Dicas de Conteúdo para as Redes Sociais

Fique com algumas dicas de conteúdo para as redes sociais para ter uma página com notoriedade e crescimento.

Para destacar nas redes sociais, não há melhor forma do que criar conteúdo relevante, de forma a estabelecer um relacionamento com o público. Para isso partilhamos algumas dicas de conteúdo para as redes sociais, que serão úteis para crescer nas plataformas digitais.

Conquistar likes e seguidores nas redes sociais pode parecer fácil e aliciante. Porém, este é o resultado da produção de conteúdo e da relação com o público. Isso requer ter noção de como podemos transmitir a nossa mensagem da melhor forma. Sugerimos algumas dicas de conteúdo para as redes sociais, as quais podem ser aplicadas e adaptadas a qualquer plataforma online.

As redes sociais são importantes porque, mais do que nunca, permitem-nos dar a conhecer a nossa ideia, marca ou negócio, de forma democrática e acessível. De acordo com o The Global State of Digital em 2019, cerca de 7 milhões de portugueses usam ativamente as redes sociais e passam cerca de 2 horas por dia conectados. Por isso, Facebook, Instagram, TikTok, Youtube e Twitter são meios indispensáveis para a criação e promoção de conteúdo.

O que deve ter em conta ao criar conteúdo

Independentemente da rede social em questão, o objetivo é sempre construir um bom relacionamento com os seguidores. Desta forma, investir na criação de conteúdo é em poucas palavras, a melhor forma para crescer e ganhar notoriedade.

Para criar conteúdo para redes sociais de forma bem sucedida há fatores que devemos ter em consideração. O 1º passo é estudar a plataforma em que pretende apostar. Assim, vai certamente perceber que nas diferentes plataformas existem diferentes públicos. Logo, a comunicação que irá desenvolver deve-se alinhar à plataforma que escolher e ao público para quem tenciona comunicar.

O 2º fator está relacionado com o conhecimento que tem do teu público. Quanto melhor conhecer os seus seguidores, os seus hábitos e preferências, melhor será a relação que terá com eles.

Em 3º e não menos importante, responder à pergunta “o que me diferencia da concorrência?”. Pesquisar o mercado, tentar saber o que está a ser feito e fazer diferente. É bom ter referências e inspirações, mas não nos podemos basear na fórmula de uma outra marca. Afinal não há nenhuma fórmula perfeita para as redes sociais, pois a réplica de conteúdos pode não ter os mesmos resultados nas suas redes sociais.

Tipos de Conteúdos para as Redes Sociais

Na falta de criatividade ou incapacidade de saber como comunicar com o público, é importante ter consciência que existem várias formas para criar conteúdo. E que no fundo todos os elementos comunicam, quer seja a imagem como o texto que acompanha a imagem (copy). Desta maneira, é importante manter uma ligação entre os elementos.

  • Vídeos

    Está comprovado que o vídeo é a forma mais eficaz de transmitir uma mensagem. Vídeos são visualmente mais atrativos, geram mais interação e são mais facilmente digeridos pelo público, em comparação com conteúdo de texto.

    Como prova, de acordo com a Hubspot 97% dos profissionais de marketing afirmam que o vídeo ajuda a que os consumidores percebam mais acerca dos produtos comercializados.

  • Datas comemorativas

    O calendário pode ser o melhor amigo da sua criatividade. Aliar as datas comemorativas ao teu negócio é uma ótima dica. Ao falarmos de datas comemorativas, falamos não só de feriados, como de dias que não são tão conhecidos, como por exemplo “o dia da preguiça”. É uma boa oportunidade de usar o humor ou até a responsabilidade social.

Banner para a gestão de redes sociais
  • Posts Interativos

    Posts interativos ajudam a que o público crie uma relação com a sua marca. Através do seu conteúdo pode fazer perguntas, pedir opiniões, memes, gifs, entre outros. Quanto mais dinâmico e interativo for o conteúdo, mais interesse as pessoas terão em participar nele. As pessoas gostam de sentir que fazem parte de algo e que a sua opinião conta.

    A interação é uma forma eficaz de dialogar com o seu público. Ao perceberem que a comunicação é bilateral, as pessoas facilmente irão sentir-se mais à vontade para comunicar consigo. É por essa razão que a interação é uma ação que poderá ajudar a perceber que tipo de conteúdo o seu público mais adere e interage.

  • Novos Produtos

    Aproveita para falar sobre as novidades da sua marca ou de um produto. E com isto não é apenas mostrar o produto, mas falar sobre ele. Quais são as principais caraterísticas, qual é a inovação ou a necessidade que pretende colmatar. Informe e eduque o seu público.

    Um grande erro que muitas marcas cometem nas redes sociais é de publicar somente o produto, e não conteúdo que fale sobre ele, e que acrescenta valor. Assim sendo, ao acrescentar valor está a comunicar ao público sobre o porquê do produto ou da marca ser uma mais valia para o cliente, com a sua aquisição.

  • Falar sobre as tendências do mercado

    Mencionar as novidades ou tendências do mercado é mostrar que estás atualizado. A tua opinião sobre um tema atual cria notoriedade ao seu conteúdo. Com o tempo, as pessoas poderão até perguntar a tua opinião sobre futuros eventos ou notícias.

  • Partilhar testemunhos reais

    A melhor publicidade é um cliente ou um seguidor satisfeito. Não fosse o boca a boca a melhor forma de crescer. Por outras palavras, se as pessoas sentirem-se satisfeitas com o seu conteúdo elas irão partilhar, comentar ou mandar mensagens positivas.

    Deste modo, irá transmitir confiança e segurança aos restantes seguidores. As pessoas tendem a partilhar e a comentar mais, se sentirem que mais pessoas o fazem.

  • Humanizar a marca

    As pessoas não criam ligação com produtos, mas com quem está por detrás deles e como os mesmos as fazem sentir. Por isso, falar sobre quem está por detrás, o dia-a-dia entre outros faz parte do processo de humanização da marca. O conteúdo é uma ponte para criar a relação entre o produto e o teu público.

    As redes sociais são uma montra para os seus produtos e para a sua marca, mas continua a ter uma componente “social”. Saber usar a plataforma da forma como os seus clientes usam a plataforma é essencial.

  • Os melhores momentos devem ser comemorados

    Celebra uma conquista com a sua comunidade. Temos a tendência a achar presunçoso comemorar as nossas vitórias. Mas porque não compartilhá-las com quem ajudou-nos a alcançá-las?

    Os clientes que o acompanham torcem pelo seu crescimento, e quanto mais próximos de si estão, mais vibram com as suas conquistas. Quer seja uma nova meta alcançada, objetivos cumpridos ou a realização de um sonho, tornar isso público ajuda a criar uma relação com quem o segue.

Agora que sabe algumas dicas para a criação de conteúdo, não tenha desculpas para não ter a página sempre atualizada. Com tempo e com vários testes é que saberá se determinado conteúdo vai ou não ao encontro dos seus objetivos e expectativas. As métricas não mentem. As mesmas irão dizer se está a apostar nos elementos certos ou se deve investir em outros tipos de conteúdo. Por isso, estar atento ao feedback do público é uma peça importante para a comunicação.

A capacidade de nos adaptarmos, estar atento às tendências, conhecer o público e ser consistente na produção de conteúdo são fatores que devemos ter em consideração. E por fim, ter cautela ao publicar assuntos polêmicos, principalmente quando não temos informação suficiente para falar sobre eles.