10 Erros a evitar no seu website

10 Erros a evitar no seu website

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas para criar websites que permitem qualquer pessoa fazer. Na maioria das vezes, estes websites acabam por gerar alguns erros e podem vir a ter um impacto negativo. Descubra quais os principais erros a evitar no seu website.

No digital já existe uma grande quantidade e variedade de ferramentas orientadas para a criação de websites. Mas, quantidade e facilidade não são sinônimos de qualidade e por esta mesma razão, conheça quais são os erros a evitar no seu website. Devido a cometê-los, acaba por afastar quem o visita quando o objetivo é atrair novos visitantes. 

Existem várias razões para ter um website, até porque, é a porta de entrada para qualquer empresa ser vista no mundo digital e alcançar objetivos. Com um conjunto de estratégias de marketing digital, os websites podem ser encontrados com mais facilidade pelas pessoas certas, seja por meio pago ou orgânico. Quando a internet surgiu, criar um website era algo muito complexo e os recursos suportados resumiam-se a pequenas imagens, cores de fundo e gifs. Hoje, estas ferramentas estão mais avançadas e, pode ajudá-lo na tarefa de melhorar a usabilidade dos seus websites.

10 Erros a evitar no seu website 

Um erro no website pode significar a perda de diversas oportunidades, diminuindo o envolvimento e até mesmo o volume de vendas. Perante um público consumidor cada vez mais exigente em relação às experiências que consomem, é fundamental conhecer e saber como resolver os principais erros.

Sendo um dos canais mais importantes de qualquer estratégia de marketing digital, o seu website permite-lhe centralizar os seus conteúdos e informações mais importantes, facilitando a atração e conversão de leads. Este é o único canal de comunicação que a empresa tem controle e que é realmente seu. Por isso, é importante certificar-se de que não há qualquer tipo de erro no website. 

Porém, não basta criar uma página online e achar que os resultados virão automaticamente. É necessário desenvolver uma estrutura que suporte os acessos de um website bem planeado, e é nisso que muitos falham e acabam por não obter os resultados que imaginavam. Para ajudá-lo a desenvolver o website da sua empresa de maneira correta, mostraremos alguns dos erros mais comuns em websites. Se os evitar, aumenta consideravelmente as suas hipóteses de sucesso online.

Não ser responsivo

Um website responsivo é um website que é desenvolvido para ser capaz de se adaptar a diferentes resoluções de tela. Por outras palavras, o layout e o conteúdo automaticamente ajustam-se para a resolução de um computador, de um tablet ou de um telemóvel.

Grande parte dos utilizadores acedem à internet por dispositivos móveis. Por isso, o seu website tem de estar otimizado para funcionar corretamente nestes dispositivos. Desta maneira, assegura-se que todo o conteúdo seja apresentado corretamente para todos os dispositivos.

Botão de Apelo à Ação

Um erro clássico que as empresas cometem na criação de um website é quando não colocam nenhum Call-To-Action (CTA), ou seja, um botão de apelo à ação. Este botão deve ser uma mensagem curta e clara, caso contrário pode não ser eficaz. Certifique-se que este botão tenha uma cor distinta em relação à cor da restante página para que obtenha um maior destaque do botão e, consequentemente, um maior número de cliques e conversões

Menu de Navegação

Um dos aspetos mais importantes no desenvolvimento de um website é a forma como as pessoas descobrem rapidamente aquilo que estão à procura (informações sobre a empresa, produtos ou serviços, contactos). E, para tal, é necessário que a navegação não seja complicada ou pouco intuitiva, quanto mais simples, melhor. Os utilizadores deverão encontrar facilmente todos os conteúdos que estão à procura e ter acesso a todas as áreas do seu website.

Layout confuso

Função e harmonia estética devem andar lado a lado. O seu website precisa de funcionar corretamente e proporcionar uma experiência agradável ao visitante. Porém, tudo isso deve estar alinhado também com a parte visual.

Evite utilizar cores que não combinam com a identidade da empresa. Utilize as cores com inteligência, pois podem transmitir sensações e mensagens para o visitante da página. A partir do momento em que os seus utilizadores visitam o seu website, eles deverão reconhecer imediatamente com quem estão a interagir. Tenha isso em mente e mostre todos os elementos gráficos da sua empresa, uma vez que isso vai aumentar consideravelmente o branding da sua marca. 

