O que é o Brand Awareness?

Também conhecido como “consciência de marca”, Brand Awareness mede o reconhecimento de uma marca pelos consumidores. Descubra como construir esse reconhecimento e a importância de estratégias de branding para uma marca.

Brand Awareness é uma métrica utilizada por profissionais de marketing, que representa o quanto e como uma marca é reconhecida pelos seus clientes. Desta forma, possibilita analisar como as marcas são associadas aos produtos que vendem.

Brand awareness está diretamente ligado ao branding. O diferencial de uma marca é essencial para que não passe despercebida pelo público e, por isso, deve-se trabalhar o universo da marca. Quanto maior a consciência de marca, mais valor percebido terá no mercado e menos terá que depender de fatores como preço, características técnicas e conveniência.

O que é Brand Awareness?

Brand awareness é uma estratégia de marketing que possibilita o cultivo de reconhecimento e popularidade de uma marca num determinado público-alvo. Este conceito também funciona como métrica, de forma a entender quão presente está na vida dos consumidores e quanto os clientes se identificam com os valores, missão, personalidade e produtos da empresa.

Existem marcas que se tornaram referência no mercado, ao ponto de tornarem-se sinónimo do produto que vendem, ou seja, a marca surge imediatamente no pensamento do cliente, quando este pensa em comprar esse produto. Isso trata-se de brand awareness, ou consciência de marca, métrica que identifica a forma como uma marca é reconhecida, de modo a criar estratégias de marketing e publicidade que tragam notoriedade e fortalecimento da imagem junto a consumidores. Ao contar com essa estratégia de marketing passam a ser percebidas de forma positiva pelos consumidores e ganham diferencial competitivo.

Qual a importância de brand awareness?

Trabalhar brand awareness é essencial para fortalecer o nome e reconhecimento de uma marca, o que tem um papel fundamental no aumento do seu alcance e do volume de vendas.

É importante salientar que quando uma marca investe em brand awareness, tem pela frente um trajeto longo e contínuo, mas com apenas um objetivo fixo, estar no topo das escolhas do consumidor. Esse reconhecimento, não só traz confiança para os consumidores comprarem produtos de uma marca que é associada a qualidade e a credibilidade, tal como diminui a dependência de outros fatores que suportam a decisão de compra, tal como o preço, reviews, experiências passadas, custo benefício, entre outros.

Quando uma marca consegue criar confiança e ter uma imagem positiva no pensamento do cliente, o desenvolvimento de estratégias de branding e publicidade tornam-se mais simples pelo facto do cliente tornar-se mais recetivo à comunicação da marca. Desta forma, o reconhecimento por parte do cliente é utilizado para criar campanhas que cimentam o nome da marca.

Como construir o brand awareness da sua empresa?

Desenvolver brand awareness é uma tarefa levada a cabo pela gestão da marca (branding) que tem como objetivo: ganhar notoriedade, diferenciar a marca e criar uma boa perceção da marca. De modo a construir consciência de marca, é fundamental implementar estratégias de comunicação com a audiência ideal. Seguidamente, divulgamos algumas estratégias que têm a finalidade de criar valor para uma empresa.

  • Desenvolver uma identidade visual única

    Uma marca sem identidade terá bastantes dificuldades em sobressair no mercado. Logo, é fundamental criar estratégias que façam a sua empresa destacar-se dos concorrentes, de modo a ser reconhecida. 

    Identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto ou serviço da empresa. As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua missão. 

  • Trabalhar o posicionamento

    O posicionamento de uma empresa é o lugar que essa marca ocupa na mente do público-alvo. O principal objetivo desta vertente é chegar ao estatuto top of mind (topo da mente) do seu público, por outras palavras, estar no topo de determinado segmento de mercado.

    Para atingir esta posição, a marca necessita de distinguir-se no mercado competitivo, sendo o seu posicionamento o componente fundamental para atingir esse estatuto. No entanto, trabalhar a área de branding é um processo contínuo, onde as vantagens únicas que a marca oferece, necessitam de ser relevantes para o público que pretende impactar.

    Para que uma marca tenha um posicionamento de sucesso, é fundamental identificar: qual é o público alvo; o que é que o seu produto proporciona ao cliente; o posicionamento atual da marca; identificar o que torna a marca única; como é que a marca deve ser reconhecida.

