O conteúdo interativo é uma excelente forma de conseguir diferenciar-se no turbilhão que é a Internet, através de conteúdos mais dinâmicos e personalizáveis. Neste artigo apresentamos os principais tipos de conteúdo interativo que pode adicionar à sua estratégia de marketing digital.

Atualmente as marcas estão focadas na experiência do consumidor e em que estes convivam ativamente, através da sua interação com os conteúdos partilhados. Existem várias dicas de conteúdo para as redes sociais, de forma a ganhar destaque e a criar uma relação com o público. 

No entanto, os conteúdos interativos, são ideais para uma estratégia mais abrangente. São também sinónimo de engajamento da audiência e ganharam bastante atenção por parte dos consumidores, uma vez que permitem que estes sejam ativos com a marca, de forma mais divertida. Por outro lado, também despertaram muito interesse nos negócios, pois incentivam a participação do seu público e permitem entender se as pessoas ‘consumiram’ realmente o seu conteúdo.

O que é o conteúdo interativo?

Com a transformação digital, a relação entre as marcas e os seus públicos foi-se alterando – agora as pessoas podem e querem interagir com os conteúdos das marcas que seguem. 

Com os conteúdos interativos, os negócios ganham a possibilidade de aumentar a sua atração, uma vez que este tipo de conteúdo é diferenciado, o que permite um maior destaque no meio de tanta informação na internet. Este tipo de conteúdo proporciona uma experiência mais estimulante, aumenta o engajamento e oferece uma experiência mais divertida para o público.

Mas sabe quais são os principais tipos de conteúdos interativos? 

Os 8 principais tipos de conteúdos interativos

Utilizar o conteúdo interativo para aumentar os seus resultados é uma estratégia simples, apenas deve ter em conta o perfil do seu público e pensar em soluções que o eduquem e lhe agreguem valor. 

Assim, deixamos aqui os 8 principais tipos de conteúdos interativos para que possa desenvolver uma estratégia de interação incrível para o seu público.

  • Quiz

Este tipo de conteúdo é ideal para aumentar as partilhas e descobrir dados relevantes sobre o seu público, tanto através de uma interação mais informal como formal – tudo vai depender da ocasião e de como se comunica com a sua audiência.

Assim, ao utilizar os quizzes, aproveite a oportunidade para fazer as perguntas certas para conseguir informações essenciais que vão ajudar o seu negócio.

  • Infográfico

Os infográficos já são bastante utilizados em estratégias de marketing. Ao adicionar algum elemento de interatividade, vai permitir que o seu público possa experimentar este conteúdo de forma única.

  • Vídeo

Os vídeos interativos permitem que a pessoa explore situações onde existem múltiplas opções e  faça escolhas de forma a alterar, por exemplo, o final do vídeo.

  • Calculadora

As calculadoras, por muito simples que sejam, são incríveis e o público gosta bastante delas, por um motivo óbvio: dão resposta a um problema.  Basta os utilizadores colocarem os dados pedidos e ela apresenta o resultado. A Hubspot, por exemplo, tem algumas calculadoras, que permitem calcular o retorno sobre o investimento. Assim, agregam valor mas também têm a capacidade de fortalecer a autoridade da marca.

  • Landing Page

As Landing Pages são ferramentas fundamentais para recolher informações relevantes sobre o público do negócio, dando algo em troca ao utilizador. 

Com as landing pages interativas, pode introduzir questionários inteligentes, testemunhos ou outros recursos apelativos à atenção dos utilizadores.

  • Palavras-Cruzadas

Pode utilizar este tipo de conteúdo para testar os conhecimentos da sua audiência, com destaque nos temas que pretende abordar, através de um material que possa ser partilhado.

  • Folha de Cálculo

As folhas de cálculo são materiais interativos que agregam valor, aumentando assim a autoridade da marca. Para além disto, são sinónimo de solução e facilidade.

Aproveite o seu expertise e crie este tipo de conteúdo que solucione os problemas da sua persona.

  • Mapa Interativo

Estes mapas funcionam de forma semelhante ao Google Maps. Podem ser utilizados para fortalecer a experiência de um lugar físico, pois permite orientar as pessoas que não conhecem o lugar.

Nos mapas interativos pode inserir notas e informações relevantes, de forma a melhorar a experiência do seu público.

Produzir conteúdos interativos vai-lhe permitir reter a atenção do seu público e proporcionar-lhes uma experiência única, através de conteúdo diferenciado. Comece a testar e fique atento aos formatos que geram melhores resultados ao seu negócio.

Se após a leitura deste artigo, necessitar de alguma ajuda, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados que o poderão ajudar.

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