Isto pode significar incluir o logotipo da sua empresa no topo de cada página ou manter a identidade gráfica da sua marca em todas as áreas do site. Quanto mais consistente for o branding da sua marca, mais facilmente será reconhecida pelos seus clientes, contribuindo para um maior relacionamento com a sua empresa.

Website Pesado e Lento

O digital é um mundo que existe muitas opções e tudo acontece de maneira instantânea, nenhum usuário vai esperar muito tempo até que determinada página seja carregada. Simplesmente, o usuário vai sair e procurar a informação que deseja num outro website da concorrência. Assim, a solução é desenvolver um website leve e rápido ao carregar das páginas, evitando assim fotos muito pesadas ou vídeos que demoram a carregar.

lentidão é um dos erros que a sua empresa deve evitar na criação de um website e que mais desespera os utilizadores. Atualmente, as pessoas gastam apenas cerca de 3 segundos ou menos para decidirem se querem sair ou permanecer num website. Esta pode ser a diferença entre visitar e comprar no seu website ou sair e comprar na concorrência. Certifique-se que o seu website é o mais leve, rápido e funcional possível para que as pessoas não desistam da respetiva visita/compra.

Não atualizar o website

Ninguém gosta de encontrar sempre as mesmas coisas quando visita um website. O seu website é a sua montra virtual. O conteúdo deve ser atualizado para dar motivos aos utilizadores para regressarem. Por isso, produza conteúdo interessante e original para gerar novas visitas.

Atualize a seção de notícias, adicione novas imagens e tenha o seu website sempre em movimento. Caso contrário, se o visitante observar que a última notícia foi colocada há 3 anos atrás, vai pensar que a empresa já não existe, ou que ficou parada no tempo.

Links mal direcionados

O erro mais comum que encontramos nos websites são links que dão erros nas páginas. Quando os links são mal direcionados podem levar o seu público para uma viagem sem volta. Para que o seu website esteja isento deste tipo de links, faça verificações com regularidade.

Erros de escrita

Evitar os erros de escrita é de extrema importância para a qualidade do website. Um erro ou outro é até compreensível, mas uma série de erros ortográficos expulsará qualquer leitor do seu website. O excesso de erros gramaticais também pode vir a causar uma desvalorização no seu conteúdo, que até pode ser interessante, mas passará por irrelevante. Para um melhor aproveitamento é necessário pensar primeiro no que vai escrever, optar pela simplicidade (evite o uso de palavras complexas e ideias confusas), priorizar a clareza, ter cuidado com a ortografia, peça opinião caso não esteja 100% seguro do que escreveu.

Não ter o Certificado SSL

O HTTP é o protocolo padrão para a Internet e o HTTPS é quando se adiciona ao website uma camada de segurança adicional: o certificado Secure Socket Layer (SSL).

A presença de um Certificado SSL é imprescindível no seu website. O certificado SSL é usado para estabelecer uma conexão segura entre um servidor e um navegador, protegendo os dados que podem ser roubados dos usuários que navegam na página.

Descrição do Website

Um erro muito comum é não fornecer uma descrição clara do seu produto ou serviço. Se tem um negócio local, certifique-se que todas as pessoas sabem disso e, inclua a sua localização, o seu endereço e um mapa. Com isto, o visitante terá disponível toda a informação necessária sobre a sua empresa assim que entrar na homepage do seu website. E esta é também uma ótima maneira de melhorar o SEO do seu website.

Agora que já conhece todos os erros a evitar no seu website para ter sucesso, coloque-se no lugar do visitante. Entre no website como se fosse o visitante ou use outras pessoas que não estejam ligadas ao seu negócio para testar as reações de modo a verificar se os objetivos são atingidos.

Embora não seja um bicho de sete cabeças, é verdade que um erro no website pode prejudicar a experiência do visitante e gerar problemas para sua marca em diversos sentidos. Por isso, é fundamental contar com profissionais como a Blue Bolt que são capazes de diagnosticar e corrigir possíveis falhas nas suas páginas e o vai auxiliar a criar um bom website  que evidenciará a sua empresa no mundo digital.