10 Erros a evitar no seu website

erros a evitar no seu website para melhorar o marketing digital do seu e-commerce

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas para criar websites que permitem qualquer pessoa fazer. Na maioria das vezes, estes websites acabam por gerar alguns erros e podem vir a ter um impacto negativo. Descubra quais os principais erros a evitar no seu website.

No digital já existe uma grande quantidade e variedade de ferramentas orientadas para a criação de websites. Mas, quantidade e facilidade não são sinônimos de qualidade e por esta mesma razão, conheça quais são os erros a evitar no seu website. Devido a cometê-los, acaba por afastar quem o visita quando o objetivo é atrair novos visitantes. 

Existem várias razões para ter um website, até porque, é a porta de entrada para qualquer empresa ser vista no mundo digital e alcançar objetivos. Com um conjunto de estratégias de marketing digital, os websites podem ser encontrados com mais facilidade pelas pessoas certas, seja por meio pago ou orgânico. Quando a internet surgiu, criar um website era algo muito complexo e os recursos suportados resumiam-se a pequenas imagens, cores de fundo e gifs. Hoje, estas ferramentas estão mais avançadas e, pode ajudá-lo na tarefa de melhorar a usabilidade dos seus websites.

10 Erros a evitar no seu website 

Um erro no website pode significar a perda de diversas oportunidades, diminuindo o envolvimento e até mesmo o volume de vendas. Perante um público consumidor cada vez mais exigente em relação às experiências que consomem, é fundamental conhecer e saber como resolver os principais erros.

Sendo um dos canais mais importantes de qualquer estratégia de marketing digital, o seu website permite-lhe centralizar os seus conteúdos e informações mais importantes, facilitando a atração e conversão de leads. Este é o único canal de comunicação que a empresa tem controle e que é realmente seu. Por isso, é importante certificar-se de que não há qualquer tipo de erro no website. 

Porém, não basta criar uma página online e achar que os resultados virão automaticamente. É necessário desenvolver uma estrutura que suporte os acessos de um website bem planeado, e é nisso que muitos falham e acabam por não obter os resultados que imaginavam. Para ajudá-lo a desenvolver o website da sua empresa de maneira correta, mostraremos alguns dos erros mais comuns em websites. Se os evitar, aumenta consideravelmente as suas hipóteses de sucesso online.

  • Não ser responsivo

    Um website responsivo é um website que é desenvolvido para ser capaz de se adaptar a diferentes resoluções de tela. Por outras palavras, o layout e o conteúdo automaticamente ajustam-se para a resolução de um computador, de um tablet ou de um telemóvel.

    Grande parte dos utilizadores acedem à internet por dispositivos móveis. Por isso, o seu website tem de estar otimizado para funcionar corretamente nestes dispositivos. Desta maneira, assegura-se que todo o conteúdo seja apresentado corretamente para todos os dispositivos.

  • Botão de Apelo à Ação

    Um erro clássico que as empresas cometem na criação de um website é quando não colocam nenhum Call-To-Action (CTA), ou seja, um botão de apelo à ação. Este botão deve ser uma mensagem curta e clara, caso contrário pode não ser eficaz. Certifique-se que este botão tenha uma cor distinta em relação à cor da restante página para que obtenha um maior destaque do botão e, consequentemente, um maior número de cliques e conversões

  • Menu de Navegação

    Um dos aspetos mais importantes no desenvolvimento de um website é a forma como as pessoas descobrem rapidamente aquilo que estão à procura (informações sobre a empresa, produtos ou serviços, contactos). E, para tal, é necessário que a navegação não seja complicada ou pouco intuitiva, quanto mais simples, melhor. Os utilizadores deverão encontrar facilmente todos os conteúdos que estão à procura e ter acesso a todas as áreas do seu website.

  • Layout confuso

    Função e harmonia estética devem andar lado a lado. O seu website precisa de funcionar corretamente e proporcionar uma experiência agradável ao visitante. Porém, tudo isso deve estar alinhado também com a parte visual.

    Evite utilizar cores que não combinam com a identidade da empresa. Utilize as cores com inteligência, pois podem transmitir sensações e mensagens para o visitante da página. A partir do momento em que os seus utilizadores visitam o seu website, eles deverão reconhecer imediatamente com quem estão a interagir. Tenha isso em mente e mostre todos os elementos gráficos da sua empresa, uma vez que isso vai aumentar consideravelmente o branding da sua marca. 

