O poder das Redes Sociais para as empresas

Perceba a importância das redes sociais para as empresas atualmente.

As redes sociais são uma ferramenta comum nos dias de hoje, apenas é necessário ter um dispositivo móvel com ligação à internet, que conseguimos aceder às mesmas. Deste modo, o poder das redes sociais associa-se claramente à facilidade com que conseguimos aceder às mesmas, e posteriormente ficarmos dependentes delas.

Hoje em dia a internet é constituída por inúmeras formas de entretenimento. No entanto, não há dúvida de que algumas das plataformas mais populares e amplamente utilizadas são as redes sociais. Estas evoluíram de tal forma que influenciam não apenas as conexões pessoais e sociais, mas também a forma de fazer negócios. O poder das redes sociais para as empresas e também para a nossa sociedade é assim algo que já se torna vulgar na atualidade, uma vez que praticamente todos os jovens ou indivíduos têm pelo menos uma rede social.

As redes sociais multiplicaram-se e evoluíram muito nos últimos 10 anos com o avanço das aplicações e das soluções de comunicação à distância. Algumas plataformas, como o Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Twitter, cresceram exponencialmente com a incorporação de novos recursos. Além disso, surgiram novas redes sociais que foram aperfeiçoando cada vez mais.

Como surgiram as Redes Sociais?

Após o surgimento da internet, na década de 90, os emails apareceram como a 1ª forma de relacionamento entre as pessoas. A troca de mensagens por email era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os utilizadores. Também conhecida como correio eletrónico essa forma de interação entre os utilizadores é mantida até os dias de hoje.

Com o passar dos anos e com o aumento considerável do número de internautas, foi necessária a criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Deste modo, foram criadas as redes sociais, para aproximar as pessoas na internet. Por meio destas plataformas, é possível conhecer e manter o contato com pessoas do mundo inteiro. Algumas das primeiras redes sociais a surgir foram: Friendster e Hi5, LinkedIn, Orkut; Facebook, MySpace, Youtube e Twitter.

Quais as redes sociais predominantes em Portugal?

Existem diversas redes sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp (o qual hoje em dia já tem a vertente business direcionada para as empresas), Facebook Messenger, TikTok, Twitter, LinkedIn (a qual é uma rede social mais direcionada para uma vertente mais profissional), TikTok, Snapchat e Pinterest.

Umas redes mais usadas do que outras, mas que de uma forma geral conseguiram criar uma dependência por parte dos seus utilizadores. Esta dependência reflete-se no facto de não haver um único dia em que não sejam visitadas pelo menos uma vez por dia, fazendo com que façam já parte do nosso dia-a-dia, tornando-se assim indispensáveis. As redes sociais são assim usadas por jovens, adultos e até mesmo por seniores, o que reflete a influência muito forte que as mesmas têm na nossa sociedade atualmente.

Os hábitos de consulta e uso das redes sociais já fazem parte da rotina diária dos portugueses: 95% dos utilizadores visitam pelo menos uma vez por dia uma rede social; e entre estes, 83% assume fazê-lo várias vezes por dia. Embora o Facebook continue a ser a rede social dominante em Portugal, a sua notoriedade apresenta uma ligeira tendência de quebra desde 2017. E em contrapartida, com essa quebra por parte do Facebook, o Instagram apresenta, no mesmo período, um crescimento relevante, duplicando o volume de primeiras referências.

Não só o Instagram tem ganho destaque em detrimento do Facebook, como também o WhatsApp tem ganho cada vez mais popularidade, uma vez que o seu número de utilizadores tem aumentado de uma maneira significativa. Sendo a 2ª aplicação de mensagens instantâneas mais usada, depois do Messenger.

A utilização das redes sociais pelos jovens permite também antever algumas tendências para o futuro. Entre o grupo de utilizadores sociais dos 15 aos 24 anos, a geração Millennials e a Geração Z, o Instagram já se tornou na rede social mais utilizada, ultrapassando o Facebook, em claro decréscimo junto deste grupo etário.

A ampla utilização das redes sociais pelos portugueses de todas as idades evidencia também uma oportunidade para empresas e negócios, que através destas plataformas podem conectar-se, de forma simples, imediata e gratuita com potenciais clientes.

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Número de utilizadores das redes sociais em Portugal

As redes sociais tiveram um crescimento rápido em Portugal, passando de 17.1% de utilizadores em 2008 para 63.6% em 2019, sendo atualmente o acesso bastante frequente e feito através do telemóvel.

Entre os utilizadores portugueses, o Facebook ainda domina mas com alguma perda de influência, com o Instagram a posicionar-se como a rede social em ascensão e muito relevante sobretudo entre os mais jovens.

Segundo o estudo Bareme Internet da Marktest, não há diferenças entre os 2 géneros no perfil dos utilizadores das redes sociais. 66% dos utilizadores têm menos de 45 anos, 53% pertence às classes sociais mais altas e 36% reside nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto. O acesso a redes sociais é sobretudo feito por telemóvel, entre as 20 e as 24 horas, sendo-lhes dedicado uma média diária de 2h e 18 minutos. Os Sábados e Domingos são os dias em que os portugueses dedicam mais tempo às redes sociais.  

