lo a planear previamente todas as suas publicações e, por sua vez, a aumentar a sua qualidade e melhorar a sua produção. Toda a criação de valor para o cliente irá fidelizá-lo e fará a sua empresa destacar-se de toda a sua concorrência.

A entrada das empresas nas redes sociais tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos, dessa forma é necessário que aproveite todas as ferramentas que tem ao seu alcance para aumentar a qualidade do seu conteúdo e se destacar no seu mercado. A criação de um calendário de conteúdo irá melhorar a produção de conteúdo da sua empresa e dar-lhe-á um grande avanço em relação à sua concorrência.

A criação de um calendário de conteúdo irá trazer-lhe consideráveis vantagens ao seu negócio: economização de tempo, mais organização, criação de conteúdo relevante, consistência nas publicações e, por fim, trará credibilidade à sua marca. Dessa forma, poderá ter uma abordagem estratégica sem necessidade de criar conteúdo superficial em cima do dia da publicação o que o fará tirar maior proveito destas.

O que é um calendário de conteúdo?

O calendário de conteúdo é uma das ferramentas mais importantes no Marketing Digital consiste, como o nome indica, num cronograma no qual estão presentes todos os conteúdos que serão publicados nas suas redes sociais ao longo do mês.

Apesar de ser um grande apoio para que melhore substancialmente o seu conteúdo é necessário ter em conta que, o que aumentará o brand awareness da sua empresa será a sua qualidade, isto é, que seja relevante para o consumidor e que lhe traga valor.

Como criar um calendário de conteúdo?

Faça uma auditoria às suas redes sociais

Estude todos os conteúdos publicados anteriormente e conclua em quais deve investir e em quais deve melhorar.

Escolha um formato para criar o seu calendário

O cronograma de conteúdo pode ser criado em qualquer aplicação de calendário como por exemplo, Google Calendar ou até mesmo no excel para que seja mais simples e detalhado. Assim poderá colocar os copies, observações e imagens que pretende publicar diariamente.

Escolha as redes sociais nas quais irá publicar

Faça as suas publicações em todas as redes sociais nas quais o seu negócio está presente, por exemplo, Facebook, Instagram, LinkedIn.

Planeie as suas publicações de forma consistente

Defina um número de publicações que pretende publicar por semana, distribua o conteúdo de forma organizada.

Estude a sua concorrência

Estude a sua concorrência direta, a frequência dos seus posts, assim como o conteúdo que publica e em qual conteúdo há maior engagement por parte dos seus clientes. No entanto nunca os copies, usa-os apenas como inspiração para a criação do seu conteúdo.

Faça ajustes ao seu calendário mensalmente

De acordo com os resultados que recebeu no mês anterior faça as alterações necessárias, ou seja, invista nas publicações com maior interação, maior número de gostos, comentários, partilhas dos seus seguidores. Para que possa tirar maior proveito de todas as suas publicações nas suas redes.


Qual a importância da criação de um calendário de conteúdo?

A criação de um calendário de conteúdo irá não só otimizar tempo, como também irá proporcionar à sua empresa uma maior organização visto que a geração de conteúdo é feita por diferentes colaboradores da empresa tais como marketeers, fotógrafos, designers, gestores, etc.

5 motivos do uso do Calendário de Conteúdo
  • Organização e estratégia do conteúdo: Quando cria um Calendário de Conteúdo está a forçar-se a criar um hábito de planeamento antecipado de todas as suas publicações o que irá ajudá-lo a pensar estrategicamente e a aprimorar o foco da sua empresa. Dessa forma, o conteúdo das suas publicações será muito melhor, terá objetivos específicos e criará valor para o seu cliente o que levará a um aumento do engagement das suas publicações.
  • Facilita o Brainstorming: Quando apenas se foca num objetivo, neste caso, a criação de um Calendário de Conteúdo e organiza os seus tópicos de conteúdo com a sua equipa, há grandes chances de que alguns tenham um aumento de criatividade e que acabem com uma infinidade de novas ideias. Isso o ajudará a selecionar tópicos melhores e reservar alguns para uso posterior.
  • Consistência nas publicações: A consistência é a chave para a efetividade de qualquer estratégia nas redes sociais.
    A criação atempada de publicações ajuda a ter uma maior consistência, visto que, as publicações serão criadas mensalmente, trimestralmente, o que permite dar aos criadores uma melhor perspetiva da distribuição das publicações. Isto permite prevenir o desinteresse ou cansaço por parte do cliente, tanto por haver poucas publicações como por existir um número de publicações excessivo.
  • Maior Visibilidade e Organização entre departamentos: Para que uma empresa seja bem sucedida é necessário que todos os departamentos estejam em sintonia e que trabalhem juntos como uma equipa. Ter um documento com todo o conteúdo, neste caso o Calendário de Conteúdo, irá facilitar a troca de ideias e dicas de alteração ou melhoria de publicações entre as diferentes áreas da sua empresa. Além disso, os diretores, sem perder muito tempo, podem dar uma revisão rápida e concluir se se encontra tudo de acordo com o plano geral de marketing. Essa transparência é essencial para aprimorar sua estratégia de conteúdo e melhorar a comunicação entre as equipes.
  • Facilita o estudo da performance do seu conteúdo: Medir a eficácia do seu conteúdo e dos esforços gerais de marketing é muito importante para que haja uma evolução no seu conteúdo. Com a monitorização e análise do engajamento e do feedback do seu público, irá obter informações valiosas sobre suas preferências, e poderá aplicar posteriormente no seu conteúdo.

Ao haver um calendário de conteúdo torna-se mais simples o estudo e retificação das publicações que não tiveram tanto engajamento visto que todas se encontram num só documento.