    Isto pode significar incluir o logotipo da sua empresa no topo de cada página ou manter a identidade gráfica da sua marca em todas as áreas do site. Quanto mais consistente for o branding da sua marca, mais facilmente será reconhecida pelos seus clientes, contribuindo para um maior relacionamento com a sua empresa.

Criação e Gestão de Websites
  • Website Pesado e Lento

    O digital é um mundo que existe muitas opções e tudo acontece de maneira instantânea, nenhum usuário vai esperar muito tempo até que determinada página seja carregada. Simplesmente, o usuário vai sair e procurar a informação que deseja num outro website da concorrência. Assim, a solução é desenvolver um website leve e rápido ao carregar das páginas, evitando assim fotos muito pesadas ou vídeos que demoram a carregar.

    lentidão é um dos erros que a sua empresa deve evitar na criação de um website e que mais desespera os utilizadores. Atualmente, as pessoas gastam apenas cerca de 3 segundos ou menos para decidirem se querem sair ou permanecer num website. Esta pode ser a diferença entre visitar e comprar no seu website ou sair e comprar na concorrência. Certifique-se que o seu website é o mais leve, rápido e funcional possível para que as pessoas não desistam da respetiva visita/compra.

  • Não atualizar o website

    Ninguém gosta de encontrar sempre as mesmas coisas quando visita um website. O seu website é a sua montra virtual. O conteúdo deve ser atualizado para dar motivos aos utilizadores para regressarem. Por isso, produza conteúdo interessante e original para gerar novas visitas.

    Atualize a seção de notícias, adicione novas imagens e tenha o seu website sempre em movimento. Caso contrário, se o visitante observar que a última notícia foi colocada há 3 anos atrás, vai pensar que a empresa já não existe, ou que ficou parada no tempo.

  • Links mal direcionados

    O erro mais comum que encontramos nos websites são links que dão erros nas páginas. Quando os links são mal direcionados podem levar o seu público para uma viagem sem volta. Para que o seu website esteja isento deste tipo de links, faça verificações com regularidade.

  • Erros de escrita

    Evitar os erros de escrita é de extrema importância para a qualidade do website. Um erro ou outro é até compreensível, mas uma série de erros ortográficos expulsará qualquer leitor do seu website. O excesso de erros gramaticais também pode vir a causar uma desvalorização no seu conteúdo, que até pode ser interessante, mas passará por irrelevante. Para um melhor aproveitamento é necessário pensar primeiro no que vai escrever, optar pela simplicidade (evite o uso de palavras complexas e ideias confusas), priorizar a clareza, ter cuidado com a ortografia, peça opinião caso não esteja 100% seguro do que escreveu.

  • Não ter o Certificado SSL

    O HTTP é o protocolo padrão para a Internet e o HTTPS é quando se adiciona ao website uma camada de segurança adicional: o certificado Secure Socket Layer (SSL).

    A presença de um Certificado SSL é imprescindível no seu website. O certificado SSL é usado para estabelecer uma conexão segura entre um servidor e um navegador, protegendo os dados que podem ser roubados dos usuários que navegam na página.

  • Descrição do Website

    Um erro muito comum é não fornecer uma descrição clara do seu produto ou serviço. Se tem um negócio local, certifique-se que todas as pessoas sabem disso e, inclua a sua localização, o seu endereço e um mapa. Com isto, o visitante terá disponível toda a informação necessária sobre a sua empresa assim que entrar na homepage do seu website. E esta é também uma ótima maneira de melhorar o SEO do seu website.

Agora que já conhece todos os erros a evitar no seu website para ter sucesso, coloque-se no lugar do visitante. Entre no website como se fosse o visitante ou use outras pessoas que não estejam ligadas ao seu negócio para testar as reações de modo a verificar se os objetivos são atingidos.

Embora não seja um bicho de sete cabeças, é verdade que um erro no website pode prejudicar a experiência do visitante e gerar problemas para sua marca em diversos sentidos. Por isso, é fundamental contar com profissionais como a Blue Bolt que são capazes de diagnosticar e corrigir possíveis falhas nas suas páginas e o vai auxiliar a criar um bom website  que evidenciará a sua empresa no mundo digital.