10 Erros de SEO a evitar no seu website

Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta de Marketing Digital, essencial para um website aparecer no topo dos resultados de pesquisa, o que leva a um aumento do seu tráfego orgânico. Deste modo, saiba quais os erros de SEO a evitar no seu website.

SEO traduzido diretamente para Otimização de Motores de Pesquisa, é um método utilizado na área de Marketing Digital com o propósito de aumentar o tráfego orgânico para o website da sua empresa. Contudo, existem alguns erros de SEO a evitar no seu website, de modo a não prejudicá-lo.

A utilização desta ferramenta implica colocar em prática técnicas on-page e off-page como a produção de conteúdo, o investimento em keywords relevantes, a melhoria da taxa de cliques (CTR) . Porém, nem sempre essas técnicas são aplicadas da melhor forma e acabam por gerar problemas técnicos no website.

A importância de evitar erros de SEO

Atualmente, tem-se evidenciado um crescente investimento das empresas em estratégias de Inbound Marketing, em destaque, na criação de conteúdo. Esta estratégia é implementada com o objetivo de atrair utilizadores para o seu website, ao disponibilizar conteúdo relevante para os mesmos, e seguidamente, transformá-los em leads.

Para convencer utilizadores a visitar o seu website, é importante otimizá-lo o melhor possível, de forma a garantir um ranking superior nos resultados de pesquisa. Este processo de otimização passa aplicar estratégias de SEO, com a finalidade de identificar os erros que possui no seu website e seguidamente corrigi-los para garantir o melhor desempenho possível.

  • Conteúdo de baixa qualidade

    Manter o seu conteúdo atualizado e torná-lo relevante, informativo e atual para o seu público é uma forte componente da produção de conteúdo. A produção de conteúdo de baixa qualidade pode ser identificada como conteúdo duplicado ou conteúdo desatualizado.

    Ao produzir conteúdo duplicado, está a prejudicar o seu ranking visto que o Google prioriza a página que publicou primeiro esse conteúdo. Deste modo, é crucial ter em mente que este conteúdo tem que ser único e sem quaisquer cópias, de forma a garantir um melhor ranking nos resultados de pesquisa.

    O Google atribui maior ranking nos resultados de pesquisa consoante a qualidade do conteúdo publicado pelo website. Neste caso, mesmo que tenha publicado conteúdo de alta qualidade, é importante atualizá-lo com o propósito de otimizá-lo.

  • Escolha de palavras-chaves

    Este é um ponto fulcral para a otimização do seu website, pois faz com que o seu conteúdo seja encontrado por utilizadores que tenham interesse nos produtos/serviços. Ao realizar o processo de encontrar as keywords mais adequadas ao seu conteúdo é importante evitar: keywords genéricas que podem atrair audiências que não pretendem consumir o seu conteúdo: keywords amplas pela sua competitividade e keywords que em vez de trazer possíveis consumidores ao seu produto, só traz utilizadores à procura de informação gratuita.

    De forma a gerar o tráfego desejado, a estratégia indicada reside em investir em palavras-chave específicas que possibilitam uma subida rápida de rank e tráfego com maior qualidade. 

  • Urls mal construídos

    À primeira vista, o url não parece estar relacionado com SEO, contudo, urls mal construídos podem ser prejudiciais para o website da sua empresa. Ao criar um url, é necessário evitar urls com códigos, números, que não dêem qualquer informação sobre o conteúdo dessa página ou urls excessivamente longas. Deste modo, é importante criar um url que seja claro, perceptivo, breve e que tenha a palavra-chave, para melhorar o seu ranking nos motores de pesquisa e facilitar a navegação dos utilizadores no seu website.

  • Urls inválidos

    Alguns websites têm links de terceiros para direcionar o utilizador a complementar a informação para esse mesmo website. Porém, alguns desses links de terceiros estão mal e levam os seus utilizadores para uma página de erro 404, estes são conhecidos como links inválidos. Estes links são utilizados pelos bots de pesquisa para identificar a página que linkou e neste caso, sendo uma página inexistente, faz com que o seu website perca valor e autoridade.

