Quer potenciar o seu negócio, mas não sabe como? Saiba neste artigo que a estratégia de performance a longo prazo é a solução.
Num mercado tão competitivo e em constante mutação, é importante para o sucesso do seu negócio investir em estratégias de Marketing. Torna-se essencial adotar um plano de Marketing para que a sua empresa consiga se diferenciar dos seus concorrentes, ou seja, mostrar algo que nenhum outro é capaz de oferecer. Espreite este artigo e saiba como é que uma estratégia de performance a longo prazo pode ser útil para que o seu negócio cresça.
O Marketing é um dos pilares fundamentais das empresas. Contudo, é necessário não deixar planos importantes para o futuro. Planear trabalhos a longo prazo permite que a empresa consiga melhores retornos e não perca competitividade em relação à concorrência. Desta forma, o Marketing e a Estratégia andam lado a lado.
Marketing Estratégico
O Marketing estratégico consiste na pesquisa, desenvolvimento e implementação de ações nas empresas de forma a alcançar resultados a curto, médio e a longo prazo. Para isso, é vital criar um plano de marketing onde se definem estratégias que permitem alcançar os resultados pretendidos. Também, determinam-se os recursos necessários e as alternativas para lidar com possíveis falhas. Todas as estratégias devem girar em torno do principal objetivo do seu negócio. Sem um plano definido, não é possível saber quais os resultados obtidos e o que é necessário ajustar para alcançar as metas estabelecidas.
Passos para Definir uma Estratégia de Performance:
Estratégia a longo prazo
Num plano de marketing podem definir-se vários prazos para as estratégias. Todos eles são importantes sendo que, sem um planeamento a longo prazo, os resultados do seu negócio podem estagnar ou decrescer. Uma estratégia a longo prazo define a missão, os valores, a visão e o posicionamento do seu negócio.
Antes de iniciar uma estratégia é recomendado que a empresa realize uma análise SWOT avaliando:
S– Forças (Strengths)
W– Fraquezas (Weaknesses)
O– Oportunidades (Opportunities)
T– Ameaças (Threats)
Definir uma estratégia a longo prazo permite que se alcance os objetivos pretendidos.
Checklist para definir uma estratégia a longo prazo
1- Conhecer: a área de negócio, fazer um benchmarking, perceber onde se enquadra a empresa. Depois disso, cria-se uma estratégia de acordo com a posição da empresa no mercado.
2- Definir: um posicionamento, uma proposta de valor e princípios estratégicos. Também é importante definir um cronograma de ações para todo o ano, consoante os objetivos a cumprir.
3- Criar: um plano de marketing com cronograma por canal e KPIs (indicadores-chave de desempenho). O plano deve ser simples com objetivos específicos e realista.
Medição de Resultados
Os resultados não são imediatos. A definição de uma estratégia a longo prazo carece de uma monitorização dos resultados a curto prazo. Estes devem ser medidos semanalmente ou conforme o necessário. Só observando os resultados é que é possível ajustar as campanhas e potenciar a sua empresa.
Compreender a importância de uma estratégia de performance a longo prazo irá potenciar as suas campanhas e o seu negócio. O Marketing Estratégico torna-se fundamental para alcançar resultados a médio e a longo prazo.
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