Quais os benefícios de ter um chatbot no website?

Benefícios de ter um chatbot no website

Já sabemos que a utilização de website é imprescindível para a estratégia digital de qualquer empresa. A colocação de um chatbot no website aumenta as chances de crescimento da sua estratégia. Conheça os benefícios de ter um chatbot no website da sua empresa.

Os websites têm aumentado, ano após ano, a sua importância, tanto na criação como na execução de muitas estratégias de marketing digital. O chatbot, além de ser uma das funcionalidades de um website é também uma das principais estratégias para o crescimento do mesmo. Mas afinal, quais os benefícios de ter um chatbot no website?

Para uma empresa conseguir captar muitos clientes, é bastante importante que a mesma esteja sempre acessível para o cliente. O cliente ao sentir que a sua empresa está sempre presente e disposta a responder o mais rapidamente possível, irá demonstrar dinâmica e mais próxima do cliente. Deste modo, o chatbot é fundamental neste aspeto, pois garante uma interação e respostas rápidas ao consumidor 24 horas por dia.

O que é o Chatbot?

O chatbot é uma funcionalidade presente em inúmeros websites. Esta funcionalidade é capaz de ter uma conversa com o utilizador no próprio website em “linguagem normal”, como se fosse mesmo alguém da empresa a responder. Apesar de, por vezes, pode mesmo existir algum funcionário da empresa a responder às dúvidas do consumidor, não sendo sempre o “bot”.

O chatbot remete-nos para a década de 60, quando um pesquisador cria um software com o nome Eliza. Software este que tinha o intuito de interagir com uma pessoa, através de um chat, sem que o consumidor se apercebesse que não estava a falar com um humano.

Nos dias de hoje, o chatbot, já é uma funcionalidade muito mais avançada, podendo ter uma conversa sempre que o consumidor realizar alguma pergunta durante as 24 horas por dia. O chatbot não está limitado, nem pelo tempo nem por espaço físico, o que por sua vez, garante ao chatbot uma maior atração por parte das empresas. A implementação do chatbot para muitas empresas é uma funcionalidade fulcral, pois podem não ter recursos financeiros para contratar mais mão de obra ou manter os funcionários já existentes a trabalhar o tempo todo.

Quais as vantagens de ter um Chatbot?

Segundo o estudo da Salesforce observou que 80% dos clientes valorizam bastante a experiência que têm com a empresa. E neste aspeto o chatbot é uma funcionalidade dos websites muito importante para a sua empresa, pois é uma forma de estar sempre disponível para o consumidor.

Apesar de os chatbots serem considerados “máquinas de resposta”, outrora nem sempre isso acontece, pois poderá ser um funcionário da empresa. Inúmeras vezes, que tentamos esclarecer uma dúvida através do chat presente no website é nos auxiliado a colocação do email, para posteriormente ser automaticamente realizada uma triagem. Desta forma, através desta triagem com o email, a empresa além de conseguir mais um contacto para a sua base de dados, não perde tempo a enviar uma mensagem para um consumidor que não tem dúvidas.

Qualquer empresa que se queira manter e enraizar no digital, é fundamental que o seu website contenha um Chatbot, porquê? O chatbot garante ao consumidor uma melhor experiência no seu website, oferecendo um atendimento contínuo e sempre disponível. Além disto, apresenta soluções bastante eficazes e rápidas para as necessidades e dúvidas do consumidor.

Os principais benefícios que a empresa ganha ao adquirir um chatbot irão ser úteis, tanto a curto como a longo prazo. Os chatbots são uma funcionalidade que irá permitir à empresa ter uma velocidade de resposta ao consumidor maior, o que posteriormente irá garantir no mind set do consumidor, uma experiência bastante agradável no seu website. Desta forma, as principais vantagens em ter um chatbot são:

  • Redução de custos

    Com a utilização de um chatbot não necessita de manter os seus funcionários a atender o consumidor a tempo inteiro. Com o chatbot no website consegue-se esclarecer as dúvidas a milhares de consumidores, 24 horas do dia. De acordo com a Chatbots magazine, os chatbots vieram reduzir em 30% os custos gastos com o atendimento ao consumidor.

