A Inteligência Artificial veio facilitar e aprimorar o trabalho dos profissionais de marketing, mas ainda está longe de substituir totalmente o trabalho humano.

A evolução tecnológica tem vindo a causar mudanças significativas em várias áreas da sociedade e a inteligência artificial é uma das ferramentas revolucionárias atualmente.

Com a introdução de novas tecnologias, as empresas têm vindo a automatizar processos e tarefas anteriormente realizadas por colaboradores. Isto tem impacto no tempo e recursos para os profissionais concentrarem a sua atenção em atividades que exigem mais habilidades, como a criatividade, solução de problemas e tomada de decisões.

Com a introdução de novas ferramentas de Inteligência Artificial, a dinâmica de trabalho de equipa foi alterada. A possibilidade de automatizar tarefas realizadas diariamente, os membros da equipa necessitam de colaborar com a tecnologia para atingir objetivos. Para tal é necessário adquirir novas habilidades e abordagens do trabalho de equipa.

Mas o que é a Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é a capacidade que uma máquina tem para reproduzir competências semelhantes às humanas, como a aprendizagem, o planeamento e o raciocínio.

Permite perceber o ambiente que os rodeia, lidar com o que percebem e resolver problemas, tendo como orientação alcançar um objetivo específico. A máquina recebe os dados e a IA processa-os e atua.

Os sistemas de Inteligência Artificial permitem que se adaptem ao comportamento do seu utilizador, através de análise das consequências das ações anteriores e de um trabalho autónomo.

Impacto no Marketing Digital

Cada vez mais utilizada pelas marcas para inovar na comunicação com os seus consumidores, a Inteligência Artificial veio ajudar nas tarefas dos profissionais de marketing. Garantindo o suporte totalmente personalizado ao cliente, também facilita a recomendação de produtos e indicação de conteúdos apropriados e convenientes ao contexto.

A agilidade que traz à construção do marketing perto da perfeição e a experiência sofisticada mas humana que atrai os consumidores e melhora a sua jornada do cliente.

A Inteligência Artificial é ainda uma ferramenta útil e prática para o e-mail marketing, realizando tarefas como segmentar mais eficazmente a base de dados e identificar padrões e tendências.

É também possível automatizar o envio de e-mails tendo por base ações específicas realizadas pelo destinatário, se abre os e-mails que envia, se clica nos links dos e-mails que envia e realiza alguma compra através do link do e-mail enviado.

Muitos consideram o e-mail marketing uma ferramenta fora de uso e que já atingiu o seu apogeu, mas continua vivo e com bastante relevância. Conheça alguns motivos para apostar no e-mail marketing

Ameaça ou ferramenta?

O medo de substituição é compreensível em algumas profissões que envolvem atividades repetitivas ou previsíveis. No entanto, existem algumas profissões específicas, como médicos e advogados, que exigem habilidades mais avançadas e a IA pode ser utilizada para aumentar a eficiência e a tomada de decisões mais aprimoradas.

Embora a Inteligência Artificial tenha bastante potencial no futuro, atualmente é uma ferramenta inovadora para os profissionais de marketing.

A personalização e a personificação de consumidores é algo bastante importante no marketing atual e os consumidores não procuram comunicar com máquinas.

Manter-se atualizado com as novas tecnologias e investir em habilidades complementares , adaptando-se às mudanças, é a melhor forma de se manter competitivo no mercado de trabalho.

A Inteligência Artificial é um avanço tecnológico que veio para revolucionar o mundo, incluindo o mundo do marketing. Todos os dias são apresentadas novas ferramentas com IA incorporado que se pensava ser impossível nos dias de hoje. É uma ferramenta útil e precisa no que toca à automação de tarefas previsíveis e repetitivas, deixando os profissionais com mais tempo e atenção para tarefas em que é necessário imaginação e criatividade.
Use e abuse destas ferramentas que irão ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficiente e eficaz em tempo recorde.

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