Mitos do Marketing de Conteúdo

Antes de criar a sua estratégia de marketing de conteúdo, é essencial conhecer os mitos do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental na estratégia de marketing digital de qualquer empresa. No entanto, muitos negócios não entendem este tema e a sua importância. Confira alguns mitos do marketing de conteúdo e entenda do que se trata este conceito.

Com a evolução no comportamento dos consumidores, vieram novos fatores que influenciam a decisão do cliente. Anteriormente, os negócios eram capazes de inserir palavras-chave nos seus websites e obter uma classificação elevada nas pesquisas do Google. E, atualmente, essas estratégias não funcionam da mesma maneira, podendo colocar os websites na lista negra dos mecanismos de pesquisa. Dessa forma, conheça alguns mitos do marketing de conteúdo para alinhar a sua estratégia digital para o sucesso da sua empresa.

Os clientes procuram informações online e contam com os mecanismos de pesquisa para obter dados fiáveis. E, as marcas que entendem o que os seus usuários necessitam são capazes de criar websites que fornecem respostas às suas perguntas, o que leva a um maior tráfego. Além disso, são capazes de aumentar o conhecimento da marca e obter mais conversões. 

O que é o Marketing de Conteúdo?

De acordo com o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo define-se como uma abordagem de marketing estratégico com foco na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido. Ou seja, construir uma relação com os potenciais clientes ao fornecer conteúdo pertinente e apoio ao superar as suas dificuldades.

Com isso em mente, o marketing de conteúdo apresenta-se como uma forma muito eficaz de promover a sua marca, mas precisa de se diferenciar para que tal aconteça. O que significa que não pode fazer isso ao seguir os mesmos princípios que as outras empresas. Adicionalmente, existem vários fatores a considerar ao criar conteúdo para garantir que ele suporte as suas metas de conversão: 

  • O conteúdo deve fornecer valor excepcional para os seus seguidores; 
  • O conteúdo deve ser consistente com os objetivos da sua marca; 
  • Deve comunicar uma mensagem clara e consistente.
6 mitos do Marketing de Conteúdo

De modo a tomar as melhores decisões para o seu negócio é fundamental eliminar primeiramente as suas dúvidas e informar-se. Quando se trata de encontrar informação acerca das melhores práticas na criação de conteúdo, existe uma grande riqueza de informações. E, com isso, vem também uma elevada quantidade de ideias incorretas. Iremos desvendar alguns dos mitos mais comuns do Content Marketing.

  • Mais nem sempre significa melhor 

    Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre mais significa melhor. É mais valioso criar conteúdo de qualidade de forma consistente em vez de criar conteúdo em excesso e de baixa qualidade. É importante manter os leitores interessados e não escrever informação sem valor. Várias empresas gastam inúmeras horas, dinheiro e esforço em marketing de conteúdo. No entanto, esquecem-se do objetivo principal – o envolvimento com o público-alvo. Caso o respectivo website não tenha um foco de interagir com o público, os gastos em palavras-chave e artigos não irão apresentar resultados favoráveis.   

  • O Content Marketing funciona apenas para certos tipos de negócios

    O marketing de conteúdo ganhou a reputação de funcionar apenas para certas empresas, como negócios Business to Consumer (B2C), e nem todas as empresas podem obter resultados disso. No entanto, isso não passa de um mito. Atualmente, uma marca que esteja presente online consegue obter vários benefícios com o marketing de conteúdo. E, o sucesso irá depender da estratégia a que cada empresa recorre.

  • O website não precisa de ser compatível com dispositivos móveis

    Este mito é um dos maiores mitos de marketing da atualidade. Com o desenvolvimento da tecnologia digital, a utilização dos dispositivos móveis tem aumentado cada vez mais. Em Portugal, a utilização de internet num dispositivo móvel alcançou 15.80 milhões  em 2021.

    Além disso, o inbound marketing também engloba o marketing de conteúdo e tecnologias com base em dispositivos móveis. Portanto, a estratégia de inbound marketing deve ter um foco em apelar aos consumidores. E, se estes não puderem aceder ao seu website num dispositivo móvel, os esforços em marketing não irão apresentar resultados positivos.

  • O conteúdo de qualidade vende-se sem esforço nenhum

    É verdade que quando se publica conteúdo com valor para o público-alvo, estes irão revelar mais interesse. No entanto, todo o conteúdo requer atenção de modo a ganhar sucesso. Várias empresas esquecem-se que é essencial divulgar o conteúdo de qualidade após a sua criação, para que alcance um maior número de potenciais clientes. 

    Os profissionais de marketing afirmam que é necessário ter uma estratégia de marketing de conteúdo e conhecer as suas plataformas, como redes sociais, para impulsionar as suas publicações. Após publicar o seu conteúdo, existem vários procedimentos para fazer a divulgação do mesmo, desde divulgar um link de acesso nos diferentes canais e nas campanhas de email, a monitorar o tráfego e as várias métricas relevantes. 

  • É preciso ter bastante conhecimento técnico

    Quando se trata de marketing digital, este consegue trazer vários benefícios na divulgação online e na obtenção de potenciais clientes. E, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser um profissional para se aventurar na área. Com o apoio da internet nos dias de hoje, qualquer um pode aprender através de materiais informativos e gratuitos, mesmo sem ter formação técnica ou habilidades específicas. Existem diversos canais de marketing digital, como o Google, que o irão auxiliar em tarefas como a construção de um website, gerir páginas nas redes sociais ou melhorar o posicionamento do seu site utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization). No entanto, é fundamental estabelecer uma equipa que o possa ajudar a alcançar o sucesso e otimizar o seu conteúdo através de uma variedade de estratégias de comunicação.

  • Não precisa de email marketing

    Muitos acreditam que com o crescimento das redes sociais, o email marketing tornou-se ineficaz ou desnecessário. A verdade é que este método continua a ser uma das formas mais eficazes de promoção de conteúdo e conversão dos clientes. Cada email é uma oportunidade de apresentar algo diferente e cativante aos seus leitores. Se bem que, é crucial investir tempo e criar emails personalizados, que contenham apenas conteúdo relevante aos leitores.

Resumindo, é fundamental informar-se e perceber os mitos e informações incorretas sobre este tópico para que possa entender quais as soluções corretas para os seus problemas. Note que, o marketing de conteúdo funciona para qualquer tipo de negócio e deve ser utilizado para atender às necessidades dos seus clientes.

Por fim, é importante notar que para assegurar melhores resultados para a sua empresa, as estratégias de Marketing Conteúdo devem ser asseguradas por profissionais. Caso ainda tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de ajudar a sua empresa.