O que é o ROI e como calcular?
O que é o ROI e como calcular?

Começou a dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo? O ROI é fundamental para qualquer empresa, pois permite conhecer em termos financeiros o sucesso ou insucesso de cada estratégia.
Para qualquer empresa, seja ele recente ou não, é importante que se tenha em análise e em consideração o retorno do que se investe nas operações do negócio. Por isso, o ROI é necessário para avaliar o retorno de todos os custos, ou seja, os custos com a publicidade, com o investimento em pessoas (contratação de serviço especializado), com a tecnologia e com outros recursos da empresa que foram utilizados.
Deste modo, é importante percebermos o que é o ROI, pois permite encontrar quais os canais que estão a rentabilizar e a gerar bons resultados. Através do ROI é possível direcionar da melhor forma o investimento, ajudando assim a sua empresa a crescer.
O que é o ROI?
O marketing digital, sempre nos habituou, a seguir, a melhor forma de rentabilizar uma estratégia, sabendo posteriormente se era vantajosa ou não para a empresa. Através do Return On Investment (ROI), em português “Retorno sobre o investimento”, é possível avaliar se a estratégia pretendida é viável para a empresa. O ROI terá a função de ditar qual a quantidade de lucro ou despesa que a empresa terá com o investimento efetuado na estratégia.
O ROI, nos dias de hoje, é uma ferramenta de marketing digital, essencial para qualquer negócio, relacionando os lucros obtidos com a estratégia efetuada. O ROI irá então, representar uma relação entre o custo e o benefício de dada estratégia.
Esta ferramenta do marketing digital pode ser calculada em qualquer canal, desde que se queira saber quanto do investimento se ganhou ou perdeu. O ROI é uma métrica essencial para o bom funcionamento económico-financeiro de uma empresa. E assim, será onde a empresa se irá guiar, com o intuito de delinear que tipos de estratégias definirá para cada canal do seu negócio.
Como calcular o ROI?
Saber como calcular o ROI é bastante importante para a sua empresa, pois trata-se de uma métrica eficaz, quando se trata de garantir dados sobre o investimento em diferentes canais. O ROI, após a utilização da fórmula, será apresentado em percentagem (%), de modo a auxiliar a empresa a comparar o sucesso ou insucesso de cada estratégia.
Calcular o ROI, é algo bastante simples, prático e eficaz para o seu negócio. O cálculo do ROI é efetuado com base em 2 dados que se englobam numa fórmula: Receita Total e os Custos Totais.
ROI = (Receita Total / Custos Totais) x 100
De forma, a tentar exemplificar, considere a fórmula referida acima. Imagine que a sua empresa está a realizar uma campanha de marketing e que deseja calcular o ROI, em dois canais distintos: Anúncios de Facebook e Anúncios de Instagram.
Nos anúncios de Facebook custou 500€ e faturou 1000€, já nos anúncios de Instagram investiu 750€ e garantiu 1000€ de faturação.
ROI dos anúncios de Facebook: ROI = (1000 / 500) x 100 = 200%
ROI dos anúncios de Instagram: ROI = (1000 / 750) x 100 = 133%
O cálculo do ROI, como já referido, é bastante simples e eficaz, devendo adotar para qualquer estratégia ou campanha da sua empresa. O ROI é uma métrica que permite verificar quais os pontos fortes e fracos de cada canal, identificando quais os bons investimentos e os que precisam de ser melhorados.
Após ter aprendido do que é e como calcular o ROI, é importante que tenha em mente que, no mundo do marketing digital existem inúmeros detalhes, que influenciam bastante o sucesso ou insucesso de uma estratégia.
Se considera que após a leitura deste artigo, necessita de algum esclarecimento de dúvidas, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha sempre em mente, que a otimização das suas estratégias é fulcral para o bom desempenho do seu negócio.