TikTok, a nova tendência da Geração Z?
Para alguns uma rede social desconhecida, para outros o fenómeno desta década. TikTok conhecido pelos vídeos curtos e afluência de utilizadores. Será o TikTok, a nova tendência da Geração Z?
As redes sociais, desde à muito tempo, que são fulcrais para as empresas em todo o mundo. Sendo uma das principais plataformas de comunicação em todo o meio empresarial, que ano após verifica-se a importância da presença de uma empresa no digital. Os consumidores regem-se pela performance de uma rede social, sendo influenciados pela mesma, e cada geração tem as suas tendências. Será o TikTok, a nova tendência da Geração Z?
A Geração Z, que são indivíduos nascidos entre 1990 e 2010, tem se posicionado na geração mais influenciadora. Esta rede social, com o nome de TikTok apesar da sua existência direcionar-nos ao ano 2016, o TikTok ganhou força há 1 ano. Somente em 2020, o TikTok foi considerado o aplicativo mais descarregado, contendo cerca de 800 milhões de utilizadores ativos mensais.
TikTok: a Rede Social do momento?
O Tiktok é uma rede social criada em 2016, por empresa chinesa ByteDance, em que o nome original era Douyin e foi desenvolvido em apenas 200 dias. Esta rede social é um aplicativo de desenvolvimento de vídeos de curta duração, podendo ir de 15 segundos a 1 minuto de vídeo.
Segundo um estudo do SensorTower, o TikTok desde a sua existência, já teve mais de 2 bilhões de downloads divididos entre a App Stores e o Google Play. Sendo que o recorde de downloads, ocorreu no primeiro trimestre de 2020, onde o TikTok teceu cerca de 315 milhões de downloads.
Deste modo, este aumento do tráfego no aplicativo, bem como os downloads, deve-se de certa parte à pandemia de COVID-19. Que teve como consequência, muitos utilizadores estarem em casa e propícios a usarem os seus smartphones tanto para lazer como para trabalhar.
Esta rede social conseguiu atingir resultados a curto prazo bastante difíceis, para qualquer rede social e até mesmo aplicativo. O TikTok é então o aplicativo com mais downloads em 2020. É de salientar que, em média cada utilizador do TikTok passa cerca de 50 minutos do seu dia, abrindo em média 8 vezes por dia o aplicativo. Somente no final de 2019 e início de 2020, as receitas do TikTok cresceram mais de 300%.
O TikTok, apesar de algumas estatísticas em diversos estudos não serem muito impressionantes, não nos podemos esquecer que apesar da sua existência remeter para 2016, só em 2018 é que esta rede social começou a emergir. O TikTok nos dias de hoje algumas vezes consegue sobressair face aos tubarões, como é o caso do Facebook, WhatsApp e Instagram.
Ano após ano, o TikTok tem tornado a sua influência cada vez mais assídua e assente na Geração Z. De forma a termos uma noção, 41% dos utilizadores do TikTok têm idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos e 66% dos utilizadores têm menos de 30 anos.
Com isto, é possível verificar que os utilizadores do TikTok são considerados indivíduos da Geração Z. Sendo bastante influenciados por esta rede social, viralizando vários vídeos presentes na rede social. Ao ponto de por dia, todos os vídeos publicados no TikTok tivessem cerca de 1 bilhão de views.
Geração Z: A mais Presente
O TikTok é uma rede social de criação de vídeos tal como o Instagram e o Snapchat também o fazem correto? A diferença entre estas redes sociais poderá passar pela diferença de idades presente em casa rede social. A Geração Z, é uma geração que se rege muito pelas tendências, deixando-se levar por algo que “está na moda”. Qual é então a grande diferença entre estes aplicativos?
A grande diferença é a presença de um público mais jovem, tendo em conta que o Instagram é uma rede social mais antiga que o TikTok. No Instagram está mais presente as gerações X e Y, indivíduos nascidos entre as décadas de 60 a 90. Assim sendo, torna o Instagram com um público-alvo mais velho comparativamente ao TikTok.
O TikTok, na sua grande maioria, tem a presença de utilizadores da Geração Z, o que para as empresas e marcas que tentam vender produtos para este público ou até mesmo rejuvenescer o seu target, é a rede social perfeita para o fazer.
A Geração Z, por norma, mostra ser o utilizador que segue todas as tendências, e esta nova tendência, chamada de TikTok não lhes passou ao lado. O TikTok desde a sua existência demonstra ser um aplicativo bastante realista e verdadeiro, no sentido em que a produção dos vídeos são muito caseiros. Portanto, o TikTok dispõe de ferramentas básicas que sejam fáceis e acessíveis de aprender e manusear.
A Geração Z é bastante conhecida pela sua aderência a novas tendências, muitas delas criadas e viralizadas no TikTok. Em Setembro de 2020, uma tendência viralizou-se no TikTok, que consistia em tatuar ou desenhar no seu próprio corpo a letra Z, em sinal de amor e união entre pessoas da mesma geração. Muitas tendências desta rede social atingem números e consequências marcantes, não sendo muito difícil viabilizar challenges ou até mesmo a aposta de marcas para obter mais visibilidade junto do público mais jovem.
O TikTok é então um aplicativo que se deve ter em consideração numa futura estratégia de marketing digital. Esta rede social é caraterizada pela criação de vídeos de forma caseira, com pouca ou até mesmo nenhuma edição, e mesmo assim são vídeos que posteriormente viralizam e têm imenso sucesso. Será o TikTok, a nova tendência da Geração Z? Deixamos a dúvida no ar, uma coisa é certa veremos pelas novas atualizações das redes sociais para ver se a Geração Z fica no TikTok ou rende-se.