O LVT (Lifetime Value) é uma métrica essencial para o bom funcionamento de um negócio. A sua finalidade é calcular o lucro que um cliente proporciona a uma determinada empresa.
O avanço da tecnologia e, consequentemente, das ferramentas digitais mudaram a forma como as empresas fazem negócios. Com mercados cada vez mais conectados, o sucesso de um negócio está cada vez mais dependente dos dados e indicadores do setor como um todo. Neste sentido, um dos elementos mais relevantes é o LTV.
O Lifetime Value, que em português quer dizer “valor vitalício”, é uma métrica que estima o lucro líquido de vida de um cliente em associação à empresa. Este indicador expressa o lucro que cada cliente gera com as suas compras no espaço de tempo em que consome os produtos e/ou serviços de determinado negócio.
O LTV é crucial para entender o valor médio gasto pela base de clientes e por quanto tempo eles mantêm o relacionamento com a empresa. Não obstante, trata-se de uma métrica focada na retenção de clientes, ajudando a reduzir os custos de aquisição.
Assim sendo, a empresa consegue identificar oportunidades para realizar ajustes e garantir que os clientes fiquem o máximo de tempo possível fiéis à marca.
Importância do LTV para a sua empresa
- Aproveitar oportunidades para maximizar a aquisição e retenção;
- Avaliar a saúde financeira da empresa;
- Calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) das ações de marketing;
- Dar mais previsibilidade às receitas e aos gastos;
- Definir o orçamento de marketing, evitando que o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) seja demasiadamente alto;
- Identificar falhas e gargalos que levam à desistência dos clientes;
- Identificar as soluções com maior lucratividade;
- Incentivar clientes recorrentes;
- Segmentar e direcionar campanhas para os clientes mais valiosos.
O Lifetime Value é simples de ser calculado e apresenta-se como uma métrica crucial para a saúde financeira de qualquer empresa, norteando a tomada de decisões. Ao analisar os dados de LTV, a empresa consegue reter e fidelizar clientes, aumentando lucros e reduzindo custos, sobretudo os adjacentes à aquisição de clientes. Caso tenha dificuldades a Blue Bolt tem profissionais qualificados para o ajudar.