Vídeo Marketing: Como pode utilizar para vencer no Digital

Vídeo Marketing como pode utilizar na sua estratégia de marketing para vencer no digital

O vídeo marketing é a utilização de vídeo para atingir o público desejado e promover os serviços ou produtos da sua empresa. Descubra o que precisa saber para o vídeo marketing como pode utilizar na sua empresa para vencer no digital.

O vídeo marketing é uma ferramenta que pode ajudar a promover e vender qualquer produto no digital. É uma ótima maneira de construir relacionamentos com os seus clientes na era digital da comunicação. Dessa forma, descubra os benefícios do vídeo marketing e como pode tirar partido deste formato para a sua empresa vencer no digital.

O vídeo tornou-se uma ferramenta de marketing digital essencial para as empresas e profissionais desta área, visto que 66% da população portuguesa revelou ver vídeos na internet em 2020. Logo, a tendência na preferência de vídeo, em vez de texto, apresenta uma oportunidade de conectar-se com os seus clientes de forma mais eficaz.

O que é o Vídeo Marketing?

O vídeo marketing é a utilização de vídeos para comercializar os produtos ou serviços da sua empresa. O vídeo marketing pode ser usado para tudo, desde a construção de relacionamento com o cliente até a promoção dos seus serviços ou produtos. Além disso, o vídeo marketing pode servir como um meio para apresentar conteúdos mais diversificados, tal como: tutoriais, promover depoimentos de clientes, transmitir eventos ao vivo e entregar conteúdo de entretenimento.

A utilização de vídeo como parte do marketing está a ganhar força em empresas de todos os tamanhos, incluindo empreendedores e pequenas empresas. Por conta dos diferentes tipos de vídeo marketing existentes, os profissionais de marketing têm muitas opções quando se trata de como usar este conteúdo.

Segundo uma pesquisa da Wyzowl realizada em 2020, o número de empresas que recorrem a vídeos como ferramenta de marketing aumentou 41% desde 2016. A crescente popularidade do vídeo marketing apresenta uma oportunidade única para a sua marca alcançar o seu público-alvo, criar reconhecimento e comercializar a sua empresa ou serviço. Ao fazer vídeos de qualidade e se envolver com os espectadores nas redes sociais, será capaz de desenvolver a sua marca com eficácia ao longo do tempo.

O Poder dos Vídeos no Digital

A utilização de conteúdo de vídeo no marketing digital está a tornar-se cada vez mais popular entre as empresas, na medida em que estas percebem o poder que o vídeo tem para transmitir a sua mensagem, e por conseguinte alcançar o público-alvo. Por outras palavras, a empresa que opta pelo meio de vídeo para passar as suas mensagens têm a capacidade de contar histórias que envolvem os clientes.

De acordo com um estudo realizado pelo Hootsuite em conjunto com a We Are Social, em janeiro de 2021, os portugueses passam 7 horas e 20 minutos diariamente na internet, e assistem em média 16 horas de vídeo online por semana, um aumento de 52% em relação aos últimos 2 anos.

A importância do conteúdo de vídeo está a aumentar rapidamente e é particularmente prevalente no marketing das redes sociais. Segundo o estudo Os Portugueses e as Redes Socais, 88.9% dos utilizadores assistem a vídeos nas redes sociais, e dois em cada três utilizadores que assistem a vídeos partilham nas suas redes sociais.

Os vídeos são uma ótima maneira de enviar mensagens pois possuem maior alcance orgânico nas redes sociais, gerando 12 vezes mais partilhas do que as publicações nos formatos de imagens e textos. Clipes curtos podem fornecer informações rápidas, enquanto vídeos mais longos podem fornecer mensagens estendidas de conteúdos mais complexos.

O conteúdo de vídeo agora é uma parte integrante das estratégias de marketing e, quando aplicada corretamente, pode alcançar resultados mais rapidamente do que através de uma imagem. Por isso, não é de estranhar que 79% dos profissionais de marketing considerem ter sucesso com o vídeo marketing.

O estudo realizado pela Wyzowl em 2021 revelou que 94% dos profissionais de marketing afirmam que o vídeo tem ajudado a aumentar a compreensão dos consumidores sobre o produto ou serviço que representam, e que 84% dos consumidores já compraram um produto ou serviço depois de ver um vídeo.

Vídeo Marketing: Como pode utilizar para vencer no Digital

O vídeo é uma ferramenta de comunicação visual que pode ser adaptada para atender a qualquer público e transmitir qualquer mensagem. Assim sendo, o vídeo é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de se comunicar com o seu público. Fique a conhecer 6 benefícios do Vídeo Marketing como pode utilizar nas sua estratégia digital:

  • Maior engagement com o público

    Independente da rede social, partilhar a sua mensagem por meio de vídeo é fácil e rápido. De acordo com o Affde Marketing, Publicações nas redes socais que contêm vídeo têm 48% mais visualizações do que aquelas que não contêm.

  • Melhora o SEO do website

    O vídeo pode ajudar a melhorar a classificação do seu website nas páginas de resultados dos motores de pesquisa. Os vídeos de marketing podem facilmente chegar à 1ª página dos resultados de pesquisa, permitindo que obtenha mais visualizações, pois o Google passou a dar mais destaques aos vídeos nos resultados de pesquisa na plataforma.

  • Aumenta a taxa de conversão de vendas

    Os clientes são mais propensos a comprar algo a assistir a anúncios online do que a lê-los. Isso porque os vídeos podem chamar a sua atenção em segundos, fornecendo mensagens úteis de uma forma mais significativa. Além disso, os vídeos contêm imagens nas quais o espectador pode visualizar o produto enquanto aprende sobre ele. Desta maneira, produzir conteúdos em vídeo ajuda a persuadir o seu público a comprar o seu produto ou serviço.