  • Garante um atendimento eficaz

    Com a utilização de Chatbots, é possível garantir um atendimento eficaz, onde em tempo real o objetivo é atender e responder ao maior número de pessoas simultaneamente. Este benefício vai ao encontro da redução de custos, pois além de garantir um melhor e mais rápido atendimento ao consumidor, não é necessário aumentar os custos para tal, mas sim a possibilidade de os reduzir. Os chatbots são uma ótima forma de uma empresa garantir uma vantagem competitiva face à concorrência.

  • Melhora experiência do consumidor

    Segundo um estudo do Gartner, 89% das empresas desejam competir com a sua concorrência através da qualidade de atendimento ao cliente. No entanto apenas 23% das mesmas é que de facto realizam e concretizam. Esta funcionalidade presente nos websites é uma estratégia muito importante para garantir uma melhor experiência ao consumidor. Pois visa oferecer uma solução ou resposta à dúvida do consumidor, de forma instantânea e de qualidade.

  • Gera mais leads para a empresa

    Através dos Chatbots, as empresas conseguem garantir uma maior interação com o consumidor e desta forma gerar mais leads para o seu negócio. O chatbot poderá, por exemplo, requisitar que o consumidor preencha um formulário, colocando o email e em troca do download, o consumidor recebe algum material que a empresa esteja a oferecer.

Criação e Gestão de Websites
Quais os Chatbots mais utilizados?

Os chatbots têm um grau de importância bastante elevado quando no referimos à qualidade de serviço de uma empresa. Estudos do blog Infomoney indicam que 74% dos consumidores resolvem as suas dúvidas em 2 minutos e 87% classificaram a experiência como “boa” ou “ótima”.

A utilização do chatbot é algo benéfico tanto para a empresa como para o consumidor. No caso da empresa, a mesma requisita o email do consumidor para que este possa usufruir do chatbot. Neste caso a empresa capta mais um contacto para a sua lista e o consumidor esclarece a sua dúvida. 

Desta forma, reforçamos a importância que os chatbots têm nos websites das empresas. Posteriormente é possível verificar-se um conjunto de 3 chatbots considerados como os mais utilizados.

Livechat

Foi criado em 2002 na Polónia, mas só em 2011 é que conseguiram chegar aos 1 000 clientes, a partir deste momento foi sempre a aumentar. Nos dias de hoje, o chatbot do Livechat conta com mais de 30 000 empresas satisfeitas ao adquirir este chatbot para o seu website.

O Livechat garante-lhe Chat e monitoramento, estatísticas e relatórios, E-commerce, envolvimento com o consumidor, segurança, personalização, gerenciamento, suporte ao produto e arquivos. O preço dos vários modelos deste chatbot pode variar entre os 13,54€ e os 42,30€ por mês.

Jivochat

É o chatbot mais utilizado, surgiu  em 2012 e conta com cerca de 280 mil websites. O Jivochat é um chatbot que foi desenvolvido na Rússia, a preços bastante acessíveis, podendo ir até aos 12€ por mês se for comprada a licença anual.

O Jivochat está disponível para atender clientes que falem inglês, espanhol, português, turco e russo. Este chatbot garante apoio e inúmeras funcionalidades ao seu website, tais como Chat e gerenciamento, dados sobre a produtividade do negócio e Estatísticas e Relatórios.

Intercom 

Foi desenvolvido em 2011, em São Francisco nos EUA. Este chatbot conta com cerca de 30 000 mil empresas, tendo escritórios em São Francisco, Londres, Chicago, Dublin e Sydney. 

A empresa ao adquirir o chatbot Intercom irá ter funcionalidades, como por exemplo business messenger, ferramentas de gerenciamento, bots, gestão de conversas, centro de ajuda, relatório de comunicação, segurança e permissões, plataforma de dados do cliente, aplicativos e integrações, serviços de suporte. O chatbot da empresa Intercom tem vários modelos com diferentes preços que podem variar entre os 32,99€ e os 845,15€ por mês.

Em suma, após a leitura deste artigo, foi possível comprovar-se a importância que um chatbot traz à empresa e para o website. Se alguma vez lhe perguntarem quais os benefícios de ter um chatbot no website, já sabe a resposta. Tenha sempre em mente, que a otimização do seu website é fulcral para o bom desempenho do seu negócio.

Partilhe este artigo:

Categories: Estratégia, Website