TikTok For Business uma boa aposta para as empresas?

O TikTok tornou-se numa das redes sociais mais faladas nos últimos tempos e as empresas não quiseram ficar de fora. Será o TikTok For Business uma boa aposta para as empresas. 

As redes sociais trazem grandes vantagens a qualquer empresa e é muito importante que estas estejam atentas às novidades. O TikTok faz parte das redes sociais que atualmente tem mais visibilidade e ganha cada vez mais utilizadores a cada dia que passa. As empresas viram nesta rede social um bom potencial  para promoverem a sua marca e os seus produtos. Por isso, em Junho o TikTok lançou a plataforma TikTok For Business. A plataforma TikTok For Business uma boa aposta para as empresas?

A plataforma TikTok For Business promete ajudar as empresas a anunciarem os seus produtos ou a própria marca de forma criativa, para que o alcance destas seja superior e chegue ao público-alvo pretendido. Existem vantagens para as empresas nesta plataforma que passam a ter acesso a vários recursos. Tal como por exemplo, efeitos que podem usar nos vídeos promocionais, a possibilidade de pagarem para que o anúncio apareça mal o utilizador abra a aplicação bem como as estatísticas dos seus anúncios. Em contrapartida, a grande desvantagem que as empresas podem encontrar nesta plataforma são os custos elevados dos anúncios. 

Como é que as empresas podem usufruir desta plataforma?

Segundo um estudo da Wyzowl que analisa os resultados de contéudos em vídeo tiveram em 2020, 15% das empresas querem apostar no futuro no TikTok para realizarem os seus anúncios. Além disso, muitas empresas afirmaram que ao gravarem vídeos para as redes sociais a taxa de sucesso foi bastante positiva, com o TikTok a atingir a taxa de 66%.

Como o TikTok se apercebeu que as empresas apostam cada vez mais no marketing feito nesta rede social, em Junho lançou a plataforma TikTok For Business. Cujo o objetivo principal é agrupar todas as ferramentas de marketing que o TikTok disponibiliza. 

As empresas podem usufruir de ferramentas como: 

  • Top View – que é o anúncio que aparece em primeiro lugar quando se abre a aplicação.

  • Brand Takeovers – que são anúncios curtos que podem ser em vídeo ou imagem, onde a duração é normalmente de 3 a 5 segundos.

  • In-Feed vídeos – estes vídeos têm uma duração maior que pode ser até 60 segundos

  • Hashtags Challenges – que habitualmente as marcas convidam os utilizadores a participar nos desafios e o retorno normalmente é em grande massa.

  • Branded Effects – que são efeitos que permitem que a marca ou o produto seja adicionado a um vídeo em 2D, 3D ou em realidade aumentada. 

Esta plataforma está apenas disponível em alguns países como Vietname, Coreia, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Rússia, Indonésia, Tailândia, Malásia, Japão, Turquia, Israel, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Singapura.

Em Portugal até à data, Outubro de 2020, esta plataforma ainda não se encontra disponível. A empresa que quiser fazer parte desta plataforma terá de passar por um processo onde a sua candidatura vai ser avaliada pelo TikTok. E de seguida, a aplicação irá informar a empresa se esta tiver sido aprovada ou não.

Banner para a gestão de redes sociais

Os requisitos para o acesso a uma conta no TikTok For Business passam pela empresa ter um número de contribuinte, um nome que tem de estar legalizado, e por isso, tem de aparecer nos documentos oficiais, um número de telefone e o nome da pessoa responsável pela empresa. Se o Tik Tok ficar com dúvidas acerca da empresa pode pedir posteriormente o envio de mais documentos para a validação da candidatura.

Os preços dos anúncios variam conforme a ferramenta utilizada, segundo o Hootsuite as Hashtags Challenges são o formato mais caro de anúncio e pode chegar até aos 150 000 dólares para estar disponível durante seis dias. Por isso, as empresas podem também escolher o objetivo principal do anúncio, que dependendo do país podem ter opções diferentes.

O Programa Back-to-Business 

Devido à pandemia em que o mundo se encontra, o TikTok disponibilizou um programa intitulado de Back-to-Business, de modo a que os pequenos e médios negócios tenham oportunidade de experimentar este sistema de anúncios da plataforma. Desta forma, a aplicação disponibilizou 100 milhões de dólares para investir em créditos, que podem ser usados pelos utilizadores de forma gratuita. Cada empresa tem acesso a 300 dólares. 

As pequenas e médias empresas encontraram nesta iniciativa uma excelente forma de verem se esta plataforma é ou não uma boa aposta para o seu negócio. É de notar que apenas estão elegíveis para este programa os países que têm acesso à plataforma. E tal como na plataforma TikTok For Business, as empresas candidatam-se ao programa e após alguns dias o TikTok revê essa mesma candidatura. Após o envio da candidatura, o TikTok  comunica à empresa se esta cumpriu todos os requisitos.

Todas as ferramentas são essenciais para o sucesso da divulgação de um serviço ou produto e por isso todas as empresas devem usar de forma inteligente e criativa. Desta formal, a criatividade é uma das caraterísticas mais valorizadas no TikTok, pois é isso que vai fazer com que um conteúdo fique viral.

Desta forma se existe uma plataforma que é capaz de auxiliar as empresas a tirar o máximo de proveito da aplicação, conclui-se que o TikTok For Business é uma boa aposta para as empresas. É de salientar que o público mais predominante no TikTok é jovem, por isso é um canal ideal caso a empresa queira atingir este público. Desta forma, o TikTok abrange um mercado muito vasto de utilizadores, de toda a parte do mundo.

Esta plataforma ainda não está disponível em Portugal e não existe previsão da data em que vai ser lançada no nosso país. Se necessitar de saber mais informações acerca do TikTok consulte o nosso artigo TikTok, a nova tendência da Geração Z?

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