Dicas de Conteúdo para as Redes Sociais
Dicas de Conteúdo para as Redes Sociais

Para destacar nas redes sociais, não há melhor forma do que criar conteúdo relevante, de forma a estabelecer um relacionamento com o público. Para isso partilhamos algumas dicas de conteúdo para as redes sociais, que serão úteis para crescer nas plataformas digitais.
Conquistar likes e seguidores nas redes sociais pode parecer fácil e aliciante. Porém, este é o resultado da produção de conteúdo e da relação com o público. Isso requer ter noção de como podemos transmitir a nossa mensagem da melhor forma. Sugerimos algumas dicas de conteúdo para as redes sociais, as quais podem ser aplicadas e adaptadas a qualquer plataforma online.
As redes sociais são importantes porque, mais do que nunca, permitem-nos dar a conhecer a nossa ideia, marca ou negócio, de forma democrática e acessível. De acordo com o The Global State of Digital em 2019, cerca de 7 milhões de portugueses usam ativamente as redes sociais e passam cerca de 2 horas por dia conectados. Por isso, Facebook, Instagram, TikTok, Youtube e Twitter são meios indispensáveis para a criação e promoção de conteúdo.
O que deve ter em conta ao criar conteúdo
Independentemente da rede social em questão, o objetivo é sempre construir um bom relacionamento com os seguidores. Desta forma, investir na criação de conteúdo é em poucas palavras, a melhor forma para crescer e ganhar notoriedade.
Para criar conteúdo para redes sociais de forma bem sucedida há fatores que devemos ter em consideração. O 1º passo é estudar a plataforma em que pretende apostar. Assim, vai certamente perceber que nas diferentes plataformas existem diferentes públicos. Logo, a comunicação que irá desenvolver deve-se alinhar à plataforma que escolher e ao público para quem tenciona comunicar.
O 2º fator está relacionado com o conhecimento que tem do teu público. Quanto melhor conhecer os seus seguidores, os seus hábitos e preferências, melhor será a relação que terá com eles.
Em 3º e não menos importante, responder à pergunta “o que me diferencia da concorrência?”. Pesquisar o mercado, tentar saber o que está a ser feito e fazer diferente. É bom ter referências e inspirações, mas não nos podemos basear na fórmula de uma outra marca. Afinal não há nenhuma fórmula perfeita para as redes sociais, pois a réplica de conteúdos pode não ter os mesmos resultados nas suas redes sociais.
Tipos de Conteúdos para as Redes Sociais
Na falta de criatividade ou incapacidade de saber como comunicar com o público, é importante ter consciência que existem várias formas para criar conteúdo. E que no fundo todos os elementos comunicam, quer seja a imagem como o texto que acompanha a imagem (copy). Desta maneira, é importante manter uma ligação entre os elementos.
Agora que sabe algumas dicas para a criação de conteúdo, não tenha desculpas para não ter a página sempre atualizada. Com tempo e com vários testes é que saberá se determinado conteúdo vai ou não ao encontro dos seus objetivos e expectativas. As métricas não mentem. As mesmas irão dizer se está a apostar nos elementos certos ou se deve investir em outros tipos de conteúdo. Por isso, estar atento ao feedback do público é uma peça importante para a comunicação.
A capacidade de nos adaptarmos, estar atento às tendências, conhecer o público e ser consistente na produção de conteúdo são fatores que devemos ter em consideração. E por fim, ter cautela ao publicar assuntos polêmicos, principalmente quando não temos informação suficiente para falar sobre eles.