Se pensa que Email Marketing e Newsletter são a mesma coisa, desengane-se! Leia este artigo e descubra a diferença entre o Email Marketing e a Newsletter.
O email é um poderoso canal de comunicação. Atualmente, existem cerca de 3,9 milhões de pessoas a utilizar o email diariamente. Assim, o Email Marketing torna-se uma peça indispensável do Marketing Digital enquanto canal de vendas e de comunicação regular. Se ainda não usa o email como estratégia de marketing, chegou a hora de apostar em usá-lo! Saiba neste artigo a diferença entre Email Marketing e Newsletter e comece já hoje a implementar no seu negócio.
Quando bem aplicados, os emails trazem benefícios para as empresas. Tanto a Newsletter como o Email Marketing têm como objetivo persuadir o leitor. Contudo, saiba que existem vários tipos de emails com finalidades distintas. Descubra o que é o Email Marketing e a Newsletter e aprenda como devem ser utilizados.
O que é o Email Marketing?
É uma estratégia de marketing que consiste no envio de emails para um determinado público de acordo com um objetivo definido. O público provém de uma base de contactos de clientes. Estes emails são abrangentes, tendo diversas finalidades.Contudo, o principal objetivo é captar leads.
Objetivos do Email Marketing
- Construção de um bom relacionamento com os clientes
- Promover conteúdos
- Educar e nutrir Leads
- Aumentar a notoriedade da marca
- Vender
Tipos de Email Marketing
Dentro do Email Marketing existem vários tipos de email:
- Newsletter- promover conteúdos
- Email promocional– promover produtos ou serviços
- Email editorial– esclarecer o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto
- Email transacional– registar quando um usuário faz uma transação ou registo no site
- Email de fluxo de nutrição– emails enviados automaticamente para que leads avancem no funil de vendas
Elementos importantes num Email
- Assunto- é o primeiro contacto que o destinatário tem com o email. Assim, é importante que o assunto gere interesse e mostre relevância para que o email seja aberto
- Use palavras-chave do seu negócio- use em primeiro lugar no título de forma a contextualizar o leitor e a reforçar o seu interesse.
- Título chamativo– este deve ser objetivo, claro e direto
- Uso de CTA´S– usar chamadas de atenção (CTA) levará a pessoa a fazer determinada ação. Utilize verbos no imperativo ou infinitivo.
O que é a Newsletter?
Sabe realmente o que é uma Newsletter? É um tipo de email marketing enviado com regularidade para uma lista de pessoas e com finalidade de despertar interesse do público-alvo. Note que o objetivo não é vender um produto, mas sim, atrair clientes.
Características de uma Newsletter
- Utilidade– os leitores querem sempre ler algo que lhes desperte interesse ou algo que precisam. Logo, o conteúdo deve ser o mais atrativo possível.
- Proximidade– o tom usado deve ser pessoal de forma a provocar empatia e identificação aos leitores
- Regularidade– a newsletter deve seguir um calendário específico como por exemplo, definir que seja enviada todas as segundas-feiras.
Desta forma, uma newsletter poderá gerar vendas já que, de forma indireta esta ajuda o leitor a avançar no funil de vendas de uma empresa.
Dicas para criar uma Boa Newsletter
- Ter conteúdo pouco extenso – As pessoas andam sempre muito ocupadas por isso, não adianta apostar em conteúdo muito longo que poderá não ser lido.
- Personalização- Uma excelente aposta é colocar o nome da pessoa a quem é enviada a newsletter no início do email. Isso chamará a atenção do leitor, cria identificação com a marca e aumenta a probabilidade de o destinatário clicar nos links enviados.
- Uso de imagens e links- Use links e imagens, mas não em demasia já que o mail irá ficar pesado e lento para carregar.
Porque usar o Email Marketing no seu negócio?
O Email Marketing é considerado uma das melhores estratégias de comunicação. Eis as diversas razões:
- Tem um grande alcance– atinge um elevado número de pessoas pois quase todos os utilizadores da internet usam email.
- Tem um formato flexível- o email é totalmente personalizável podendo conter texto, imagens, emojis, etc.
- Possui um elevado retorno financeiro- o investimento não é elevado e possibilita gerar um grande número de receitas.
Agora que já sabe as diferenças entre Newsletter e Email Marketing, está pronto para aplicá-los no seu negócio!
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