Como tornar o website forte aos olhos do Google?

Ter um website forte aos olhos do Google não é tarefa fácil. Descubra como estar no topo das páginas de resultados

As marcas, por vezes, questionam-se sobre o porquê de não aparecerem na primeira página de pesquisa. Neste artigo iremos explicar como ter um website forte aos olhos do Google.

No dia-a-dia deparamo-nos com uma enorme variedade de informação presente na Web. Ao pesquisarmos por um tema, iremos encontrar páginas e páginas no motor de pesquisa sobre o tema pretendido. Se tiver dúvidas, acerca como funciona este motor de pesquisa, vamos simplificar como conseguir ter o seu website forte aos olhos do Google.

Quando uma empresa está presente no digital, é bastante provável que já tenha ouvido falar no termo Search Engine Optimization (SEO), que em português significa otimização para motores de pesquisa. SEO abrange uma panóplia de estratégias de marketing, que irão ajudar na otimização do seu website para o motor de pesquisa.

Estratégias para fortalecer o conteúdo do website 

Existem inúmeras formas de se escrever um artigo, todas elas corretas, sendo que umas são mais eficazes que outras. É de salientar que, caso tenha alguma dúvida sobre como criar e gerir um website, poderá ver o nosso artigo que escrevemos para o elucidar da importância de ter um website da sua empresa.

Com o intuito de responder às suas dúvidas, compilamos algumas estratégias para impulsionar o conteúdo do seu website no motor de pesquisa Google para que consiga aparecer no topo da página de pesquisa, de forma orgânica.

  • Endereço URL e Palavras-chave

  • Links Internos e Externos

  • Conteúdo do Texto

  • Imagens entre os textos

  • Palavras-chave nas Imagens

  • Tamanho do texto
Endereço URL e Palavras-chave

O endereço URL é muito importante para o usuário, pois auxilia o mesmo a perceber o conteúdo fulcral do website. E de certa forma posiciona a sua página de acordo com as palavras-chave incluídas no endereço URL.

A utilização de palavras-chave é bastante fulcral, no sentido em que o seu website será exibido no motor de pesquisa, nas páginas que contêm a palavra-chave pesquisada. Desta forma, é necessário ter-se em consideração a importância da utilização da palavra-chave ao longo do conteúdo, mas nunca de forma repetitiva.

Links Internos e Externos

Parecendo que não, a opção de utilizar links internos e externos é bastante pertinente. É importante frisar que os conteúdos presentes no website deverão conter cerca de 2 links internos, que irão direcionar o utilizador para outros conteúdos presentes no seu website. Assim conseguirá direcionar o utilizador a aprofundar mais acerca do conteúdo pesquisado, para outras das suas páginas do website.

Relativamente aos links externos, a sua utilização é bastante positiva aos “olhos do Google”, no sentido em que ao utilizar um link externo que direcione o utilizador do seu website para outro website com o mesmo conteúdo. Assim, demonstra que está a permitir ao utilizador explorar um pouco mais sobre o conteúdo pesquisado.

Conteúdo do Texto

Efetivamente, ao escrever-se um artigo para o website da sua empresa, o conteúdo presente no texto é primordial para que o Google perceba qual o conteúdo que é mais ou menos relevante para o leitor. Têm que ter em conta que o leitor terá que conseguir ler o artigo de uma forma fácil.

É de salientar que o uso de subtítulos, numeração e negritos são formas de tornar a leitura mais fácil para o leitor. Para além de dar outra forma ao conteúdo, auxilia o Google a perceber qual o conteúdo mais relevante.

Imagens entre os textos

Durante a leitura poderá existir um certo cansaço por parte do utilizador, e como solução a este problema, a utilização de imagens entre os textos é bastante eficaz. As imagens além de tornarem o conteúdo mais interessante e facilitar a leitura, irá também transformar o seu conteúdo relevante.

Palavras-chave nas Imagens

Uma das razões para a utilização de imagens no seu website, é o facto de nos dar à disposição de colocar mais uma vez as palavras-chave, que serão relevantes para a otimização do website. Desta forma, optar por dispor das palavras-chave, como nome das imagens, irá então auxiliar a relevância do conteúdo do seu website aos “olhos do Google”.

Tamanho do texto

Apesar de, ao navegarmos na web encontrarmos artigos grandes, artigos pequenos e ambos estarem nos 1ºs resultados. Na verdade, vários estudos como o estudo entre o Buzzsumo e a Moz, confirmam que conteúdos grandes e com um bom grau de relevância, obtêm melhores resultados no topo das pesquisas.

Efetivamente, nem todos os seus artigos terão que ser grandes para o Google. Mas sim serem esclarecedores o suficiente para responderem às dúvidas do utilizador. Tenha em mente que para além de estar a escrever para o motor de pesquisa tem de escrever para o leitor que vai ler o artigo, de modo a tirar as dúvidas que tenha sobre a temática que pesquisou.

Estes são os passos fulcrais de como tornar o website forte aos olhos do Google. Não se esqueça, a qualidade do conteúdo é também muito importante para os motores de pesquisa. Sendo que o Google dá prioridade e relevância ao conteúdo que após ser analisado, seja o máximo esclarecedor possível para o usuário. 

Se considera que após a leitura deste artigo, necessita de algum esclarecimento de dúvidas, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha sempre em mente, que a otimização do seu website é fulcral para o bom desempenho do seu negócio.