Qual a importância de ter o Certificado SSL no website?

Fique a saber qual a importância do certificado SSL no seu website

O número de pessoas com acesso à Internet, ultrapassou em 2019 mais de metade da população mundial. Estes números auxiliam o entendimento da importância de um ambiente digital seguro para os utilizadores. Para isso, é preciso ter o Certificado SSL no Website.

A presença de um Certificado SSL é imprescindível no seu website. A atualização da proteção de dados, em 2018, veio causar aos websites das empresas a necessidade de ter um Certificado SSL. Desta maneira, todos os websites que não contenham o certificado, são considerados como inseguros à navegação. Se deseja explorar um pouco mais sobre o que é ao certo o Certificado SSL, neste artigo iremos explicar o que é e qual a importância de ter o Certificado SSL no website.

Quando uma empresa, está presente no digital e que tenha em consideração a segurança dos seus utilizadores, é certo que já ouviu falar no tema, Certificado SSL (Secure Socket Layer). A utilização de um Certificado SSL irá permitir ao utilizador realizar uma navegação segura, pois muitos dos utilizadores que navegam em websites, não reparam se o mesmo tem ou não símbolo de “seguro” ou até mesmo a sigla HTTPS no URL. Desta forma, a Google privilegia os websites que contenham o Certificado SSL. 

O que é o Certificado SSL?

O Certificado SSL (Secure Socket Layer), cria uma ligação encriptada entre o utilizador e o servidor web a ser utilizado. Ou seja, qualquer utilizador que entre num website que contenha um certificado, é garantido que os seus dados estão a ser transmitidos e tratados de forma segura. Desta forma, a possibilidade de existir por exemplo, adulteração de dados ou até mesmo alguma ação de Hacker é nula.

Apesar de, os Certificados SSL serem falados no geral, existe ainda uma forte discrepância de preços entre eles. Os Certificados SSL, dependendo do site a ser atribuído, o preço pode variar entre os 17€ e os 280€. Esta discrepância de preços prende-se pelo facto do website necessitar de uma maior segurança ou controlo nas páginas que o utilizador vai navegar.

Importa salientar que o certificado é transmitido por entidades com o nome de CAs, mais propriamente Certificate Authorities. Apesar de existirem uma panóplia de CAs é aconselhável que tente obter o Certificado SSL através de uma entidade de renome. Desta forma, não corre o risco do certificado emitido passar pelos processos de validação. Em Portugal a Ptisp é uma das CAs com maior renome para atribuir o Certificado SSL.

Qual a importância de ter o Certificado SSL no website?

A existência de hackers e softwares maliciosos que tentam aceder à informação confidencial (dados bancários, contactos) dos utilizadores quando os mesmos navegam na Web, faz com que os utilizadores não estejam seguros na sua navegação. No entanto, se o seu website possuir um Certificado SSL, irá desta forma transmitir segurança e confiança aos seus utilizadores no tratamento dos seus dados e na navegação no seu website.

A utilização contínua do Certificado SSL no seu website, além de conseguir ficar bem visto aos “olhos do Google”, não sendo considerado um website inseguro, irá garantir e assegurar uma maior segurança e confiança aos seus utilizadores. 

No caso de sermos utilizadores, conseguimos observar se um website é seguro ou não para navegar, através do seu URL. O URL é o link do website que se encontra na barra de pesquisa. Caso na barra de pesquisa encontre um ícone com um cadeado e o próprio link contenha a sigla HTTPS, então neste caso o website é seguro para os utilizadores poderem navegar.

De forma acabar com as suas dúvidas, enaltecemos alguns fatores importantes para ativar o Certificado SSL no seu website:

  • Proteção de dados confidenciais

    Como já referido anteriormente, a segurança de dados dos utilizadores é a base do Certificado SSL. Qualquer troca de informação existente entre um servidor e o utilizador deve ser encriptada, ou seja, o acesso a dados confidenciais por parte de hackers torna-se mais difícil. 

    A encriptação e proteção dos dados é desta forma importante, pois quando existe uma troca de informação, os dados transmitidos passam por vários servidores e dispositivos até chegar ao destino final. 

    De forma a proteger os dados confidenciais dos utilizadores, a utilização do Certificado SSL irá então autenticar o seu website. Com o intuito de se proceder à verificação da identidade do website, o mesmo se submete a uma verificação realizada por uma entidade própria (CAs). Assim, um website ao conter um Certificado SSL, garante proteção aos dados confidenciais dos utilizadores.

  • Compras online com Segurança

    Se a sua empresa trabalha no website com vendas online, é imprescindível que garanta segurança aos seus utilizadores. A forma como disponibiliza o pagamento é fundamental para convencer o cliente a realizar uma compra. É de salientar que é quase nulo, o utilizador estar disponível para deixar os seus dados confidenciais num ambiente duvidoso.

  • Otimização SEO e Melhoria do Ranking na Google

    A otimização do SEO no website concretiza-se de forma bastante positiva ao serem utilizadas várias estratégias . Sendo uma das estratégias a utilização do Certificado SSL, com o intuito de tornar o website seguro para os utilizadores navegarem.

    A presença do Certificado SSL, é um dos fatores que o algoritmo do Google tem em conta, para definir o ranqueamento. Desta forma, além de aumentar a notoriedade do seu website, ao possuir Certificado SSL aumentará também a segurança que o seu website transmite aos utilizadores. O que fará posteriormente o seu website subir no ranking da google, tendo como consequência a subida para o topo da página de resultados orgânicos.

    Assim, ao ter o Certificado SSL não fornecerá apenas uma melhor “experiência” aos seus utilizadores, mas também retorno para a sua empresa. Se os utilizadores se sentirem seguros ao navegar no seu website, a probabilidade de efetuarem transações aumenta.

Todas as empresas que desejam ter website, têm que ter em consideração que têm que proteger o seu próprio website, ainda mais se for um website que trabalhe, por exemplo, com transações bancárias, como é o caso dos bancos. Relativamente aos utilizadores, os mesmos têm que ter muito cuidado também, pois ao navegarem e realizarem ações em websites que não tenham o Certificado SSL, arriscam-se a que os seus dados sejam hackeados/roubados. 

Em suma, todos estes fatores em conjunto referidos representam um maior nível de confiança entre a empresa e o utilizador. Desta maneira, fornece assim a máxima segurança possível, para que se possa garantir uma experiência positiva ao utilizador.