Email Marketing e Newsletter

Mobile Friendly é um termo utilizado para descrever websites que são programados para serem facilmente acessíveis e navegáveis em dispositivos móveis. Conheça como tornar um website Mobile Friendly e como impacta os ranqueamentos do Google.

Com o evoluir da tecnologia e a invenção do smartphone, os canais de comunicação com o público foram alterando gradualmente. O contacto com as empresas começou a ser realizado através de canais mais fáceis e rápidos, como o e-mail e as redes sociais.

Os utilizadores portugueses passam cerca de 3 horas e meia online no smartphone. A maior discrepância é entre a Geração Boomer, que ocupa 2 horas do seu dia, e a Geração Z, que dedica cinco horas diárias aos dispositivos móveis.

Mobile Friendly

Pesquisas em motores de procura, como o Google, começaram a ser realizadas preferencialmente e de forma constante em dispositivos móveis, o que foi necessário adequar websites e criar aplicações para facilitar os utilizadores.

Um website Mobile Friendly está devidamente projetado para ser facilmente acessível e navegável em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Para tal ser possível, geralmente inclui elementos como fontes legíveis, botões de clique fácil e layouts adaptáveis que automaticamente se ajustam ao ecrã do dispositivo.

Em 2015, o Google anunciou que a característica Mobile Friendly passara a ser um fator de classificação importante nos resultados de pesquisa. Significa que os sites projetados para serem Mobile Friendly começaram a ser priorizados no SERP, para pesquisas realizadas em dispositivos móveis.

 

Já em 2021, a Google lançou uma atualização do algoritmo denominada “Mobile First Indexing” (Índice Mobile Primeiro). Com esta atualização, um site que não for Mobile Friendly pode sofrer um impacto significativamente negativo nos resultados das procuras, visto que utiliza o fator Mobile Friendly para indexação e ranqueamento do SERP. 

Um site Mobile Friendly tem de seguir certos critérios como:

  •         Navegação Fácil;
  •         Carregar Rapidamente;
  •         Bom funcionamento em diferentes tamanhos de ecrã;

5 passos para transformar o seu site em Mobile Friendly

Fazer o teste no Google

O Google oferece uma ferramenta gratuita para testar e comprovar se o seu website é Mobile Friendly ou não. Para além de realizar o teste, o relatório final ainda oferece dicas para melhorar o seu site.

Utilizar um layout responsivo

Para obter uma boa utilização do seu site, um layout responsivo é fulcral. Ajuda a organizar o site em qualquer tamanho de ecrã e garante uma acessibilidade ao site mais facilitada.

Criação e Gestão de Websites
Formatar o conteúdo corretamente

Em um ecrã de tamanho reduzido, um texto de 5 ou 6 parágrafos fica demasiado extenso, assustando o utilizador e desistindo da sua leitura. Existem algumas dicas para uma formatação correta como usar negrito em partes importantes, manter parágrafos curtos e diretos e dividir conteúdo em subtítulos.

Utilize fontes de leitura fácil

É importante utilizar fontes claras e de tamanho aceitável. Por muito bom que o conteúdo seja, se a sua leitura não for fácil o utilizador acaba por desistir. A Blue Bolt tendo noção desse fator, utiliza a fonte Montserrat com o tamanho 12.

Otimizar o carregamento do site

O tempo de carregamento do site é fulcral. Um site que demora mais de 7 segundos a carregar completamente é um site pouco ou mal otimizado.

Para otimizar o carregamento do site necessita organizar o código do seu site ou diminuir a utilização de imagens ou, pelo menos, otimizá-las com técnicas de compressão de ficheiros.

Resumindo, os websites Mobile Friendly tem vantagem sobre outros sites que não são, visto que podem ser ranqueados mais altos no SERP do Google e ter uma experiência mais acessível e fácil para usuários de dispositivos móveis. Em caso de dúvida, a Blue Bolt tem profissionais especializados que o pode ajudar.

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Categories: Estratégia, Website