Numa era fortemente digital, as empresas valorizam, cada vez mais, a sua presença nas redes sociais, mas como definir uma boa estratégia de comunicação? Descubra o papel que o planeamento das redes sociais tem na presença online do seu negócio e como pode criar um bom plano.

Com o crescimento das redes sociais, as empresas consideram, cada vez mais, a importância que estas têm para o negócio. Se é verdade que uma empresa fora do digital dificilmente é descoberta, também é verdade que, para ter uma presença online, não basta focar-se no número de seguidores e de gostos, não basta publicar alguns posts e já está! Trata-se de criar uma relação forte com uma comunidade interativa, que vá para além do serviço ou produto que a empresa apresenta. Só assim, é possível garantir maior notoriedade, estabelecer uma relação com a comunidade e, aumentar e fidelizar o leque de clientes.

Com isto em mente, o planeamento das redes sociais torna-se vital para estabelecer uma presença marcante no mundo digital, que irá solidificar a identidade da marca e nutrir a relação com a sua comunidade, para que se torne muito mais do que uma compra.

Qual a importância de planear a comunicação nas redes sociais?

  • Garante que a estratégia de comunicação está alinhada com os objetivos da empresa;
  • Permite avaliar se os objetivos estão a ser alcançados e definir estratégias para melhorar;
  • Garante uma comunicação consistente, organizada e alinhada com os valores da marca. Ao manter um tom e estilo de comunicação coerentes, a identidade da marca torna-se evidente e destaca-se das restantes;
  • Permite a organização da equipa, garantindo que tudo é planeado e revisto com antecedência, evitando assim, stress e erros;
  • Facilita a interação e comunicação com a comunidade e permite construir relações fortes e duradouras;
  • Garante uma resposta a situações inesperadas que possam prejudicar o bom nome da marca. Através de planos de contingência, é possível responder a qualquer problema de forma eficaz;
  • Aumenta a visibilidade e número de clientes;
  • Cria uma relação com o cliente que vai para além de uma simples compra.

Fica, assim, claro que o planeamento da comunicação nas redes sociais é crucial para a construção de uma identidade coerente e, para nutrir a relação com a sua comunidade.

Mas como definir um bom planeamento das redes sociais?

    • Definir objetivos claros e tangíveis. Só assim, é possível criar estratégias para os alcançar. Mais tarde, avaliar se estão a ser cumpridos e o que precisa de ser melhorado;
    • Identificar o público-alvo. É impossível criar conteúdo personalizado para um público que não conhecemos. É essencial analisar o nosso público e perceber em que redes está e, qual a melhor forma de comunicar com ele;
    • Analisar a concorrência. Analise a sua comunicação, o que fazem bem e o que podiam melhorar. Com essa informação inspire-se, mas procure também superar aquilo que já foi feito;
  • Escolher as redes sociais onde estará presente. Deve analisar onde o seu público-alvo se encontra, bem como as possibilidades que cada plataforma oferece e perceber quais se adequam à sua empresa. Por exemplo: o Linkedin pode ser explorado em negócios B2B (Business to business), para construir a credibilidade da marca, para gerar leads e, para oferecer conteúdo relevante e de qualidade.O Twitter, apesar de muitas vezes desvalorizado pelas empresas, é valioso para construir a identidade da marca, acompanhar os assuntos do momento, aderir ou criar tendências e hashtags e envolver os utilizadores em discussões.O Pinterest, por vezes também desvalorizado, é ideal para construir a identidade visual da marca, direcionar para o website (ou utilizar pins de compras para comprar diretamente) e, publicar conteúdo que terá um ciclo de vida mais longo, relativamente a outras redes sociais.
  • Criar conteúdo relevante. Não podemos limitar-nos a tentar vender um produto. Se queremos atrair uma comunidade interativa, temos de criar conteúdo que acrescente valor às pessoas;
  • Construir autoridade nas redes sociais. Isso será crucial para garantir a confiança e credibilidade da sua marca;
  • Definir as estratégias que vai utilizar, os temas, a identidade visual, a calendarização de publicações e como vai incentivar à interação;
  • Acompanhar a interação do público. Responda a comentários, mensagens, feedback etc e defina estratégias para alimentar a interação com o público;
  • Transformar o público em clientes. Crie um funil de vendas e nutra o seu seguidor nos momentos certos. Por exemplo, se um seguidor enviar mensagem sobre um produto, alimente o seu interesse com conteúdos relevantes, levando-o a perceber que aquele produto será a solução para o seu problema;
  • Analisar os resultados e o ROI (Retorno sobre investimento). Compare os resultados com os objetivos inicialmente definidos e perceba o que pode ser melhorado e que áreas trazem um maior retorno ao seu negócio.

O planeamento das redes sociais é crucial para uma forte presença online do seu negócio. Com uma estratégia e objetivos bem definidos, uma identidade forte e credível, uma interação cuidada com o público e uma análise dos resultados, é possível criar uma comunidade sólida, com uma forte relação com a marca, que procura muito mais do que uma simples compra.

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