O que é o Content Scoring?

É fundamental entender o que é o content scoring para atrair o público ao máximo.

Algumas empresas, questionam-se sobre métodos mais eficientes para melhorar as suas estratégias e gerar mais impacto na audiência. Tendo como objetivo alcançar e potencializar resultados. Desta forma, o Content Scoring surge como uma peça-chave para a criação de conteúdos ser mais assertiva.

Todos os dias, os consumidores exigem cada vez mais das empresas. O mercado está em constante modificação e gradualmente mais exigente. Por isso, é importante estar sempre atento a novos métodos, tendências e estratégias para ter sucesso neste mundo. É aqui que surge a importância do Content Scoring, até porque, a gestão do conteúdo é crucial para o bom funcionamento de uma estratégia de Marketing.

Quando a empresa tem presença no digital é necessário saber qual o conteúdo que gera mais ou menos alcance, e de que forma. Os conteúdos devem ser sempre diferentes e conter características diferentes também, até porque, torna-se mais fácil identificar se está a funcionar ou não.

O que é o Content Scoring?

O Content Scoring é o nome que se dá ao processo de classificar a qualidade e as oportunidades de sucesso dos conteúdos produzidos por uma equipa de Marketing de uma empresa. Através das métricas é possível direcionar melhor as suas estratégias, de modo a conseguir mais impacto na audiência, potencializando assim os seus resultados.

O objetivo é, a longo prazo, identificar com mais facilidade quais são os melhores formatos e estratégias para estabelecer um relacionamento com o público-alvo. Portanto, esse tipo de análise é importante para atingir os resultados desejados. Sendo assim, após a análise dos resultados, aqueles conteúdos que geram menor interação com o público-alvo, serão adaptados, e os que geram a interação esperada serão aprimorados para que possam gerar melhores resultados. 

Quais os benefícios do Content Scoring?

Um dos grandes aliados do Marketing Digital são as métricas. As métricas dos conteúdos publicados devem ser analisadas constantemente, isto porque, a interação com o público pode variar. Desta forma, deve haver um bom acompanhamento de resultados.

O Content Scoring fornece insights, ou seja autoconhecimento, para as estratégias da empresa. Assim, os textos, os vídeos, as imagens ou qualquer que seja o material escolhido têm o propósito de impactar o utilizador.

Com tanta concorrência é importante diferenciar-se das outras marcas com conteúdos de qualidade. O Content Scoring dá-lhe uma noção mais profunda de como está o desempenho do conteúdo e permite utilizar os insights obtidos com o objetivo de criar conteúdo semelhante de alta qualidade.

Quanto mais informações sobre o que funciona e o que não funciona, maiores serão as chances de produzir um material de qualidade. Sendo assim, observa-se que, o conteúdo de qualidade não é necessariamente o com mais caracteres, imagens ou GIFS, mas sim o que melhor interage com o público-alvo.

Criar um bom conteúdo pode torná-lo numa referência no mercado e um exemplo a seguir. Quando o conteúdo atinge um alto nível de qualidade, a tendência é que mais utilizadores sejam impactados por ele. E o resultado final que pretendemos é o aumento na fidelização de clientes. 

5 passos fundamentais para medir a eficácia dos seus conteúdos

Um dos efeitos de uma boa gestão de conteúdo é a qualidade. Normalmente, um conteúdo relevante tem que ter novidade ou utilidade, ou seja, tem que transmitir algum conhecimento, contar algo inédito ou ensinar alguma coisa útil e prática. O Content Scoring pode potencializar a produção de conteúdos para os profissionais de marketing mas, para isso, é importante definir critérios que são fundamentais para medir a eficácia dos seus conteúdos.

1. Conhecer o público-alvo

É fundamental entender o que o consumidor procura para, assim, direcionar a produção de conteúdo. Até porque, além da qualidade do que é produzido, é preciso pensar no interesse e na relevância para quem vai ler. Conhecer o público-alvo é essencial e indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

2. Definir a equipa

É importante definir a equipa até porque são estes que vão definir quais são os critérios para determinar a qualidade e eficiência de um conteúdo. Isto porque, não adianta ter métricas que analisam os resultados dos conteúdos se não têm uma equipa que compreenda e trabalhe as métricas. Logo, trabalhar essas métricas é tão importante quanto interpretá-las.

3. Estabelecer critérios de avaliação

Os critérios de avaliação são utilizados para saber o que é relevante para definir as métricas, para analisar e monitorizar os conteúdos. É um trabalho constante e que deve ser realizado com uma certa periodicidade para encontrar as melhorias necessárias.

Exemplos concretos desses critérios são, por exemplo, a identificação do tempo médio de um utilizador na página ou a percentagem de scroll. Se a estratégia incluir vídeos, é preciso mensurar o total de visualizações ou quanto tempo o utilizador teve assistir o vídeo.

4. Análise os conteúdos

Depois de conhecer o público-alvo, já com a equipa estabelecida e com os critérios definidos, é importante analisar os conteúdos. Este processo deve ser constante e deve ser realizado com frequência para encontrar melhorias necessárias e também, evitar que os seus conteúdos fiquem com o Content Scoring baixo.

5. Criar conteúdo de qualidade

Produzir conteúdos de qualidade vai fazer com que a sua marca se destaque da concorrência. A principal finalidade deste mecanismo é aumentar o nível de qualidade dos seus conteúdos, avaliar os relatórios e as métricas. Assim, definir quais são as melhorias necessárias para os próximos conteúdos produzidos.

Que ferramentas utilizar para medir os resultados?

Não é possível fazer toda a gestão do conteúdo sem usar as ferramentas adequadas. Se quiser obter dados mais amplos, preparamos uma lista de ferramentas de análise que podem ser úteis para medir a eficácia da sua estratégia.

  • Moz

    Trata-se de uma plataforma completa que permite analisar o desempenho do website. Com uma seleção relevante de funcionalidades, os sites e as páginas podem ser melhorados e analisados a partir de uma seleção de detalhes de desempenho.

  • SEMRush

    É um sistema de análise à estratégia de SEO do website. Com esta ferramenta, é possível fazer pesquisas estratégicas de uma campanha de marketing e ter dados que possibilitam potencializar conteúdos e até mesmo automatizar processos, como publicações agendadas nas redes sociais. Avalia o uso de palavras-chave, backlinks e faz a análise da concorrência.

  • Google Search Console

    Um recurso gratuito do Google que permite explorar os seus resultados. A ferramenta exibe relatórios disponíveis, no qual fica mais fácil verificar os erros nas redes sociais.

  • Google Analytics

    O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados online do Google que, a partir da instalação de um código nas páginas do seu website, recolhe informações dos utilizadores e transforma-as em relatórios. É uma excelente ferramenta para entender melhor o seu público e avaliar os resultados de marketing, sendo uma das ferramentas principais de uma estratégia. 

Se tem uma estratégia que não está a obter resultados, o Content Scoring vai ajudá-lo a analisar completamente o seu conteúdo antes de publicar. Para garantir que o conteúdo oferecido pela sua empresa seja atrativo para a audiência, este é um excelente aliado. Sem a divulgação adequada, um material de muita qualidade pode ser desperdiçado.

Esperamos que tenha ficado elucidado acerca do papel fundamental do Content Scoring nas empresas e que pode ter no crescimento do negócio da empresa. Caso não tenha ficado esclarecido e considere que necessita de ajuda, a Blue Bolt tem profissionais qualificados nesta área que o poderão ajudar.