Entre as atividades realizadas nas redes sociais, a troca de mensagens é a mais frequente (78% dos utilizadores), seguida de ler notícias em websites de informação (67%) e comentar publicações da rede de contactos (65%). Deste modo, podemos afirmar que o número de utilizadores em Portugal tem evoluído de uma maneira muito significativa, com estes a utilizar cada vez mais as redes sociais, e a depender das mesmas. 

Qual é a importância das redes sociais para o crescimento das empresas?

Atualmente vivemos perante uma aldeia global, onde os negócios proliferam pelo mundo e onde em cada canto do planeta se fazem negócios, criam-se outros ou extinguem-se muitos. Deste modo, temos a clara noção que, ao contrário do passado, a comunicação assume uma importância crucial no crescimento das próprias empresas. 

A forma como se comunicava com o  público-alvo não tem comparação com o mundo atual. Hoje, assiste-se a uma forte exposição no mercado tecnológico de negócios e das marcas nas redes sociais, como forma de aumentar as vendas dos produtos ou serviços.

As empresas já não utilizam os mesmos canais de comunicação que utilizavam antigamente, ou seja, as empresas foram-se adaptando ao mundo atual e às novas tecnologias, de forma a estarem mais próximas do seu público-alvo. Desta maneira, as redes sociais assumiram uma importância no crescimento sustentado do negócio e uma presença mais marcante da marca, dando-lhe uma maior visibilidade. E por conseguinte, construir uma relação mais próxima e duradoura com o público alvo.

Perante esta importância que as redes sociais assumem na divulgação dos negócios apresentamos algumas vantagens que explicam a presença das empresas nas redes sociais.

  • Compreensão do público-alvo 

    Através das redes sociais, a empresa é capaz de observar e de entender melhor os usos, costumes e as ações do seu público. O que permite traçar e definir com mais sucesso quem são as pessoas e quais são os seus desejos e necessidades.

  • Conhecimento e posicionamento da própria marca 

    As redes sociais são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital porque permitem que as marcas estejam mais próximas do público-alvo. Ao desenvolver uma campanha nas redes sociais, o seu alcance para além de ser muito maior, também vai permitir que a empresa tenha outro posicionamento no mercado, aumentando a sua reputação.

  • Interação

    Assiste-se, a uma interação com os clientes muito mais rápida, sendo que este é um dos principais benefícios das redes sociais para os negócios. As redes sociais permitem assim às empresas responderem aos seus seguidores. Facilmente, se compreende que é fundamental não só para o aumento de vendas como para a fidelização de clientes hoje em dia.

  • Vendas

    As empresas com base nas redes sociais pretendem aumentar as vendas e o benefício é único: mais vendas, mais lucro e mais crescimento para as empresas. Ter uma marca com boa reputação, conhecida e lembrada gera confiança entre os consumidores e esse é um dos principais objetivos de qualquer estratégia de marketing.

  • Visibilidade

    As empresas que estão mais expostas nas redes sociais, com conteúdos impulsionados, atingem milhares de pessoas potenciais interessadas no seu produto ou serviço.

Perante a importância das redes sociais para as empresas, observa-se que a gestão destas assume-se como uma enorme responsabilidade. Tendo em conta esta grande responsabilidade, é fundamental que os empresários tenham em consideração que o investimento feito numa gestão eficiente de redes sociais é importante para o sucesso da estratégia de marketing da empresa.

A importância do Social Media Ads para as empresas

As campanhas em Social Media são uma forma das empresas terem mais visibilidade junto dos seus potenciais clientes, uma vez que o alcance orgânico tem vindo a descrever nestas plataformas. Desta maneira, as empresas têm de investir em campanhas para o seu conteúdo chegar de uma forma mais rápida a mais pessoas, e com isso conseguir converter mais pessoas em clientes.

De acordo com os dados da Hootsuite juntamente com a We are Social, em Portugal em 2020, o investimento no Social Media Ads foi de 102.2 milhões de dólares, o qual representa a maior fatia do investimento total no mercado de publicidade digital.

As redes sociais têm evoluído ao longo destes últimos anos, e essa evolução tem afetado diretamente os hábitos das pessoas no seu dia a dia sem que as mesmas se apercebam disso. Esta evolução reflete-se também nas empresas, uma vez que estas recorrem às redes sociais para terem mais visibilidade junto dos seus potenciais clientes. Desta forma, o poder das redes sociais reflete-se de uma maneira geral na sociedade, influenciando assim as pessoas, e as empresas, na forma como estas operam e criam as suas estratégias de marketing.

Deste modo, se precisar de ajuda para fazer a gestão das suas páginas nas redes sociais, ou algum outro tipo de trabalho relacionado com as mesmas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.