Programa para afiliados

O programa de afiliados é quando uma empresa paga a uma pessoa ou a outras empresas para exporem os seus produtos ou serviços em canais próprios. A maior parte dos programas, o pagamento é só efetuado como a venda é celebrada, geralmente essa remuneração é através de uma comissão.

Atualmente, a internet é um sistema onde as empresas aproveitam as mais diversas oportunidades para terem sucesso. Sendo que uma dessas alternativas são os programas de afiliados, em que as empresas podem gerar uma receita através da divulgação de produtos de outras empresas. 

O que é um programa de afiliados?

É um programa onde tem um sistema que interliga dois extremos do processo de vendas, o produtor e o vendedor. Para que este processo seja possível, é necessário lançar criar uma plataforma onde consiga fornecer os produtos, onde crie links para divulgações, entregue as comissões de modo seguro entre outras funções que possam apoiar os criadores e os vendedores a melhorarem as suas vendas. Este programa tem como objetivo descomplicar os dois extremos na hora da venda. 

Como funciona o programa de afiliados?

O programa de afiliados funciona na seguinte forma, uma empresa vai expor os produtos de outra empresa parceira. Sendo que em troca dessa divulgação, a empresa é remunerada com uma comissão sobre a venda feita.

Contudo, e para que essas vendas sejam contabilizadas corretamente, são gerados links únicos que os afiliados divulgam com os anúncios dos seus parceiros. Assim, as compras feitas por meio daquele link são consideradas feitas pelo afiliado, que recebe uma comissão por elas.

Que tipos de afiliados existem?

Existem diversos tipos de programas de afiliados e de estratégias para promovê-los corretamente. É lógico, que existem plataformas de afiliados que têm um grande leque de programas diferentes, de empresas diferentes e com modelos de rentabilização diferentes. De acordo com as exigências e necessidades de cada empresa, existe diversos programas para os promover. Cada modelo tem uma finalidade única, sendo que o próprio modelo de rentabilização faz com que a sua estratégia tenha de se adaptar.

Estes são os formatos mais comuns e populares, embora seja possível encontrar outros em algumas plataformas de afiliação. Por norma, em termos de programas de afiliados, o método de funcionamento e conversão é quase sempre baseado no mesmo ciclo

Este ciclo é atualmente bastante mais complexo, com desdobramentos em termos de tráfego, modelos de atribuição, cookies, regras de comissionamento entre outros. Existe todo um leque de opções, configurações e ferramentas que nos permitem entender tudo aquilo que acontece dentro e fora do nosso website, o que nos dá um maior entendimento sobre quais estratégias implementar para aumentar as conversões.

Google Page Layout

Há um tempo, aquando de uma atualização ao algoritmo do Google, a empresa norte-americana lançou uma atualização chamada de page layout, em que basicamente incidia sobre os sites e blogs que colocavam publicidade em primeiro lugar e o conteúdo em segundo. 

Para o Google isso era a forma errada de se trabalhar, e juntamente com as penalizações que os sites e blogs começaram a sofrer por estarem a colocar o conteúdo para segundo plano, a empresa lançou também algumas imagens que explicam, de acordo com a visão da mesma, como estruturar corretamente um site ou blog. 

De acordo com a Google, que por acaso detém o maior programa de afiliados do mundo – o Google Ads – este é o esquema perfeito para trabalhar conteúdo e conversão, sem prejudicar aquilo que é mais importante para o utilizador, que neste caso, é o conteúdo. Se repararmos, para o Google, a publicidade ou está fundida com o conteúdo ou tem um lugar bem definido entre o conteúdo.

Estratégias de conversão on-site

Para quem trabalha com sites e blogs, utilizar estratégias de conversão on-site é fundamental para ter sucesso com programas de afiliados. Independentemente da quantidade de tráfego dos seus sites ou blogs, rentabilizar esse tráfego é fundamental. Os profissionais que não rentabilizam o seu tráfego são o mais parecido com pessoas que abrem uma janela e atiram dinheiro à rua. Simplesmente não faz sentido!

E-mail marketing

O e-mail marketing é outra forma extremamente poderosa de trabalhar programas de afiliados. Na realidade, afiliados, produtores digitais, bloggers, etc., todos eles usam o e-mail marketing como uma das principais formas de rentabilizarem os seus conteúdos e/ou comercializarem os seus produtos. Uma lista de e-mail marketing pode fazer maravilhas por um negócio online, independentemente do nicho de mercado ou do que pretenda vender.

A captura de contatos para ações de e-mail marketing deve seguir os mesmos princípios da geração de leads, por exemplo. A forma como captura leads não é muito diferente da forma como captura emails para uma newsletter. 

Conteúdo escrito

As páginas de Facebook, quando corretamente trabalhadas, são uma excelente forma de geração de tráfego. Naturalmente, com a queda do tráfego orgânico do Facebook, fazer anúncios torna-se fundamental para conseguir atingir bons resultados, ou pelo menos, a garantia de que o público da página tem acesso à informação publicada. 

É fundamental, criar uma estratégia de conteúdo que englobe não apenas os conteúdos posteriormente patrocinados, como também os conteúdos orgânicos, que façam com que a página tenha movimento regularmente e acabe por gerar interesse junto da sua comunidade de leitores. Isto é uma excelente forma de gerar tráfego a partir do Facebook para os conteúdos chave do seu site, onde posteriormente poderá converter esse tráfego em comissões de afiliado.

Todos estes canais são importantes de serem trabalhados. Naturalmente, de acordo com o seu site e o tipo de programas de afiliados com que trabalha, precisará sempre de realizar testes e perceber qual o tráfego que melhor converte do seu lado. Cada site é um site, e os níveis de conversão oscilam imenso consoante o tipo de produto que está a promover e até a qualidade e navegabilidade do website em causa.

Caso se necessitar de ajuda, estamos disponíveis para o ajudar. A Blue Bolt que possui profissionais qualificados capazes de o ajudar.

Partilhe este artigo: