Ter o famoso certinho azul no Instagram é um dos objetivos mais cobiçados por grande parte de quem trabalha com as redes sociais. Mas sabia que ser verificado traz vantagens para a sua empresa?
Com certeza já reparou que algumas contas no Instagram possuem um pequeno símbolo azul ao lado do nome. Ora, este símbolo nada mais é do que uma forma simbólica do Instagram informar aos usuários que uma conta é verificada, isto é, que a conta é gerida pela própria marca ou figura pública.
Em tempos, conseguir o certinho azul era algo que o Instagram dava apenas a grandes figuras publicas com um grande número de seguidores e influência. Atualmente, todas as contas têm a possibilidade de ser verificada.
Como tudo começou
Em 2009, a rede social Twitter foi a primeira a anunciar esta nova funcionalidade. Inicialmente, só figuras públicas ou contas de interesse é que podiam ser verificadas, tais como músicos, atores, políticos e outros. Este símbolo ajudava aos utilizadores da rede social a distinguir entre as verdadeiras figuras publicas e as imitações. Logo após esta nova característica, outras redes sociais decidiram aderir. Em 2011 aderiu o Google+, no ano seguinte o Facebook e em 2014 chegou a vez do Instagram.
Em 2018, o Instagram anunciou que qualquer conta com um grande número de seguidores podia pedir o símbolo de verificação através de um formulário. Com esta nova atualização o símbolo azul deixou de ser exclusivo a celebridades e abriu portas para o sistema de verificação que conhecemos hoje.
Como ser verificado no Instagram
O processo de solicitação para ser verificado em muito simples, mas primeiro tem de cumprir alguns requisitos. A sua conta tem de seguir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade do Instagram. É também importante que seja uma conta publica e com perfil completo (foto de perfil e biografia e que tenha pelo menos uma publicação). Tenha em atenção que a sua conta deve ser única e deve representar uma pessoa real ou empresa.
Passando agora para o processo de verificação, o primeiro passe é entrar no perfil de Instagram e carregar nos três tracinhos localizados no canto superior direito. Em seguida, carregue em “definições”, depois em “conta” e “pedir verificação”. O último passo é preencher o formulário e o pedido fica feito. Caso o seu pedido de verificação seja negado pelo Instagram pode realizar o processo novamente após 30 dias.
Os benefícios de ser verificado no Instagram
Tal como o próprio Instagram indica um selo de verificação é sinonimo de autenticidade e relevância na sociedade ou no nicho que atua. Contudo, e ao contrário do que podia ser uma realidade, a verificação não significa que o conteúdo publicado terá uma melhor performance em relação a páginas não verificadas. Mas então que benefícios tem?
Enquanto marca é importante proporcionar um sentimento de confiança e credibilidade nos atuais clientes, mas, sobretudo, em potências clientes. O certinho azul torna a sua conta mais confiável pois simboliza que o seu conteúdo é real e de boa qualidade. Isto leva a que o consumidor se sinta mais confiante na sua página em relação a páginas não verificadas.
Ser verificado também pode lhe dar acesso antecipado a novas funcionalidades. Por exemplo, a funcionalidade de “Deslizar para cima”, que proporcionava levar o utilizador a uma página externa do Instagram, só estava disponível para contas com cem mil seguidores e contas verificadas.
Assim, ter a sua empresa verificada pelo Instagram pode fazer com que a sua base de seguidores cresça e tornará a sua conta num espaço credível e de confiança.