Email Marketing e Newsletter

Se pensa que Email Marketing e Newsletter são a mesma coisa, desengane-se! Leia este artigo e descubra a diferença entre o Email Marketing e a Newsletter.

O email é um poderoso canal de comunicação. Atualmente, existem cerca de 3,9 milhões de pessoas a utilizar o email diariamente. Assim, o Email Marketing torna-se uma peça indispensável do Marketing Digital enquanto canal de vendas e de comunicação regular. Se ainda não usa o email como estratégia de marketing, chegou a hora de apostar em usá-lo! Saiba neste artigo a diferença entre Email Marketing e Newsletter e comece já hoje a implementar no seu negócio.

Quando bem aplicados, os emails trazem benefícios para as empresas. Tanto a Newsletter como o Email Marketing têm como objetivo persuadir o leitor. Contudo, saiba que existem vários tipos de emails com finalidades distintas. Descubra o que é o Email Marketing e a Newsletter e aprenda como devem ser utilizados.

 O que é o Email Marketing?

É uma estratégia de marketing que consiste no envio de emails para um determinado público de acordo com um objetivo definido. O público provém de uma base de contactos de clientes. Estes emails são abrangentes, tendo diversas finalidades.Contudo, o principal objetivo é captar leads.

Objetivos do Email Marketing

  • Construção de um bom relacionamento com os clientes
  • Promover conteúdos
  • Educar e nutrir Leads
  • Aumentar a notoriedade da marca
  • Vender

 Tipos de Email Marketing

Dentro do Email Marketing existem vários tipos de email:

  • Newsletter- promover conteúdos
  • Email promocional– promover produtos ou serviços
  • Email editorial– esclarecer o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto
  • Email transacional– registar quando um usuário faz uma transação ou registo no site
  • Email de fluxo de nutrição– emails enviados automaticamente para que leads avancem no funil de vendas
Email Marketing

Elementos importantes num Email

  • Assunto- é o primeiro contacto que o destinatário tem com o email. Assim, é importante que o assunto gere interesse e mostre relevância para que o email seja aberto
  • Use palavras-chave do seu negócio- use em primeiro lugar no título de forma a contextualizar o leitor e a reforçar o seu interesse.
  • Título chamativo– este deve ser objetivo, claro e direto
  • Uso de CTA´S– usar chamadas de atenção (CTA) levará a pessoa a fazer determinada ação. Utilize verbos no imperativo ou infinitivo.

 O que é a Newsletter?

Sabe realmente o que é uma Newsletter? É um tipo de email marketing enviado com regularidade para uma lista de pessoas e com finalidade de despertar interesse do público-alvo. Note que o objetivo não é vender um produto, mas sim, atrair clientes.

Características de uma Newsletter

  • Utilidade– os leitores querem sempre ler algo que lhes desperte interesse ou algo que precisam. Logo, o conteúdo deve ser o mais atrativo possível.
  • Proximidade– o tom usado deve ser pessoal de forma a provocar empatia e identificação aos leitores
  • Regularidade– a newsletter deve seguir um calendário específico como por exemplo, definir que seja enviada todas as segundas-feiras.

Desta forma, uma newsletter poderá gerar vendas já que, de forma indireta esta ajuda o leitor a avançar no funil de vendas de uma empresa.

Dicas para criar uma Boa Newsletter

  1. Ter conteúdo pouco extenso – As pessoas andam sempre muito ocupadas por isso, não adianta apostar em conteúdo muito longo que poderá não ser lido.
  2. Personalização- Uma excelente aposta é colocar o nome da pessoa a quem é enviada a newsletter no início do email. Isso chamará a atenção do leitor, cria identificação com a marca e aumenta a probabilidade de o destinatário clicar nos links enviados.
  3. Uso de imagens e links- Use links e imagens, mas não em demasia já que o mail irá ficar pesado e lento para carregar.

Porque usar o Email Marketing no seu negócio?

O Email Marketing é considerado uma das melhores estratégias de comunicação. Eis as diversas razões:

  • Tem um grande alcance– atinge um elevado número de pessoas pois quase todos os utilizadores da internet usam email.
  • Tem um formato flexível- o email é totalmente personalizável podendo conter texto, imagens, emojis, etc.
  • Possui um elevado retorno financeiro- o investimento não é elevado e possibilita gerar um grande número de receitas.

Agora que já sabe as diferenças entre Newsletter e Email Marketing, está pronto para aplicá-los no seu negócio!

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