Links externos: o que contribui para o SEO

Links externos é uma boa prática de SEO para o seu website

Os links externos fazem parte das estratégias de SEO. São links de outros websites que encaminham o leitor para outras páginas, com o objetivo de  complementar a informação citada.

Por vezes não é vista com bons olhos a ideia de direcionar os leitores para outros sites que não o nosso, mas são essas referências externas que possibilitam o sucesso da nossa página. Neste artigo iremos abordar a importância dos links externos e qual a importância dos mesmos para os resultados orgânicos.

A posição de um website nos resultados de pesquisa é algo que preocupa muitos negócios, todos querem ocupar o primeiro lugar, mas poucos sabem como o fazer. Existem diversas técnicas de tornar o seu Website mais forte aos olhos do Google. Desta maneira, referenciar e ser referenciado vai ter influência direta na reputação dos websites.

Links Externos: O que são?

Os links externos são links que direcionam o leitor para páginas diferentes. São usados maioritariamente para expor a origem da informação citada, no entanto, podem ser usados para referências espontâneas de conteúdo que o autor possa considerar relevante. Deste modo, os links externos podem ser links de outras páginas que direcionam para o seu website, bem como links na sua página que direcionam para outras.

O uso dos links externos é vantajoso, desde que seja de qualidade e esteja relacionado com o assunto em questão. Ser referenciado demonstra que o seu conteúdo é interessante e automaticamente contribui para uma melhor posição nos resultados de pesquisa.

O objetivo de utilizar links de outros websites no seu conteúdo serve para complementar a informação citada ou até mesmo para comprovar o que foi dito. Além disso, servem para oferecer aos leitores outros recursos que podem ajudar a saber mais sobre determinado conteúdo.

John Mueller do Google afirmou, num vídeo explicativo sobre mecanismos de pesquisa, que : “Ter links que levam a outros sites é uma ótima maneira de oferecer valor aos seus utilizadores. Muitas vezes os links ajudam a descobrir mais coisas, verificar as suas fontes e entender melhor como é que o seu conteúdo é relevante para as perguntas que eles têm.”

O Google utiliza um sistema de PageRank, que estima a relevância de uma página tendo em conta a qualidade e quantidade de links que estão direcionados para a mesma. Mesmo existindo outros fatores que influenciam a classificação de uma página, os links externos são aqueles que merecem uma atenção especial.

Que tipo de links externos existem?

Existem 2 tipos de links externos, os Inbound links e os Outbound links, que também podem ser chamados de links de entrada e links de saída, respetivamente. Ambos contribuem para uma melhor posição nos resultados de pesquisa.

Links de entrada

Conhecidos também como Backlinks, este tipo de links são aqueles que se encontram noutro site e direcionam os leitores para o seu website, ou seja, são externos ao seu website. Aos “olhos” do Google esse tipo de links é uma prática excelente. O facto de uma página referenciar o conteúdo do seu site torna o seu website relevante e confiável. Assim, torna-se seguro para o leitor aceder à página.

As outras empresas, através de inbound links, abrem uma porta aos leitores, permitindo assim que eles entrem no seu website e tomem conhecimento do seu conteúdo. Quanto maior o número de links de entrada relevantes e de qualidade, melhor será a sua posição nos resultados de pesquisa.

Os inbound links têm duas finalidades essenciais. Por um lado, é objetivo melhorar a sua classificação nos resultados de pesquisa, garantindo que a sua página se posicione na primeira página dos resultados de pesquisa. Por outro lado, é pertinente ampliar a presença em endereços externos, fazendo com que mais pessoas cliquem para conhecer o seu website e o seu conteúdo.

Links de saída

Estes links são aqueles encontrados no seu website e direcionam o leitor para o website de terceiros, que não o seu. São estes links que acabam por gerar discussão quando se trata de uma boa estratégia. De certo modo, ao utilizar estes links, está-se a romper o contacto com o leitor, entregando a sua atenção a outro website.

Utilizar links de saída ajuda a fortalecer o assunto da sua página e adiciona contexto para que o Google consiga entender melhor o seu website. Estes links ajudam a demonstrar a profundidade do assunto que o seu website aborda. Além disso, oferecem aos leitores outros recursos para que percebam mais sobre certos conceitos. Os links de saída demonstram um conhecimento especializado, isto significa que, alguém que não seja especialista na área não conheceria as fontes certas a serem citadas.

Os links de saída que direcionam para fontes com autoridade podem ajudar a dar contexto ao seu conteúdo e também ajudam a estabelecer a confiança do seu website. Um estudo da Reboot Online afirma que os “Links externos continuam a ser um fator de posicionamento e de boas práticas de SEO.”

Criação e Gestão de Websites
Como criar links externos de forma correta?

Ao construir uma rede de links no seu website está a demonstrar ao Google que é uma referência e uma autoridade dentro da sua área de atuação. Seja para inbound links ou outbound links, existem aspetos que influenciam a credibilidade dos links externos no SEO.

