Influencers e o seu poder na promoção das empresas

Os influencers são, cada vez mais, a escolha das empresas para promover os seus produtos ou serviços.

Cada vez mais a internet é usada como meio de publicitar uma marca ou produto, e por isso surgiram os influencers ou criadores de conteúdo. Estes dedicam-se a criar conteúdo para o meio digital. Fique a conhecer a importância dos influencers e o seu poder na promoção das empresas.

Hoje em dia, encontramo-nos na era do digital e o termo influencers é muito comum no nosso dia a dia. É por isso necessário perceber a importância dos influencers e o seu poder na promoção das empresas. Um influencer é alguém que é capaz de influenciar as decisões de um potencial comprador, este pode ser uma celebridade ou mesmo um amigo que o costuma aconselhar em relação a um produto ou serviço.

Os influencers permitem ver o quanto as redes sociais revolucionaram várias áreas da nossa vida. O marketing boca a boca, quando é feito no ambiente digital, oferece ainda mais possibilidades de sucesso. Mas o que leva uma empresa a contratar um influencer para promover os seus produtos ou serviços?

Como surgiu o termo influencer?

O termo influencer surgiu em 1600 no entanto a definição deste termo estava relacionada com a astrologia. Foi apenas em 2016, nos Estados Unidos da América, que este termo passou a estar relacionado com alguém que tem o poder de alterar uma crença de outra pessoa.

Os influencers são pessoas que influenciam alguém, não precisam necessariamente de realizar campanhas publicitárias, mas sim influenciar pessoas a comprar um certo produto ou serviço. Para tal, criam conteúdos e utilizam as redes sociais para transmitir essa mensagem.

Os influencers conseguiram conquistar uma extrema importância na nossa sociedade, e consequentemente vieram mudar a forma como as pessoas procuram por novas informações ou novas tendências.

Quais são as gerações mais influenciáveis?

A geração Y, mais conhecida pelos Millennials e a Geração Z, são quem mais confiam nas recomendações das pessoas que seguem ou nas opiniões que lêem. De acordo com o My Total Retail, os millennials têm 54% mais probabilidade de comprarem um produto ou utilizar um serviço promovido por influencers.

As pessoas hoje em dia já não confiam na totalidade em anúncios publicitários que passam na televisão ou em outro meio social. Desta maneira, estas pessoas necessitam de alguém que as encoraje a comprar, alguém que dê uma opinião sincera sobre algum produto ou serviço.

Segundo o estudoFiguras Públicas e Digital Influencers 2020’ mais de metade dos seguidores de Blogs/Vlogs procuraram mais informações ou visitaram o site de um produto/marca depois de terem lido/visto referências e opiniões em Blogs/Vlogs.

A importância dos Influencers para a promoção das empresas

Os influencers, por norma, já tem uma audiência fidelizada e deste modo qualquer produto ou serviço que promovam irá suscitar curiosidade nos seus seguidores. Que, por norma, estão sempre atentos aos conteúdos que os influencers fazem nas suas páginas. Posteriormente, esses seguidores podem vir a adquirir esse produto ou serviço e isso vai traduzir-se num aumento de vendas para a empresa.

Existem vários tipos de publicidade com os quais um influencer pode trabalhar, e alguns deles podem ser benéficos para uma empresa por terem um custo baixo de investimento. Como é o caso da permuta de produto, ou seja, uma marca contacta um influencer e oferece um ou mais produtos ou serviços, e o influencer fica encarregue de divulgar o mesmo.

Uma empresa por um custo reduzido viu nos influencers um meio de chegar a mais pessoas. Além disso, permite que uma empresa se foque num nicho, por exemplo se a intenção da empresa for vender um jogo para uma consola, pode procurar um influencer de jogos.

Como é feita a promoção da empresa por influencers

Existem várias formas de um influencer fazer a promoção de um produto ou serviço, como por exemplo pela publicação de uma ou mais fotografias na rede social escolhida pela empresa. O Facebook e o Instagram são normalmente as redes sociais com mais publicações patrocinadas.

