SEO Local: como atrair mais clientes?

O Google My Business é uma ferramenta do Google com bastantes benefícios para as empresas. O Seo Local bem trabalhado pode trazer mais clientes para o seu negócio.

Quer chamar a atenção dos clientes na sua localidade? Ao utilizar a estratégia de SEO Local conseguirá atrair clientes locais Para o seu negócio. Descubra as funcionalidades que o Google My Business traz para a sua empresa.

A estratégia Search Engine Optimization (SEO) permite que uma empresa apareça nos 1º resultados da página no motor de busca. O SEO Local considera a localização da sua empresa para aparecer no topo do motor de pesquisa. Desta forma, o SEO Local irá destacar a sua empresa quando forem feitas pesquisas relacionadas com os seus produtos ou serviços, na área geográfica em que está presente.

A diferença do SEO Local em relação ao SEO é que o primeiro tem em consideração o fator geográfico. Já o segundo coloca o website da empresa nos 1º resultados no motor de pesquisa, independentemente da área geográfica.

Google My Business

Como é cada vez mais comum a pesquisa através de dispositivos móveis, o Google tem vindo a dar cada vez mais importância à localização do utilizador no momento de pesquisa. Assim sendo, quando o utilizador pesquisa é automaticamente gerada a sua localização e o Google sabe exatamente que pontos de interesse mostrar naquela localidade. Portanto, a plataforma Google My Business facilita e otimiza o uso do SEO Local.

Através desta plataforma da Google cria-se um perfil para o seu negócio e o mesmo é inserido no Google Maps. A presença de uma empresa no Google Maps é a chave principal para que o SEO Local seja mais eficaz, porque só desta forma é possível usar a localização geográfica para encontrar um negócio. Para além disso, caso o perfil Google My Business esteja completo e atualizado, o cliente terá disponíveis o horário e contactos da empresa.

Importância do SEO Local

Ainda que seja muitas vezes esquecido pelas empresas, o uso do SEO Local é muito importante para o destaque das mesmas. Uma vez que, aparecer na primeira página de resultados do Google irá chamar atenção de potenciais clientes. Assim, torna-se mais fácil angariar mais consumidores locais e aumentar a visibilidade a longo prazo de qualquer negócio.

Antes de abordar quais as vantagens do SEO Local para atrair mais clientes, apresentamos alguns estudos que confirmam a importância do uso do SEO Local:

  • Segundo o SEO Tribunal, 78% dos utilizadores opta por ir a um dos locais que pesquisa baseada na localização lhe deu.
  • De acordo com a GoGulf, 46% das pesquisas do Google realizam-se com base na localização.
  • A HubSpot Marketing Statistics revela que, 61% dos utilizadores que pesquisam por dispositivos móveis têm uma maior probabilidade de contactar uma empresa local. Caso esta estiver o seu website otimizado para estes dispositivos.
Quais as vantagens do SEO Local para atrair mais clientes?

O uso da estratégia de SEO Local permite que o seu negócio fique em destaque quando os usuários pesquisarem perto dos locais onde está presente. Mas existem mais vantagens em usar esta técnica que irão atrair mais clientes.

  •  Conquista turistas

    Sendo de fora, os turistas não conhecem os negócios e muitas vezes não têm sequer nenhuma referência. Desta forma, irão pesquisar por locais nas proximidades que vão visitar. Ao usar o SEO Local irá aumentar a probabilidade de atrair clientes sazonais.

  • Atrai novos clientes locais

    É muito comum as pessoas terem perto de si lojas que não conhecem, que nunca ouviram falar ou que só descobrem quando têm necessidade de adquirir certo produto ou serviço. Logo, usar o Google My Business facilita a atração de clientes que desconheciam a sua empresa apesar de viver perto e que podem, facilmente, tornar-se clientes habituais.

  • Aumenta as vendas

    Ao aparecer a mais pessoas no motor de pesquisa é natural que ocorra um crescimento das vendas.

  • Oferece mais relevância à empresa

    A presença online é muito importante. Ao aparecer nos primeiros resultados, existe uma tendência para que as empresas sejam vistas como de confiança e de qualidade. Além de mais, as empresas aparecem mais bem posicionadas nos motores de busca são, geralmente, mais populares uma vez que por estarem no topo, chamam mais à atenção dos utilizadores.

Estas são as principais vantagens do SEO Local para atrair mais clientes, com o intuito de divulgar a empresa a nível local. Claro que existem outros fatores que devem ser tidos em conta, tais como a existência de um Website, a presença nas Redes Sociais e o ser responsivo aos clientes nas plataformas online.

Tudo isto são peças que, em conjunto e construídas de forma adequada, poderão trazer resultados positivos para a sua empresa. Por isso, realçamos que para otimizar ainda mais o seu negócio, a presença no Google My Business é também muito importante para o seu negócio.

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Categories: Estratégia, SEO