  • Fáceis de consumir

    As pessoas não têm tempo para ler descrições detalhadas de produtos e serviços e preferem ver uma demonstração do produto. Os vídeos oferecem a oportunidade de explicar e demonstrar totalmente o seu produto ou serviço de uma forma mais informativa e fácil de consumir do que longas descrições de texto. Lembre-se de ser criativo com o seu vídeo e encontrar uma maneira divertida de transmitir a sua mensagem ou informação de uma forma que cative o público.

  • Explica conceitos complexos com mais facilidade

    Os vídeos são uma boa maneira de explicar conceitos difíceis mais rapidamente ao público. Isso porque os vídeos são capazes de reunir, em um só lugar, elementos visuais, gráficos e sonoros. Assim, torna-se mais fácil explicar conceitos mais complexos ou mostrar os detalhes de um produto em um vídeo do que descrever num texto.

  • Viraliza com facilidade

    As pessoas compartilham conteúdos divertidos e interessantes nas redes sociais, e os vídeos estão entre os formatos com mais compartilhamentos. Hoje em dia, um vídeo bem-feito e que cative o seu público-alvo, pode tornar-se viral por meio do compartilhamento nas redes sociais.

Tipos de Vídeo Marketing

Os profissionais de marketing utilizam diferentes tipos de vídeos para diferentes objetivos, pois a maneira como os vídeos afetam o marketing e os retornos de vendas depende principalmente dos tipos de conteúdo de vídeo e da estratégia adotada por uma empresa. Assim, com os inúmeros tipos de vídeo disponíveis, é possível dirigir-se a praticamente qualquer pessoa. Para ajudá-lo no processo de criação de um vídeo para a sua empresa, reunimos os 10 tipos de vídeo marketing no mercado:

  • Vídeo Institucional: é um vídeo produzido profissionalmente, criado para divulgar uma empresa, produto ou serviço, a fim de envolver os clientes e expandir os negócios. O objetivo principal deste tipo de vídeo é apresentar a empresa e o seu posicionamento para o mercado, com o intuito de fortalecer o seu branding e gerar reconhecimento.
  • Vídeo Marketing Pessoal: têm como objetivo fortalecer a imagem e a reputação de um profissional por meio da promoção pessoal. Em vez de promover uma empresa ou serviço, o intuito do vídeo marketing pessoal é revigorar o nome e a imagem de um profissional para atrair maior atenção e influenciar outras pessoas, tornando-se uma referência.
  • Vídeo Comercial: é um tipo de conteúdo que ajuda as empresas na promoção de produtos ou serviços. O objetivo do vídeo comercial é aumentar a conscientização, mostrar um produto aos consumidores, como ele funciona e os seus benefícios, de forma a direcionar o público para a venda.
  • Vídeo Educativo: têm como objetivo educar o público sobre algum problema específico que estão a enfrentar ou tópicos relevantes que possam ter interesse. Os vídeos educativos são uma maneira rápida e simples dos seus clientes em potencial obterem informações valiosas. O vídeo estimula a memória e a compreensão, e é facilmente disseminado por meio de mecanismos de pesquisa e nas redes sociais.
  • Vídeos explicativos: Este tipo de vídeo é utilizado para ajudar o seu público a entender melhor por que precisa do seu produto ou serviço. Se a sua empresa oferece um serviço ou bem que não é compreendido facilmente, um vídeo explicativo na sua página inicial pode ser útil e fazer toda a diferença para o público entender.
  • Vlog: facilita o seu público a desfrutar de uma experiência personalizada da sua marca, pois permite que os espectadores vejam as suas operações de negócios e bastidores. É algo que o público nem sempre consegue ver, por isso adiciona um toque especial e mais próximo à experiência.
  • Demonstração de Produtos: visa mostrar como o produto funciona. Este tipo de vídeo diferencia-se de um vídeo explicativo porque não está a explicar como o produto funciona, mas sim a mostrar os seus recursos e vantagens.
  • Vídeos Animados: ajuda uma marca a transmitir uma mensagem simples ou explicar conceitos complexos de uma forma visualmente atraente. A animação é muito versátil e pode ser incluída na sua estratégia de marketing de várias maneiras, desde mostrar como um produto funciona ou conceitos complexos que necessitam de recursos visuais para serem compreendidos.
  • Diretos: este tipo de vídeo está a mudar a forma como as marcas interagem com o seu público. Uma estratégia de transmissões ao vivo envolve os espectadores de maneiras imediatas e autênticas que outros formatos das redes sociais. Atualmente, as empresas recorrem ao direto para cobrir um evento, mostrar os bastidores, entrevistar especialistas, fazer anúncios e até mesmo promover novos produtos.
  • Vídeo Cases: Uma maneira de atrair novos clientes é fazer com que os seus clientes vendam a sua marca através da partilha do seu feedback. Os video cases contam uma história sobre um determinado produto ou serviço através de um cliente real, para que o espectador seja capaz de determinar se ele também pode beneficiar do que está a vender. Quando o público percebe como os seus clientes estão entusiasmados e apaixonados por um serviço ou produto da sua empresa, estes imaginam que terão a mesma experiência e, assim, traz mais credibilidade e confiança na sua empresa.

Vídeo Marketing: Como pode utilizar para vencer no Digital da sua empresa é uma estratégia essencial para quem deseja elevar os negócios e aumentar o seu reconhecimento no digital. É importante compreender que os vídeos tornaram-se uma parte crucial em todas as estratégias de marketing, e tem como objetivo final despertar o interesse do público e influenciar decisões.

Com os avanços da tecnologia, criar vídeos de marketing tornou-se mais fácil e acessível a todos. Só é necessário concentrar-se nos seus objetivos e no público certo para obter o melhor resultado. Caso ainda tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.