Como as Hashtags aumentam o alcance da marca?

As Hashtags são uma expressão marcada pela utilização de um cardinal (#) no início de uma frase ou palavra e indicam o assunto de um determinado conteúdo. Fique a conhecer como as Hashtags ajudam a aumentar o alcance da marca, para poder usar as mesmas de forma correta e melhorar a sua marca.

As hashtags são bastante utilizadas nas redes sociais: Instagram, Twitter ou LinkedIn. As mesmas são indispensáveis nas redes sociais, pois permitem informar os utilizadores sobre o assunto a que se refere a publicação. Isto demonstra a influência das hashtags no aumento de alcance da marca.

Habitualmente os utilizadores colocam as hashtags no final, mas não há problema em utilizá-las no início ou no corpo dos textos, podendo ser utilizadas também nos comentários ou nas stories. As palavras selecionadas devem estar relacionadas com o conteúdo abordado no texto e na imagem, de modo a estabelecer uma harmonia completa. A hashtag ideal, ou a combinação ideal de hashtags, vai aumentar o alcance da marca nas redes sociais, chegando a mais utilizadores. Assim é importante saber de que forma as utilizar, e quais utilizar, para conseguir tirar o melhor partido esta estratégia para alcançar mais pessoas.

Dicas de como utilizar as hashtags na estratégia de Marketing Digital

Usar hashtags torna as publicações visíveis para todos que compartilham dos mesmos interesses. Dessa forma, as publicações não ficam apenas limitadas aos seus seguidores. É por isso, que escolher a hashtag correta pode aumentar o alcance dos seus posts nas redes sociais.

Em primeiro lugar, as empresas devem estar presentes nas redes sociais que comportam esse tipo de recurso. Deste modo, deixamos aqui algumas dicas que podem ser úteis para a sua estratégia de comunicação no digital:

  • Pesquisar hashtags adequadas para cada rede social 

    Cada rede social tem as suas particularidades, por isso é importante pesquisar quais são as hashtags que as pessoas usam em cada rede social. De maneira a perceber melhor qual a hashtag mais adequada para a respetiva publicação. No Twitter, por exemplo, a ideia é manter as hashtags curtas quanto possível, pois o limite de caracteres por publicação é de 140. Já no Instagram, o espaço para o texto permite usar um pouco mais de hashtags. Além disso, a rede social é voltada para imagens e muitas pessoas pesquisam por hashtags à procura de inspiração, o que abre espaço para explorar temas mais generalistas.

  • Incluir hashtags genéricas sobre o seu segmento para ampliar o alcance das publicações

    No Instagram, além de utilizadores, também é possível seguir hashtags. Para seguir uma hashtag, o processo é o mesmo de seguir uma pessoa ou empresa. Primeiro começa a procurar por um tópico com interesse ou clica sobre uma hashtag em qualquer post, em seguida irá para uma página dedicada a essa hashtag. Depois, é só clicar no botão seguir. Desta maneira, ao seguir uma hashtag, posteriormente irá começar a ver publicações com essa marcação tanto no feed como nos stories.

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  • Não usar uma hashtag para cada palavra

    Independentemente do assunto que for, nunca se deve utilizar uma hashtag para cada palavra, senão, está adicionar conteúdo em diversos grupos de pesquisa. E não necessariamente no que foi pretendido inicialmente.

  • Não exagerar na quantidade

    As hashtags funcionam como indexadores de conteúdo, logo, as mesmas têm como objetivo facilitar as pesquisas. Portanto, o exagero pode ser prejudicial, pois além do risco de perder o foco, a sua marca ou o seu post pode passar a imagem de oportunista, querendo aparecer em todas as páginas de pesquisa. Visto isso, foque no que é essencial. Hashtags bem pensadas e coerentes deixam seu post apresentável e com bons resultados. No instagram cada utilizador tem a possibilidade de colocar em cada um dos seus posts 30 hashtags, podendo mesmo ocorrer o caso de o Instagram bloquear-nos a conta. Isto apenas reforça a ideia de que quantidade não é sinónimo de qualidade, por isso, saber selecionar as melhores hashtags para os nossos posts é essencial para o sucesso dos mesmos.

Vantagens de usar Hashtags

Para as empresas usar Hashtags nas suas publicações nas diversas redes sociais acarretam algumas vantagens na hora destas aumentarem o seu alcance. Desta forma, as empresas ao usarem as Hashtags podem usufruir de algumas vantagens, tais como:

  • Aumentam as chances de ser encontrado – Ao usar uma hashtag, está a aumentar o alcance da publicação, visto que ela fica disponível para todos que estão à procura desse respetivo tema e não somente para os seguidores.
  • Permitem acompanhar novidades e tendências do mercado – Através das hashtags é possível ficar sempre de olho nas novidades que o mercado nos fornece, sem gastar muito tempo. Não é necessário perdermos tempo a entrar em diversos perfis, à procura de publicações que tenham algum conteúdo relevante que nos interessa realmente. Basta apenas digitar as hashtags que nos interessam e assim analisar os resultados. Desta forma, é possível mensurar ou perceber se o assunto que estamos a procurar está em alta ou em baixa.
  • Melhoram a interação – Com as hashtags, é possível acompanhar os assuntos que estão em alta no momento. Com isso, podemos aproveitar essa mesma informação para a criação de conteúdos relevantes e que tenham uma elevada taxa de visualizações. Além disso, através delas, também é possível entender quais são as hashtags com mais visibilidade.

Deste modo, podemos concluir que as Hashtags são uma ferramenta essencial para aumentar o alcance de uma determinada marca. Esperemos assim, ter conseguido esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao uso das Hashtags e de que forma as pode utilizar, de forma a definir as melhores estratégias para a sua empresa. Caso ainda tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.

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