Qual o número de caracteres numa publicação no Facebook?

Será que há um número ideal de caracteres para uma publicação do Facebook? Esta é uma dúvida bastante comum quando queremos fazer um post numa rede social. Descubra a resposta neste artigo

O Facebook é uma das redes socais mais versáteis e populares. Se usa esta rede social, é provável que já se tenha perguntado qual o número ideal de caracteres numa publicação do Facebook?

Antes de começar a fazer um plano, é importante perceber que cada rede social tem as suas próprias técnicas que ajudam a aumentar as interações. Neste artigo, iremos centrar as nossas atenções no Facebook. Esta rede social é versátil e permite fazer diversos tipos de publicações. Qual é o número de caracteres numa publicação do Facebook?

As redes sociais têm um papel cada vez mais importantes no crescimento e no aumento da visibilidade de uma empresa. Criar apenas uma página nas redes sociais não é o suficiente. É necessário muito mais que isso, porque se for para ter uma página desatualizada e sem conteúdo mais vale não estar presente nas redes sociais. Para tal, é imprescindível ter uma estratégia de comunicação delineada com conteúdo adequado e atrativo para garantir que o público seja conquistado a longo prazo.

Encontre o meio termo para as publicações

Embora o Facebook tenha arranjado formas de se reinventar ao longo dos tempos, promover uma publicação nesta rede social já não é tão fácil como era no passado. Além disso, existem milhares de páginas de empresas, o que leva ao aumento da concorrência e a necessidade de se marcar pela diferença.  

No momento de fazer uma publicação no Facebook, é imprescindível arranjar um meio termo: nem demasiado texto para não provocar desinteresse e/ou atingir o limite de caracteres, nem demasiado curto que acaba por ser esquecido.

De acordo com alguns estudos estatísticos sobre quantos caracteres deve ter uma publicação no Facebook chega-se à conclusão que:

  • Segundo a TrackSocial, textos que tenham menos de 250 caracteres aumentam as probabilidades de clicar em 60%.
  • De acordo com a Marketing Profs, publicações com 40 caracteres ou menos representam mais 86% de interações, comparativamente a publicações com mais caracteres.
  • Já um estudo de Jeff Bullas apurou que publicações com 80 caracteres ou menos representam 88% das interações.
Mas afinal, qual o número ideal de caracteres?

Se após observar os resultados dos estudos ainda tem algumas dúvidas em relação a quantos caracteres deve ter uma publicação no Facebook, a Blue Bolt dá-lhe a solução. O valor mais indicado para um publicação no Facebook será entre os 40 a 120 caracteres. 

O ideal é que não seja preciso clicar em ‘Ler mais’. Desta forma, o utilizador irá olhar para a publicação e ler a informação num todo, sem ter que clicar para ver o restante texto. Caso o utilizador tiver de clicar para ler o restante texto, poderá perder o interesse de continuar a ler essa publicação.

Um aspeto a ter em atenção é que não vale a pena fazer os 40 caracteres só para ter o número ideal na publicação, pois no fundo pode não estar a dizer nada que enriqueça essa publicação.  Por isso, o que quer seja escrito numa publicação deve ter lógica, ser útil e atrativo sem que seja dita informação supérflua sem necessidade.