Quais as diferenças entre SEO On Page e SEO Off Page?

Diferenças entre SEO On Page e SEO Off Page

Se deseja aumentar o tráfego para o seu website é crucial que conheça a diferença entre SEO On Page e SEO Off Page. Embora existam grandes diferenças entre essas 2 estratégias, ambas devem ser trabalhadas juntas, pois complementam-se e trarão mais visibilidade ao seu website.

O SEO pode ser dividido em 2 categorias diferentes: SEO On Page e SEO Off Page. Embora exista uma grande diferença entre as duas, ambas são de extrema importância para o sucesso de uma estratégia de SEO para o website da empresa. 

O principal objetivo do Search Engine Optimization (SEO) é expandir a qualidade e a quantidade do tráfego de entrada para o seu website, bem como a exposição da sua marca, por meio dos resultados de mecanismos de pesquisa não pagos. As empresas utilizam o SEO para alcançar novos públicos e impulsionar o seu crescimento. Para tal, quanto melhor a visibilidade das suas páginas no motor de pesquisa, maior a probabilidade de conseguirem a atenção e de atraírem novos clientes. 

O que é SEO On Page?

SEO On Page é a prática de otimizar páginas da web para obter mais tráfego orgânico e melhorar a classificação de um website na Search Engine Results Page (SERP). O propósito dessas otimizações é tornar o website mais fácil de ser encontrado pelos usuários, e assim, melhorar a classificação ou visibilidade nos resultados de pesquisa.

A importância do SEO On Page está no auxílio que este propõe aos mecanismos de pesquisa, fazendo com que os usuários percebam exatamente o conteúdo do website e identifiquem se a sua página é significante para a sua consulta ou não. Os resultados do SEO On Page podem levar algum tempo, mas assim que a sua estratégia começar a dar resultado verá os seus rankings e vendas online a crescerem. 

O SEO On Page é, de longe, o método mais barato para divulgar o seu negócio, uma vez que não há muito custo incorrido no processo, e é uma forma eficaz de aumentar a presença online da sua empresa.

9 Elementos essenciais para uma boa estratégia de SEO On Page

O SEO é essencial para garantir que a sua página seja facilmente encontrada. Abaixo, reunimos algumas dicas de SEO que ajudarão a aumentar o tráfego e atrair mais potenciais clientes para o seu website.

  • E-A-T

    É um termo em inglês que significa Expertise (conhecimento), Authority (autoridade), e Trust (credibilidade) – 3 fatores que o Google usa para medir a confiança de um website de uma marca. O Google deseja oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível no mecanismo de pesquisa. Domínios e empresas com a melhor demonstração de conhecimento, autoridade e credibilidade não devem apenas ser promovidos pelo Google, mas também resultam em maior confiança e compras por parte do público-alvo.

  • Título da página

    Este é um fator essencial para ajudar o público e os mecanismos de pesquisa a perceber do que se trata a página. O título da página deve ter entre 55 a 70 caracteres e conter a palavra-chave mais à esquerda possível.

  • Meta Descrição

    É um pequeno texto que descreve a página do website de forma precisa para que os leitores entendam claramente do que se trata o conteúdo e clicar. Este é frequentemente usado na página de resultados dos diferentes mecanismos de pesquisa para exibir descrições gerais de uma determinada página, e é uma parte importante do SEO On Page. A meta descrição deve conter no máximo 230 caracteres e conter a palavras-chave.

  • Endereço URL amigável

    Trata-se de endereços que sejam de fácil compreensão para os usuários.  Por esse motivo, o URL deve ser o mais simples e legível possível para incentivar mais cliques. Especificamente, os URLs otimizados para SEO tendem a ser curtos, objetivos e ter a palavra-chave. Deve-se evitar a utilização de números e símbolos no URL das páginas do website.

