LTV: O que é e qual a sua importância numa empresa?

LTV

O LVT (Lifetime Value) é uma métrica essencial para o bom funcionamento de um negócio. A sua finalidade é calcular o lucro que um cliente proporciona a uma determinada empresa.

O avanço da tecnologia e, consequentemente, das ferramentas digitais mudaram a forma como as empresas fazem negócios. Com mercados cada vez mais conectados, o sucesso de um negócio está cada vez mais dependente dos dados e indicadores do setor como um todo. Neste sentido, um dos elementos mais relevantes é o LTV.

O Lifetime Value, que em português quer dizer “valor vitalício”, é uma métrica que estima o lucro líquido de vida de um cliente em associação à empresa. Este indicador expressa o lucro que cada cliente gera com as suas compras no espaço de tempo em que consome os produtos e/ou serviços de determinado negócio.

O LTV é crucial para entender o valor médio gasto pela base de clientes e por quanto tempo eles mantêm o relacionamento com a empresa. Não obstante, trata-se de uma métrica focada na retenção de clientes, ajudando a reduzir os custos de aquisição.

Assim sendo, a empresa consegue identificar oportunidades para realizar ajustes e garantir que os clientes fiquem o máximo de tempo possível fiéis à marca.

Importância do LTV para a sua empresa

  • Aproveitar oportunidades para maximizar a aquisição e retenção;
  • Avaliar a saúde financeira da empresa;
  • Calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) das ações de marketing;
  • Dar mais previsibilidade às receitas e aos gastos;
  • Definir o orçamento de marketing, evitando que o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) seja demasiadamente alto;
  • Identificar falhas e gargalos que levam à desistência dos clientes;
  • Identificar as soluções com maior lucratividade;
  • Incentivar clientes recorrentes;
  • Segmentar e direcionar campanhas para os clientes mais valiosos.

O Lifetime Value é simples de ser calculado e apresenta-se como uma métrica crucial para a saúde financeira de qualquer empresa, norteando a tomada de decisões.  Ao analisar os dados de LTV, a empresa consegue reter e fidelizar clientes, aumentando lucros e reduzindo custos, sobretudo os adjacentes à aquisição de clientes. Caso tenha dificuldades a Blue Bolt tem profissionais qualificados para o ajudar.

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