  • Autoridade do site – Estudo, feito pela equipa Perficient, confirma que obter links de sites mais credíveis agrega mais valor do que obter uma grande quantidade de links de sites mais pequenos.

  • Quantidade de Links – o número de links externos é importante, mas o seu valor vem agregado à autoridade do site que está a referenciar.

  • Coerência do conteúdo – Quando a prática de referenciar sites com temas muito diferentes, os domínios podem ser penalizados com a prática de Black Hat.
  • Texto âncora – O texto onde o link vai ser associado também deve ser coerente com o seu destino.

  • Spam – Links para comentários e serviços de registo automático são considerados irrelevantes e também podem ser penalizados com a prática de Black Hat.
  • Opção “Abrir Link num novo separador” – Ao associar links para outro site escolha sempre a opção de “Abrir Link num novo separador”, dessa forma o leitor terá acesso à página externa, mas continuará dentro do seu website.
Quais as vantagens de criar links externos?

Existem 2 formas de se destacar no Google: ou como anúncio pago, ou subindo organicamente através da otimização do website. A pesquisa orgânica consiste em pesquisas realizadas pelos usuários nos motores de pesquisa e os resultados que aparecem não são pagos.

A ordem em que são posicionados é definida pelos algoritmos dos motores de pesquisa que analisam os websites e definem quais são os mais relevantes para cada pesquisa. Para preparar o seu website e aumentar o seu potencial de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa orgânica é necessário aplicar técnicas de SEO.

O resultado da otimização do website é consequência de uma boa estrutura do website, o uso correto de palavras-chave, o uso de conteúdo relevante e o uso de links externos. Conteúdo de alta qualidade tende a ser mais referenciado, uma vez que apresenta informações importantes para o público.

Dessa forma, os backlinks contribuem para o posicionamento orgânico nos resultados de pesquisa, ajudando a melhorar a classificação do seu website. Isso significa que, um artigo, ou website, referido por outro, terá melhores resultados, à partida. No entanto, continua a ser fulcral a qualidade do conteúdo.

Criar links externos torna-se vantajoso, uma vez que o algoritmo da Google tende a agregar mais autoridade e credibilidade para o seu conteúdo. No entanto é necessário manter um certo equilíbrio, uma vez que o objetivo é manter o leitor no seu website. Além disso, e sendo também uma vantagem, os links externos indicam conteúdo de qualidade para os seus leitores e, consequentemente, agrega valor às suas informações.

Como obter backlinks de qualidade?

Além de perceber o que são os backlinks e como eles ajudam a aumentar a credibilidade e autoridade do site, é importante saber obter backlinks de qualidade. Existem técnicas que, certamente, lhe vão ajudar a obter backlinks de qualidade:

  • Técnica Skyscraper

    Consiste em estudar um conteúdo de grande qualidade e criar um artigo ainda melhor. Por outras palavras, a técnica de skyscraper visa construir bons links externos para um artigo, mediante a construção de excelente conteúdo com base em algo já criado anteriormente.

  • Menções não vinculadas

    Uma página pode mencionar o seu website, mas não adicionar um link para o seu conteúdo, uma maneira de garantir que os primeiros resultados de uma pesquisa por determinado tema forneça um link para o seu website. Como? É simples, enviando mensagem ou email para o redator do artigo pedindo para adicionar um link para seu website.

  • Criar guias completas

    Para as outras pessoas associarem os links do seu conteúdo é importante criar guias completas sobre o tema. Quando se trata de obter backlinks naturais, conteúdo de alta qualidade e detalhado tende sempre a superar conteúdo sem insights novos. Um estudo da Hubspot descobriu que de todo o seu conteúdo, os artigos com mais de 2500 palavras geram mais backlinks do que os artigos mais curtos. Isto significa que, os sites preferem dar links para um conteúdo mais longo, uma vez que este tende a ser mais abrangente e detalhado.

  • Sites que não mencionam o seu como concorrente

    Confira quais são os websites que listam os seus concorrentes e veja se está ou não incluído nessa lista. Se não estiver, então é uma boa oportunidade para gerar um backlink. Para gerar Backlink é necessário ter conteúdo relevante e inovador no seu website. Depois pode entrar em contacto com o redator do artigo ou o responsável do website com o intuito de adicionar o seu link ao conteúdo em questão.   

  • Construir relacionamentos

    É igualmente importante desenvolver relacionamentos com pessoas que trabalham na mesma indústria, ou seja, tornar recíproco os links que foram recebidos. No entanto, essa prática deve ser múltipla, ou seja, com diferentes páginas, dessa forma conseguirá obter melhores resultados.

Em suma, os links externos são uma excelente estratégia para quem quer melhorar a posição do seu website nos resultados de pesquisa. Mas lembre-se, não sobreponha a quantidade à qualidade, é importante conseguir links externos que sejam de qualidade.

Se, após a leitura deste artigo, considerar que necessita de ajuda para obter links externos de qualidade para o seu website, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha sempre em mente, que a otimização do seu website é fulcral para o bom desempenho do seu negócio.