  • Utilização de palavras-chave

    As palavras-chave variam de palavras simples a frases complexas e são usadas para informar o conteúdo do website para aumentar o tráfego da pesquisa orgânica. O público-alvo utiliza ao pesquisar algo relacionado com a empresa, e quando efetivamente pesquisadas e otimizadas, as palavras-chave atuam como um canal para conectar seu público-alvo ao website.

Criação e Gestão de Websites
  • Texto alternativo nas imagens

    Também conhecido como ‘Alt Text’, é uma breve descrição escrita de uma imagem. O texto alternativo descreve o que está na imagem, permitindo que o seu conteúdo seja também acessível a pessoas com deficiências visuais. Adicionar imagens a artigos incentiva as pessoas a lê-los, e imagens bem escolhidas podem obter uma boa classificação nos resultados da pesquisa de imagens.

  • Tags Cabeçalhos

    Os headings ajudam os usuários e mecanismos de pesquisa a identificarem os títulos e subtítulos das páginas da web. Os headings funcionam como indicadores para ajudar a estruturar as páginas do seu website de uma forma que permita ao Google ler e entender o seu conteúdo. O que torna mais fácil para os leitores descobrirem do que se trata a sua página.

  • Qualidade do conteúdo

    O conteúdo deve ser a 1ª prioridade quando se pensa na estratégia de SEO. A qualidade do conteúdo está relacionada com a relevância que a sua página tem para uma determinada pesquisa. Por este motivo, é fundamental entregar informações relevantes e úteis, que atendam às demandas dos usuários. A criação de conteúdo autêntico e valioso é fundamental para a visibilidade da sua página nos mecanismos de pesquisa.

  • Tempo de carregamento das páginas

    Além de ser um dos fatores de ranqueamento do Google, o tempo de carregamento das páginas é importante porque websites mais rápidos são mais eficientes e fornecem uma melhor experiência ao usuário. O tempo de carregamento de uma página recomendado pelo Google é de menos de 2 segundos.

O que é SEO Off Page?

Ao contrário do SEO On PAGE, o SEO Off Page depende de outra página da web para melhorar a classificação do website. Essa técnica é conhecida pelo link building, termo utilizado para o processo de obtenção de links de outros websites que apontem para uma página do seu próprio website. A fim de obter uma posição mais elevada nos SERPs e aumentar o tráfego do seu website. É fundamental saber como os links externos contribuem para o SEO.

O SEO Off Page é importante para os mecanismos de pesquisas, pois esforçam-se para oferecer os melhores resultados com base na intenção do usuário. Os resultados da pesquisa orgânica do Google são muito bons e geralmente fornecem aos usuários o que eles procuram. Ao ter o seu SEO Off Page totalmente otimizado, torna-se mais fácil para o Google e para os outros mecanismos de pesquisa verem o valor do website, o que o leva a subir no ranking no SERP.

Portanto, o SEO Off Page refere-se a ações realizadas fora do seu próprio site para impactar as suas classificações. Otimizar o seu website deve ser o ponto central na sua estratégia de marketing digital, pois ajudará a aumentar a sua credibilidade, relevância e popularidade na perspectiva dos principais mecanismos de pesquisa e dos usuários. 

Quais as diferenças entre SEO On Page e SEO Off Page?

A maior diferença entre SEO On Page e SEO Off Page é que com o SEO On Page, têm a capacidade de controlar os fatores de otimização internos do seu próprio website, enquanto o SEO Off Page concentra-se em aumentar a autoridade da sua página por meio da obtenção de links externos de outros sites. 

Entretanto, para conseguir as melhores classificações no Google, Yahoo ou em outros mecanismos de pesquisa, uma boa estratégia de SEO precisa  de se concentrar em ambos os métodos. A fim de conceder ao seu website um melhor posicionamento para ser classificado no SERP.

Estas duas estratégias juntas ajudam a construir uma estratégia de SEO mais completa e poderosa. Caso não tenha ficado esclarecido e considere que necessita de ajuda, a Blue Bolt tem profissionais qualificados nesta área que o poderão ajudar.

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Categories: Estratégia, SEO