Dicas de SEO para Blog

Estar no topo na página dos resultados é o que qualquer empresa deseja. Fique com algumas dicas de SEO

Criar artigos que gerem tráfego para o blog é a sua maior dificuldade? Sabia que uma estratégia de SEO é importante para o crescimento do seu blog? Descubra neste artigo algumas dicas de SEO para blog.

A existência dos motores de pesquisa do Google vieram, de certa forma, transformar a procura do utilizador no Google bastante simples, fornecendo-lhe o conteúdo mais relevante. Uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO) irá ajudar a otimizar os artigos do seu blog de forma orgânica e muito simples. Neste artigo disponibilizámos algumas dicas de SEO para Blog, que o irão ajudar a ter uma maior qualidade na construção dos artigos.

O SEO é então, uma estratégia necessária para que consiga, que o seu blog seja considerado relevante para o algoritmo do Google. É de extrema importância saber como usar o SEO nos artigos para o Blog.

Dicas de SEO para ajudar a crescer o blog

Uma estratégia de SEO irá ajudá-lo a colocar em prática o seu conhecimento sobre determinado tema e torná-lo num “Ás” dos Blogs. O fator qualidade no conteúdo é bastante importante, mas além desse fator, existem outros elementos básicos que o irão ajudar a crescer. Aqui ficam algumas dicas para melhorar os seus artigos:

  • Título do artigo

     

    O título é dos fatores mais importantes para o Google, é neste fator que o utilizador faz a sua primeira impressão ao artigo. É através do título, que o utilizador define se deve ou não entrar no teu blog, por isso tem que ser algo chamativo, e acima de tudo objetivo. Por norma, os títulos devem ter entre 55 a 70 caracteres, e não devem ter menos que 30 caracteres.

  • Meta de Descrição

    A meta de descrição é basicamente o resumo do conteúdo que iremos abordar no artigo. Uma boa meta de descrição não deve ter mais que 140 caracteres e deve ser atrativa o suficiente para levar o utilizador a clicar no link.

    É muito importante a utilização das palavras-chave na meta de descrição, não a repetindo, pois pode ser interpretado pelo Google como uma tentativa de manipulação da informação.

Optimização para Motores de Pesquisa - SEO
  • Palavras-Chave

    A utilização de palavras-chave é essencial para o melhoramento do seu artigo. Apesar de pensar que a utilização repetitiva das palavras-chave no conteúdo do seu artigo irá melhorar esse mesmo conteúdo, está errado. Desde a atualização do algoritmo do Google, que esta estratégia de repetição, deixou de ter sucesso. Por vezes, é preferível a utilização de variações (palavras bastante semelhantes, às palavras-chave), de modo a que não haja uma repetição da palavra-chave.

    É verdade que deve ao longo do seu artigo utilizar as palavras-chave, mas nunca de forma excessiva. As palavras-chave devem então ser utilizadas no título do artigo, no primeiro parágrafo e em pelo menos um dos subtítulos.

  • Utilização de URL curtos

    Os URL são de extrema importância no que toca a estratégias de SEO. O Google consegue interpretar mais facilmente um URL curto, em vez de um que seja mais longo. Sempre que possível utilize um URL curto, objetivo e que contenha as palavras-chave. O URL será então simples, sendo preferível a utilização de hífens para separar as palavras, e evitar letras maiúsculas e números.

  • Tags de Cabeçalho

    A sua existência é essencial, no sentido que permite não só organizar a informação do seu artigo, mas principalmente ajudar o motor de pesquisa na interpretação do conteúdo do seu artigo. As tags de cabeçalho funcionam como se fosse uma hierarquia.

    A hierarquia começa no título, onde lhe é atribuído o H1, de seguida existem os subtítulos H2, H3, podendo haver o número de subtítulo que desejas. Um artigo não pode ter mais que um H1. A utilização das palavras-chave no título H1 e nos subtítulos H2, H3, bem como nos restantes.

  • Qualidade do conteúdo do artigo

    Obviamente, que o fator qualidade tinha que estar presente. O motor de pesquisa do Google dá relevância e preferência à qualidade do conteúdo do artigo que após analisada, tenha relação com a pesquisa efetuada pelo utilizador. A qualidade dos seus artigos tem muito a ver com a organização e exposição da informação no artigo, ou seja, é importante a utilização de itálicos, negritos ou até mesmo de sublinhados, para destacar partes importantes do artigo.

    A organização do artigo irá influenciar a qualidade do teu artigo, e desta forma, é importante utilizar texto em “modo lista”, com pontos, para sintetizar a organização da informação.

  • Links Internos e Externos

    A utilização de links internos, para outros artigos do seu blog, também é outra forma de melhorar a qualidade do artigo. Os links externos, somente são usados com fontes seguras e que acrescentem valor e qualidade ao teu artigo, bem como relevância à pesquisa do leitor.

Desta forma, estes inúmeros fatores que o irão ajudar a melhorar os artigos também podem ser auxiliados através de imagens nos artigos, que facilitam a leitura do utilizador, não provocando o cansaço. Os artigos de blog, tanto podem ser grandes ou pequenos. Ainda assim, um estudo realizado pelo blog Moz, concluiu que artigos que contenham 3 000 a 10 000 palavras conseguem o dobro das partilhas nas redes sociais.

Se começou agora com a criação de artigos para o seu blog, ou se está a ponderar criar um, é importante saber que estas dicas além de serem simples são bastante eficazes, como a estratégia de SEO para artigos de blog. Para um blog recém criado, é bastante eficiente para o aumento de visualização, a publicação frequente de artigos. Não pense que será tudo fácil à primeira tentativa, mas nunca se esqueça que com muito esforço consegue alcançar os seus objetivos.

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Categories: Estratégia, SEO, Website