  • Utilizar digital influencers

    O poder dos influencers provém do facto de já possuírem uma audiência fidelizada e deste modo qualquer produto ou serviço que promovam irá suscitar curiosidade nos seus seguidores que estão sempre atentos aos conteúdos que os influencers fazem nas suas páginas. Posteriormente, esses seguidores podem vir a adquirir esse produto ou serviço e isso vai traduzir-se num aumento de vendas para a empresa.

  • Investir em Marketing de Conteúdo

    Uma forma bastante eficaz de comunicar diretamente com o público e fortalecer esse relacionamento é através da criação de conteúdo, neste caso, para o meio digital. Existem alguns tipos de conteúdo que pode optar por criar, tais como: produção de conteúdo para redes sociais e blog, SEO, podcasts, concursos nas redes sociais, entre outros.

    A produção de conteúdo relevante para o cliente atua em prol da brand awareness ao ser partilhado pelo público, de forma a expandir o alcance e credibilidade da empresa.

  • Investir em Marketing de Conteúdo

    Uma forma bastante eficaz de comunicar diretamente com o público e fortalecer esse relacionamento é através da criação de conteúdo, neste caso, para o meio digital. Existem alguns tipos de conteúdo que pode optar por criar, tais como: produção de conteúdo para redes sociais e blog, SEO, podcasts, concursos nas redes sociais, entre outros.

    A produção de conteúdo relevante para o cliente atua em prol da brand awareness ao ser partilhado pelo público, de forma a expandir o alcance e credibilidade da empresa.

  • Implementar Marketing de Referência

    Esta estratégia é quando os seus clientes recomendam os produtos ou serviços para outras pessoas. O marketing boca-a-boca, como também é conhecido, costuma acontecer de forma orgânica. No entanto, as chances de se beneficiar com ele são maiores quando a empresa influencia no processo. O sistema de pontos e referral codes em lojas online são exemplos de marketing de referência. Esta estratégia ajuda a aumentar o brand awareness através do boca-a-boca, sendo extremamente motivador para o cliente continuar a consumir um produto.

Como avaliar o desempenho das estratégias de brand awareness?

Brand Awareness, enquanto indicador, não pode ser medido precisamente por ferramentas de análise de dados. No entanto, existem maneiras de analisar se as suas estratégias brand awareness estão a cumprir os objetivos estipulados.

Começamos pelo engagement online, a forma como a marca se relaciona com o consumidor em diferentes pontos de contacto é exatamente o foco desta alternativa. De forma a entender a presença que uma marca tem no mundo online é necessário ter atenção a alguns indicadores como o número de likes, partilhas, comentários, visualizações da página e impressões. Por outro lado, também existem outros fatores, não numéricos, tal como identificar o que está a ser falado sobre a marca através de ferramentas como Google Alerts, e analisar quais os conteúdos que têm maior impacto no aumento de brand awareness.

Outro fator determinante no crescimento de consciência de marca, é o volume de vendas. Como foi referido anteriormente, o crescimento das vendas é um dos benefícios adquiridos através da implementação de estratégias de brand awareness. Assim sendo, este aumento também reflete que os esforços efetuados para construir consciência e identidade da marca estão a dar frutos.

No entanto, este não é o ponto final da sua jornada. Enquanto as vendas encontram-se numa fase ascendente, é importante explorar a área de email marketing com o objetivo de fidelizar os seus clientes. Técnicas como incentivar a subscrição de newsletters, envio de emails promocionais e programas de fidelização, são fundamentais para o crescimento contínuo da brand awareness de uma marca.

Concluindo, brand awareness é um indicador utilizado em marketing, que representa o quanto e como uma marca é reconhecida pelos seus clientes, o que possibilita analisar como as marcas são associadas aos produtos que vendem.

Esta estratégia é possivelmente a mais importante no que toca ao crescimento de uma marca e, ao ser corretamente trabalhada e aplicada, garante que uma empresa ganhe notoriedade, reconhecimento e credibilidade.

Construir brand awareness não é trabalho leve, no entanto, existem algumas estratégias de branding que o ajudam a atingir este objetivo. Esperamos que tenha entendido o que é brand awareness e a sua importância para o crescimento de empresas. Caso tenha ficado com alguma dúvida relativamente a esta temática, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar. (link interno para os serviços)

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