A Importância de utilizar o LinkedIn para a sua empresa

A Importância de utilizar o LinkedIn para a sua empresa
O LinkedIn é, atualmente, a maior rede social com cariz profissional. Muitos gestores ainda desconhecem a importância do LinkedIn para empresas, mas é possível tirar vários benefícios ao estarem na plataforma, visto que é o local perfeito para a sua empresa começar a crescer no mundo online. Neste artigo, veja a importância de utilizar o LinkedIn para a sua empresa.
O LinkedIn é uma rede social focada no universo empresarial que reúne empresas e profissionais de diversas áreas com o objetivo de aumentarem a sua produtividade, visibilidade e sucesso. A importância de utilizar o LinkedIn para a sua empresa prende-se ao facto de estabelecer novas conexões, originar oportunidades de negócio e potenciar a sua marca.
Inicialmente, o LinkedIn era uma plataforma que servia apenas para publicar currículos e procurar emprego, mas nos dias de hoje acarreta várias ferramentas específicas que facilitam bastante todos os tipos de conexões de caráter profissional. É necessário compreender quais são as ferramentas do LinkedIn para as empresas, realçar as principais vantagens da rede social e como ter um posicionamento estratégico nesse meio.
O Tráfego Orgânico
Diz respeito aos visitantes que chegam ao site ou blog espontaneamente, depois de se depararem com uma das suas páginas através do Google, por exemplo. Isto significa, portanto, que os leads não surgem de anúncios ou da compra de listas de contactos e e-mails.
O tráfego orgânico não carece de investimentos diretos por visitante ou por lead, uma vez que o conteúdo procura responder a uma questão ou um assunto de interesse do público, destacando uma palavra-chave específica, sendo que capta assim a atenção do mesmo.
Como melhorar o tráfego orgânico?
Para conseguir um bom tráfego orgânico, deve conhecer bem o seu público-alvo, produzir conteúdo de qualidade e reunir alguns fatores de otimização (SEO). Deste modo, deve construir uma persona e definir a jornada do cliente.
Após decidir os temas a abordar, poderá recorrer a um planeador de palavras-chave, como a Ubersuggest ou o Google Keyword Planner, para que possa utilizar as melhores e atrair mais tráfego.
Além disso, é fulcral aplicar boas práticas de SEO, como manter um carregamento rápido no site, com design simples e claro, aliado ao Marketing de conteúdo.
Um bom investimento é a divulgação do conteúdo, devendo ser partilhado em grupos privados, redes sociais, por meio de newsletter ou e-mail marketing.
Desenvolver parcerias com sites de referência na área de atuação, para que o site ou blog seja mencionado, é também uma boa prática.
A dinâmica de co-marketing criada permitirá aumentar a notoriedade do conteúdo produzido para o algoritmo dos mecanismos de busca, assim como captar mais visitantes diretos para o seu site ou blog.
Vantagens
O Tráfego Pago
Esta técnica implica um investimento direto, para que o site ou blog apareça em determinados espaços, com destaque. Os formatos mais habituais são os anúncios nas páginas de motores de busca como o Google, ainda que possa ser uma prática de outras plataformas.
Como funciona o processo para fazer uso do tráfego pago?
Deve ser escolhida uma palavra-chave e é pago um valor para que o conteúdo seja adicionado ao topo da primeira página ou no início da mesma, para que a visibilidade possa aumentar.
Vantagens
Aumentar o número de visitas, com tráfego pago
O investimento nesta ferramenta deverá ser planeado, com base numa estratégia de Marketing e nas prioridades, budget e nível de urgência.
É também importante perceber onde está o público-alvo e investir esforços nesses canais de comunicação, ao invés de fazer um investimento massivo, onde o público pretendido não se encontra. Quando são criados os anúncios, deverá ser tido em conta as características de cada um desses canais.
Mensurar o tráfego pago
Deverá haver um acompanhamento, para se certificar de que as campanhas alcançam o objetivo desejado. Para isso, é necessário definir algumas métricas, sendo que as próprias ferramentas reúnem os indicadores mais relevantes para que a estratégia aplicada seja avaliada, consoante a sua eficiência.
A indecisão de investimento em tráfego orgânico ou pago é muito comum, para aumentar a notoriedade online, estabelecendo uma sólida relação com os clientes.
Assim, este artigo tem como principal objetivo esclarecer o potencial de ambas as ferramentas, que se complementam para uma melhor estratégia de Marketing Digital.