Os conteúdos visuais têm um grande impacto nos consumidores. Saiba como o poder da imagem pode afetar a estratégia do seu negócio.

O poder da imagem é bastante notório no marketing digital, uma vez que o marketing utiliza diversos recursos, como as imagens e vídeos, para comunicar diretamente com o público, sendo uma forma de completar a informação transmitida e chamar a atenção dos consumidores, utilizando uma comunicação rápida e objetiva.

Segundo dados da NeoMam Studios, as pessoas retêm cerca de 80% do que veem e apenas 20% do que leem de informação. Assim, a utilização de recursos visuais é fundamental para captar a atenção do público que pretende atingir, sendo que o cérebro processa as informações em imagens de forma mais eficaz. 

O que é e qual a importância do marketing visual? 

O marketing visual é uma estratégia de comunicação, que consiste na utilização de elementos visuais, como imagens ou vídeos, de modo a facilitar a comunicação da marca e compreensão de uma determinada mensagem transmitida. Este tipo de estratégia é bastante relevante para crescer no ambiente digital e ganhar destaque entre os concorrentes.

Embora o conteúdo textual não deixe de ser importante, os elementos visuais, no caso a imagem, ajudam na identificação da ideia a ser transmitida de forma clara, rápida e objetiva. Assim, o marketing visual consiste numa ferramenta que atua na construção do branding, uma vez que, para além de ser uma forma eficiente de comunicação, permite consolidar o posicionamento da marca. 

O conteúdo visual na internet tem um grande impacto na tomada de decisão do consumidor, pois desperta emoções e define a percepção do consumidor em relação à marca. As imagens possuem um forte potencial para despertar no público o desejo de consumir, aumentando as vendas do respectivo negócio. Desta forma, é necessário existir um planejamento estratégico, de modo a atingir melhores resultados.

Ao selecionar as imagens, é importante saber qual o seu propósito e em que meio será disponibilizada, uma vez que, para cada público existe um tratamento específico de imagens, com o respectivo contexto. Uma imagem de qualidade é sempre valorizada e ajuda a conquistar clientes, mesmo que tenha excelentes produtos ou serviços, se não conseguir transmitir esses valores aos seus consumidores, não existirá reconhecimento. Além da qualidade, as imagens selecionadas necessitam da devida permissão para serem utilizadas, caso não sejam de autoria própria, isto é, é necessário existir um cuidado especial ao escolher as imagens retiradas da internet, com a respetiva atenção aos direitos de autor, de maneira a evitar problemas. Assim, para que a marca consiga ganhar mais notoriedade e relevância, deve-se investir em marketing visual de qualidade. 

Se após a leitura deste artigo, necessitar de alguma ajuda, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha presente que os recursos visuais, como as imagens, são cruciais para o seu negócio, pois, além de ser mais atrativo consumir um conteúdo visual, são um auxílio para a interpretação de temas mais complexos. 

Caso tenha dúvidas a Blue Bolt tem profissionais para o ajudar.

Partilhe este artigo:

Categories: Marketing Digital