Optimização para Motores de Pesquisa - SEO
  • Velocidade do website

    Ao longo dos anos, tem-se assistido a uma evolução exponencial da tecnologia, que se traduziu em uma performance superior de aplicações e websites. De acordo com a Kissmetrics, cerca de 40% dos utilizadores abandonam um website após 3 segundos de espera, o que indica que de hoje em dia, o desempenho de um website é altamente relevante para o crescimento do negócio.

    processo de otimizar a performance do seu website começa por analisar a sua rapidez. Fazer um teste de velocidade do Google, ajuda-lhe a ter uma perceção da velocidade de carregamento e a identificar oportunidades para melhorar a estrutura e código, que ajudam a tornar o seu website mais rápido.

  • Não ter títulos e meta description

    Encontram-se muitos casos onde é utilizado um título padrão para todas as páginas do website. Este erro pode ser fatal, não só para o SEO como em termos de partilha de informação, pois pode significar a existência de conteúdo duplicado.

    Ao escolher o título que vai utilizar, é importante ter em conta que esse título deve ser único, descritivo, utilizar uma palavra-chave principal e conter no máximo 65 caracteres. Relativamente à meta description, acaba por ser semelhante ao dos títulos, estas funcionam como uma pequeno resumo de 160 caracteres, com o objetivo de encorajar os utilizadores a visitar a página. Para atingir este propósito, é essencial que a meta description seja o mais única e persuasiva possível, e que introduza keywords relevantes, associadas ao conteúdo da página.

  • Sitemap mal desenhado

    Sitemap é um arquivo normalmente criado no formato .xml, com a finalidade de indicar a estrutura de um website, incluindo páginas indexadas, aos motores de busca. Assim sendo, é importante a criação deste arquivo e desenhar corretamente o mapa do seu website de modo a que os motores de pesquisa encontrem os seus URLs. Posteriormente, leva a que os motores de pesquisa entendam melhor a arquitetura do website e ajudem a obter rankings mais elevados.

  • Má experiência em dispositivos móveis

    O número de utilizadores de dispositivos móveis tem crescido significativamente ao longo dos últimos anos. Dados publicados pela Bareme Internet em 2020, revelam que a percentagem de portugueses com acesso à internet através de smartphone representa 66%. Desta forma, é fundamental que o seu website seja responsivo e otimizado para assegurar uma experiência positiva aos utilizadores. Antes de tudo, convém realizar um teste de compatibilidade para seguidamente assegurar que componentes como o conteúdo e design são apresentados corretamente em dispositivos móveis.

  • Repetição de palavras-chave excessivamente

    Foi referido anteriormente que utilizar palavras-chaves relevantes é fulcral para a otimização do seu website, por outro lado, o seu uso excessivo acaba por ter o efeito oposto. Este costume é conhecido como keyword stuffing e é classificado pelos motores de pesquisa como web spam. O que acaba por prejudicar a posição do website nos resultados de motores de pesquisa. Por forma, a evitar esta situação, é essencial que use linguagem fluída e o mais natural possível, procurando utilizar sinónimos e analogias no lugar de repetir palavras-chave.

  • Menosprezar o uso de Imagens

    Quando utilizadas da forma correta, as imagens têm a possibilidade de impactar positivamente não só o seu SEO como a experiência do utilizador. A colocação de imagens, para além de acrescentar uma componente visual à página, também pode ajudar os seus utilizadores a entenderem melhor o conteúdo do seu website. Quando pretender utilizar imagens, é essencial preencher o parâmetro alt text (descrição da imagem), de modo a facilitar a acessibilidade ao seu website e a indexação de conteúdo e evitar imagens que demorem muito tempo a carregar.

Concluindo, é essencial ter consciência de erros de seo em websites pois simbolizam um prejuízo para o seu ranking nos motores de pesquisa. Ao evitar e corrigir esses erros, acaba com um website otimizado e com menor perigo de ser penalizado no seu posicionamento.

Esta otimização acaba por gerar mais tráfego orgânico, que irá traduzir-se em leads e no crescimento do seu negócio. Se neste momento possui um website e encontra-se com dificuldades a otimizar o SEO, a Blue Bolt tem profissionais especializados para ajudá-lo.

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Categories: Estratégia, SEO, Website