Outra das formas é publicar nos Stories do Instagram, que podem ser em formato de foto ou vídeo. Ao publicar nos Stories o influencer pode fazer a promoção de várias maneiras diferentes:

  • Unboxing: influencer mostra aos seguidores o abrir do pacote do produto que recebeu.

  • Demonstração do produto: o influencer pode publicar em vídeo a mostrar como é que o produto funciona, ou no caso de um serviço pode mostrar com é feito. 
  • Review ou Feedback do produto: o influencer após usar o produto pode fazer stories a contar a sua experiência com o mesmo.

Em relação aos valores que os influencers normalmente pedem por publicação, não existe um preço fixo. Esse valor varia de influencer para influencer, pois cada um pede o que quiser. Além disso, os valores também dependem da quantidade de publicações que a empresa quer que o influencer publique.

Tipos de Influencers

Para que uma promoção de um produto ou serviço ocorra da melhor maneira possível, é necessário conhecer os tipos de influencers que existem. Os influencers dividem-se em três grandes grupos e existem alguns pontos que os diferencia, tais como o número de seguidores, a taxa de interação com os seguidores e os valores que pedem por cada publicação.

  • Celebridades

    Este tipo de influencers são pessoas conhecidas por serem famosas fora das atividades sociais mas que aproveitam as redes sociais para promoverem a sua fama. Por norma estes influencers tem contas com mais de 1 milhão de utilizadores.

  • Macro influencers

    Tal como o nome indica são os influencers com um número alto de seguidores, normalmente tem mais de 100 mil seguidores. Por isso, tem uma comunidade alta e fiel que os segue e além disso as suas publicações tem um grande alcance. Estes influencers trabalham com várias marcas e representam algumas das suas campanhas publicitárias.

  • Micro influencers 

    São influencers que contam com mais de 1 000 seguidores. O que distingue estes influencers, é que apesar de terem uma comunidade pequena, eles têm audiências de nicho. Os micro influencers tem uma relação mais próxima com os seguidores, por o número ser pequeno e por isso conseguem atingir uma taxa alta de interação.

Características a ter em conta na hora de contratar um influencer

É necessário ter em atenção ao planear uma estratégia para a sua empresa que inclua a promoção dos seus produtos ou serviços através de influencers, um conjunto de características.

  • Público-alvo: deve analisar os seguidores que o influencer tem de modo a atingir o público certo. 
  • Linguagem e conteúdo: a linguagem que o influencer utiliza nas redes sociais e o conteúdo que produz tem de ir ao encontro dos valores da sua marca.
  • Interação que o influencer tem com os seguidores: é importante analisar a interação do influencer com o seu público, pois existem contas com um grande número de seguidores e com pouca interação.
  • Custos por publicação: é necessário que uma empresa analise se o valor que um influencer exige por cada publicação vai de acordo ao orçamento que a empresa dispõe.

Hoje em dia já estão disponíveis ferramentas que ajudam as empresas a selecionar os influencers que mais se adequam ao seu negócio. Em 2019, a Nielsen lançou a ferramenta Influencer Selection Model que através de alguns pontos chave consegue descobrir qual é o influencer mais adequado ao seu negócio.

A plataforma Swonkie dedica uma parte do seu website ao marketing de influencers, onde reúne uma amostra de influencers que mais se adequam ao seu negócio. Deste modo, a Swonkie compara influencers para verificar quem tem uma pontuação de influência mais alta.

Desta forma, aconselhamos que se optar por escolher um influencer para promover a sua empresa tenha em atenção todas as caraterísticas que procura. Além disso, verifique que tipo de influencer precisa de modo a garantir que o retorno seja o desejado.

Esperemos que tenha ficado elucidado acerca da importância dos influencers e o seu poder na promoção das empresas. Se depois de ler este artigo continua com dúvidas de como a sua empresa pode trabalhar com influencers a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar a responder a todas as suas perguntas.