O que é Shopify e como funciona?
O Shopify é uma plataforma de comércio eletrónico que auxilia empresas a criarem a sua própria loja online. Esta plataforma lida com tudo o que precisa para gerenciar e expandir uma loja online. Fique a conhecer o que é Shopify e como funciona.
O Shopify oferece uma maneira fácil de lançar rapidamente uma loja online sem a confusão de servidores e custos de desenvolvimento, que podem ser incorridos com plataformas auto hospedadas. A interface de administração é simples e bastante intuitiva porque todos os recursos são estruturados de forma lógica. Tudo o que é realmente preciso é de um produto para se vender. Fique a saber o que é o Shopify e como funciona.
Com o crescimento do E-Commerce ao longo dos anos, ter uma loja online profissional para promover os seus produtos e serviços tornou-se algo essencial para as empresas. O Shopify é uma das formas mais populares para qualquer aspirante a empresário abrir a sua própria loja online, pois combina qualidade, funcionalidade, eficiência e simplicidade.
O que é o Shopify?
Criada em 2006, o Shopify é uma plataforma que permite às empresas iniciarem, expandirem e gerenciarem a sua própria loja de comércio eletrónico online. O software oferece um conjunto de serviços, incluindo ferramentas de marketing, pagamentos e envios. O Shopify basicamente simplifica todo o processo de administração de uma loja online, e permite que as empresas vendam os seus produtos em qualquer lugar que os seus clientes estejam, seja através do seu website ou por meio das redes sociais.
O Shopify é ótimo para as empresas que vendem produtos ou serviços que precisam do mínimo de configuração. É possível vender um único produto ou diversos produtos implementando uma seção avançada da página inicial do Shopify, de acordo com os seus requisitos de negócios para impulsionar as vendas da sua empresa.
Como funciona o Shopify?
O Shopify é uma plataforma completa de e-commerce que permite à empresa começar o seu negócio online. O processo de configuração é simples, e pode-se abrir uma loja online em questão de poucas horas, basta escolher um tema, personalizar informações, adicionar os produtos, especificar opções de pagamento e entrar em operação.
A inscrição é simples, e o Shopify oferece um teste gratuito de 14 dias, para que os comerciantes possam testar a plataforma para ver se ela é adequada para os seus produtos ou serviços. Todos os templates que o Shopify oferece para a criação da sua página podem ser personalizados com imagens, logotipos, texto e vídeos para complementar o visual da sua marca. Uma vez o seu tema for escolhido, pode começar a vender imediatamente com os carrinhos de compras integrados da plataforma.
O Shopify também integra mais de 60 gateways de pagamento e checkouts com mais de 50 idiomas, o que facilita a venda de produtos para clientes em qualquer lugar do mundo. A plataforma também oferece ferramentas intuitivas de gerenciamento de conteúdo e um pacote de marketing completo com vários recursos como: a recuperação de carrinho abandonado e a otimização de mecanismo de pesquisa.
Planos e preços do Shopify
O custo de abertura de uma loja Shopify depende do plano que melhor se adequa para a sua empresa. Existem 3 opções de plano:
O melhor plano para a sua empresa depende das necessidades que vai precisar fazer com a ferramenta. Têm de determinar o que deseja fazer e alcançar com a sua loja Shopify, para que possa escolher o plano que melhor se alinha com os seus objetivos.
A Evolução do E-Commerce em Portugal
A aceleração do E-Commerce ao longo de 2020 foi difícil de ignorar. Diversos negócios perceberam que ter uma loja online deixou de ser algo opcional e passou a ser mandatário. Desta forma, as marcas foram forçadas a mudar as suas estratégias e adaptar os seus modelos para as novas necessidades de consumo.
A evolução do E-commerce em Portugal tem sido exponencial, visto que o isolamento social fez com que os portugueses passassem cada vez mais tempo online. De acordo com os dados da Hootsuite juntamente com a We Are Social, cerca de 80,8% dos portugueses visitaram uma loja online em janeiro de 2021, enquanto que 69,1% compraram um produto online. Foi possível observar uma verdadeira transformação no digital, onde os portugueses não só aderiram às compras online, como também aos pagamentos digitais e às entregas ao domicílio.
Com os retalhistas e os consumidores a utilizarem os canais online com mais frequência, os dados indicam que os hábitos formados ao longo de 2020 vieram para ficar. Com base nos dados do SIBS Analytics, houve um crescimento de 46% das compras online, e o e-commerce representa já 18% do total de compras eletrónicas em Portugal. Posto isto, os dados mencionados são um sinal de que as empresas necessitam de continuar a dimensionar os seus investimentos no digital.
Ao usar o Shopify, as empresas podem rapidamente criar um website profissional, limpo e responsivo, sem a necessidade de possuir qualquer conhecimento de programação. Com inúmeras opções para publicar, promover e vender os seus produtos, a plataforma permite que as empresas transformem as suas ideias num negócio.
O Shopify surge então como uma opção para o desenvolvimento de lojas de e-commerce. A plataforma funciona para todos os tipos de negócios, e oferece múltiplos planos para empresas de diferentes patamares, sejam elas grandes ou pequenas. Caso ainda tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.