O Google My Business, traduzindo à letra significa, Google Meu Negócio, esta ferramenta gratuita da Google poderá ser um grande alicerce para o seu negócio, o google my business permite dar mais destaque ao seu negócio nos resultados de pesquisa do Google, através da criação de um perfil público.
O Google My Business é uma plataforma que servirá para a posicionar a sua marca nos motores de pesquisa. Esta ferramenta pode transmitir várias informações de grande relevância para que os seus clientes e potenciais clientes possam tomar as suas decisões!
Sendo vista como o principal motor de pesquisa no mundo, o Google é acedido por milhões de pessoas todos os dias. As pessoas usam-no para fazerem vários tipos de pesquisa, pesquisam por localizações, lojas, produtos ou serviços, e ao ter o seu negócio associado a esta plataforma, é possível evidenciá-lo e de forma a ficar mais relevante e confiável para quem pesquisa. Assim, quem pesquisa pelo seu negócio poderá ter informações que serão úteis, como horário de funcionamento, morada, contatos telefónicos entre outras informações.
Melhor posicionamento nas pesquisas:
Uma das vantagens de ter uma conta no Google My Business, é a facilidade de ser encontrado, além de melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos, atraindo mais leads e gerando mais vendas ou atraindo mais clientes.
Melhor relacionamento com os seus clientes:
O Google My Business permite uma maior aproximação com os seus clientes, permite que estes deixem comentários e avaliações sobre o seu negócio e permite-lhe a si interagir com os seus clientes através desses comentários, respondendo-lhes. Assim sendo, acaba por ser muito importante para trabalhar a imagem do seu negócio perante o mercado.
Para além de se poder aproximar dos seus clientes, ainda poderá usar os comentários negativos para aprimorar os seus serviços e/ou produtos. Adicionalmente, uma boa avaliação dos seus clientes, na sua página Google My Business vai ter um reflexo nas posições do seu site nas pesquisas. Como? Simples… quanto melhor for a avaliação obtida, maior a probabilidade se o seu site aparecer bem colocado numa próxima pesquisa pois maior será a confiança do motor de pesquisa.
Para conseguir obter os melhores resultados, deve, sempre que possível, otimizar a sua conta!
Principais passos para otimizar a sua conta
Preencher todos os dados
Informar os clientes de forma simples e de fácil compreensão, quanto mais informações os seus potenciais clientes tiverem, mais fácil será para eles tomarem uma decisão.
Deve manter as informações atualizadas para que os consumidores consigam entrar em contacto, tirar as suas dúvidas ou agendar algum tipo de serviço. Importa referir que deve colocar a área de atuação, para que o perfil chegue ao público certo.
O mesmo acontece relativamente ao posicionamento orgânico no Google: quanto mais informações o Google tiver sobre o negócio, mais facilmente associa o mesmo às pesquisas, sobretudo naquelas que têm uma intenção local.
Crie uma descrição clara da sua marca
O Google My Business permite uma descrição de cerca de 750 caracteres. Este espaço deve ser otimizado de forma a informar os potenciais clientes sobre aquilo que a empresa oferece e procurar diferenciá-la da concorrência, este campo deve contar a história, missão e valores do seu negócio!
Interação com os utilizadores
Este campo é de extrema importância, uma vez que, as recomendações de clientes são fundamentais para reduzir o risco associado a uma compra. O objetivo deve passar por apelar aos clientes para que deixem as suas opiniões, bem como responder às mesmas tendo em conta a comunicação da marca.
As avaliações que os clientes fazem no perfil de Google My Business, têm impacto no posicionamento do perfil nos resultados da pesquisa em função da área abrangida na mesma.
Quanto mais críticas forem registradas por clientes, e melhor for a classificação média das mesmas, mais proeminente será o perfil e maior será a probabilidade do perfil surgir nos resultados!
Use e abuse da opção das Publicações
O Google My Business disponibiliza uma ferramenta de publicações, através da qual pode publicar atualizações de vídeos, fotos e eventos.
O logótipo é fundamental ao trabalhar a imagem da marca, mas, no caso particular do Google My Business, a partilha de imagens dos produtos, ou serviços, do dia-a-dia do negócio ou das instalações pode ser muito importante para destacar o perfil.
Realizar publicações de forma regular é uma maneira de manter os seus potenciais clientes atualizados e de os lembrares que a sua marca existe.
Se precisar de ajuda a Blue Bolt tem profissionais qualificados para o ajudar em todo o processo.