O papel das Redes Sociais nas empresas

As redes sociais são das ferramentas mais poderosas para chegar ao público-alvo. Descubra qual o papel das redes sociais nas empresas e perceba qual pode ser o seu impacto para o seu negócio.

Em plena Era Digital é inevitável que uma empresa, seja qual for a área de atuação, esteja presente nas redes sociais. Afinal, uma empresa que não esteja no mundo digital é quase como se não existisse. Além disso, hoje em dia é elevado o número de empresas que realizam todas as vendas/prestam serviços sem ter as tradicionais lojas físicas. Descubra qual é o papel das redes sociais nas empresas.

O mundo digital veio revolucionar a forma como o mercado funciona e é essencial saber como acompanhar essa evolução. Por isso, vamos descortinar o papel das redes sociais nas empresas e qual é o impacto que têm a nível estratégico. 

A importância de uma estratégia

A existência de estratégias e planeamentos são importantes em qualquer ramo de comunicação. Na comunicação online não exista uma fórmula mágica e única a seguir para que a empresa tenha 100% de sucesso na sua estratégia digital. 

Cada empresa tem de implementar estratégias que se adaptem ao seu negócio e testar se essa é o melhor caminho para atingir os objetivos traçados. A empresa deve encontrar a sua própria linha de comunicação e existem fatores que têm de ser tidos em conta. Esses fatores são a área comercial, a história, o contexto e, principalmente, os objetivos da empresa tanto a curto prazo como a médio e longo prazo. 

Por outras palavras, aquilo que a empresa quer alcançar e os valores que quer divulgar devem ser o ponto de partida na hora da estratégia para planear os conteúdos nas redes sociais.

Comunicação estratégica

A comunicação estratégica é uma peça fundamental para qualquer empresa. Por isso, não pode ser esquecida em nenhum momento, muito menos no que toca à gestão das suas redes sociais. A nível estratégico, as redes sociais facilitam a concretização dos objetivos da empresa e ajudam na resolução de problemas.

Com a crescente popularidade das redes sociais, as próprias plataformas começaram a criar formas de rentabilizar. O Facebook e o Instagram, começaram a ter publicidade paga, em que as empresas investem para que os seus anúncios e publicações fiquem destacados. Chegando a um maior número de pessoas que podem estar interessadas no seu serviço ou produto.

O uso deste mecanismo pode conduzir à ilusão, na medida em que uma publicação com muitas interações (como likes e comentários) pode levar o público a pensar que determinada empresa tem mais prestígio do que outra na mesma área que tenha menos reações. Todavia, é fundamental perceber que apesar do número de reações ser importante, a qualidade do que é publicado também tem peso na estratégia definida para alcançar os objetivos traçados.

Tenha em consideração que ser verdadeiro e ter em mente os valores e os objetivos da empresa é um bom ponto de partida para o sucesso nas redes sociais. Tendo estas variáveis em conta, passamos para o passo fulcral para o sucesso – planear e delinear a comunicação das redes sociais.

Afinal qual é a importância das Redes Sociais para uma empresa?

O primeiro passo para estar presente no mundo das redes sociais é criar uma página para a empresa. Mas depois deste passo há muito trabalho pela frente para conseguir colher os frutos que as redes sociais têm para o seu negócio. Se é para ter uma página parada sem qualquer atualização, mais vale não ter a página aberta.

Por isso, é imprescindível que as páginas da sua empresa nas redes sociais sejam alimentadas de forma adequada e atrativa para o sucesso do seu negócio. Para tal, é necessário:

  • Conhecer o público-alvo
  • Criar e associar valores à marca

  • Fazer publicações coesas e regulares

  • Fomentar a relação empresa e cliente
1. Conhecer o público-alvo

Antes de comunicar qualquer coisa nas redes sociais, é importante para uma empresa conhecer a pessoa com quem vai comunicar. Deste modo, é essencial ter em mente as coisas que o público gosta, para que a sua mensagem seja adequada e entendida. Só assim irá conseguir ter interações por parte do seu público nas páginas e criar laços de fidelização com potenciais clientes.

2. Criar e associar valores à marca

As publicações, sendo o alimento das redes socais, são peças chave na construção da imagem da empresa. Através delas, as empresas conseguem criar empatia  fidelizar o cliente e  divulgar os valores pelos quais a marca se rege. Desta forma, conseguem atrair quem se identifique com esses mesmos valores.

3. Fazer publicações coesas e regulares

Fazer publicações com regularidade ajuda a fidelizar o cliente e deixá-lo atento para as novas novidades. É dos fatores que mais pode contribuir para a atração de novos clientes, uma vez que é mais fácil despertar a curiosidade ao consumo dos nossos produtos/serviços. 

4. Fomentar a relação empresa e cliente

A  relação empresa/cliente é cada vez mais valorizada, devido os clientes terem necessidade de expressar a sua opinião em relação aos produtos/serviços da empresa. Através das redes sociais é possível receber feedback, aceitar sugestões, esclarecer dúvidas e, até, gerir críticas, de uma forma mais ágil e no momento que está a acontecer.

Quanto maior for a ligação estabelecida entre a empresa e o  cliente, maior será a vontade que este terá para voltar a comprar algum dos serviços da empresa. Todo o tipo de interação com os clientes é importante e irá, mais uma vez, contribuir para que estes se fidelize.

Qual a importância do papel das redes sociais nas empresas

Embora se possa pensar que as empresas bem conhecidas pelo público não precisam de ‘viver’ no mundo das redes socais e que, essa ideia está completamente errada. A sua existência nas redes sociais é necessária, para que consiga sustentar as razões pelas quais a marca ficou conhecida, como para mostrar que a marca ainda existe (caso se trate de uma marca regional).

Em suma, o papel das redes sociais é importante no sentido em que cria uma fidelização com o cliente, muito além de apenas a compra do produto/serviço. Através das redes socais, são criadas estratégias que permitem às empresas criar um elo de ligação com os consumidores que os vão fazer querer ser clientes assíduos. O cliente acaba por se fidelizar com a empresa e não apenas com o produto/serviço que esta oferece.

Esperemos que tenha ficado elucidado acerca do papel da redes sociais nas empresas que pode ter no crescimento do negócio da empresa. Afinal, são uma forma gratuita e simples de aumentar o volume de negócio e popularidade da empresa.

Nos dias de hoje existem plataformas gratuitas para a criação do visual das imagens como é o caso do Canva. Mas não julgue que é por fazer uma imagem bonita que vai ter sucesso na sua publicação, é preciso muito mais que uma imagem bonita, por isso, caso considere que a sua empresa precisa de ajuda de profissionais especializados nesta área, não hesite em contactar a Blue Bolt.