Quer potenciar o seu negócio, mas não sabe como? Saiba neste artigo que a estratégia de performance a longo prazo é a solução.
Num mercado tão competitivo e em constante mutação, é importante para o sucesso do seu negócio investir em estratégias de Marketing. Torna-se essencial adotar um plano de Marketing para que a sua empresa consiga se diferenciar dos seus concorrentes, ou seja, mostrar algo que nenhum outro é capaz de oferecer. Espreite este artigo e saiba como é que uma estratégia de performance a longo prazo pode ser útil para que o seu negócio cresça.
O Marketing é um dos pilares fundamentais das empresas. Contudo, é necessário não deixar planos importantes para o futuro. Planear trabalhos a longo prazo permite que a empresa consiga melhores retornos e não perca competitividade em relação à concorrência. Desta forma, o Marketing e a Estratégia andam lado a lado.
Marketing Estratégico
O Marketing estratégico consiste na pesquisa, desenvolvimento e implementação de ações nas empresas de forma a alcançar resultados a curto, médio e a longo prazo. Para isso, é vital criar um plano de marketing onde se definem estratégias que permitem alcançar os resultados pretendidos. Também, determinam-se os recursos necessários e as alternativas para lidar com possíveis falhas. Todas as estratégias devem girar em torno do principal objetivo do seu negócio. Sem um plano definido, não é possível saber quais os resultados obtidos e o que é necessário ajustar para alcançar as metas estabelecidas.
Passos para Definir uma Estratégia de Performance:
Notoriedade
Dar a conhecer a quem não conhece
Engagement
Criar uma relação com quem já conhece
Consideração
Considerar quem está interessado
Conversão
Fazer com que quem considerou se converta. Por exemplo, quem considerou uma compra acaba por comprar
Estratégia a longo prazo
Num plano de marketing podem definir-se vários prazos para as estratégias. Todos eles são importantes sendo que, sem um planeamento a longo prazo, os resultados do seu negócio podem estagnar ou decrescer. Uma estratégia a longo prazo define a missão, os valores, a visão e o posicionamento do seu negócio.
Antes de iniciar uma estratégia é recomendado que a empresa realize uma análise SWOT avaliando:
S– Forças (Strengths)
W– Fraquezas (Weaknesses)
O– Oportunidades (Opportunities)
T– Ameaças (Threats)
Definir uma estratégia a longo prazo permite que se alcance os objetivos pretendidos.
Checklist para definir uma estratégia a longo prazo
1- Conhecer: a área de negócio, fazer um benchmarking, perceber onde se enquadra a empresa. Depois disso, cria-se uma estratégia de acordo com a posição da empresa no mercado.
2- Definir: um posicionamento, uma proposta de valor e princípios estratégicos. Também é importante definir um cronograma de ações para todo o ano, consoante os objetivos a cumprir.
3- Criar: um plano de marketing com cronograma por canal e KPIs (indicadores-chave de desempenho). O plano deve ser simples com objetivos específicos e realista.
Medição de Resultados
Os resultados não são imediatos. A definição de uma estratégia a longo prazo carece de uma monitorização dos resultados a curto prazo. Estes devem ser medidos semanalmente ou conforme o necessário. Só observando os resultados é que é possível ajustar as campanhas e potenciar a sua empresa.
Compreender a importância de uma estratégia de performance a longo prazo irá potenciar as suas campanhas e o seu negócio. O Marketing Estratégico torna-se fundamental para alcançar resultados a médio e a longo prazo.
Necessita de ajuda? Contacte a Blue Bolt que possui profissionais qualificados capazes de o ajudar.