Aumentar a notoriedade

5 Estratégias para aumentar a notoriedade da sua marca no Instagram

O Instagram é atualmente, a rede social com maior nível de interação, e por isso tem vindo a assumir um papel importante nas estratégias de marketing digital das marcas. Descobre 5 estratégias para aumentar a notoriedade da sua marca no Instagram.

Se a sua marca, por muitos conteúdos que sejam publicados, não aumenta na notoriedade e não gere interação com o público, então talvez esteja na hora de mudar ou adaptar a sua estratégia. 

Crie um planeamento

Para criar um planeamento para o Instagram, é necessário primeiro definir que tipo de conteúdo será publicado (imagem, vídeo, fotografia, live), e qual será a sua frequência. É importante ter em atenção que, se não acrescentar valor, publicar todos os dias não faz com que a notoriedade de uma marca aumente. Devem ser realizadas publicações apenas quando estas acrescentam valor ao seu público.

O horário das publicações também deve variar consoante o público. Nas estatísticas que o Instagram oferece, é possível ver os dias em que existe maior interação.

Varie e teste os formatos dos conteúdos 

O Instagram oferece diferentes formatos, sendo que cada um oferece uma oportunidade diferente de interação com o público. É importante testar e variar, por forma a compreender quais geram um maior número de interações.

  • Stories: são o formato ideal para partilhar a rotina, os bastidores, criar uma ligação mais forte com os seguidores, ter uma comunicação mais real e simples, responder a caixas de perguntas dos seguidores, colocar links, fazer questionários e identificar pessoas ou marcas.
  • Reels: são o formato ideal para criar tutoriais, anunciar novidades exclusivas, partilhar alguns momentos de eventos ou palestras, e demonstrar algum produto e os seus benefícios.

Para estes formatos existem algumas dicas que ajudam a aumentar o número de visualizações, como colocar legendas, criar uma capa apelativa e utilizar os sons que estão a ser mais ouvidos no momento.

  • Publicações: são o formato ideal para realizar publicações em carrossel, destacar algum produto no feed, publicar dicas e informações.
Interaja com a sua audiência

Atrair novos seguidores ou fazer mais uma publicação só porque sim, não vai ajudar na notoriedade da marca, é necessário interagir com o público e torná-los seguidores reais.

Fazer like num comentário, seguir perfis relevantes, responder a todos os comentários ou enviar mensagem privada para dar seguimento a uma conversa, podem parecer coisas simples, mas são determinantes para transformar visitantes em seguidores.

Para além disso, pode criar mais interação através de:

  • Caixa de perguntas e resposta nos stories
  • Criar e partilhar conteúdos relevantes 
  • Fazer diretos
  • Criar vídeos em direto com os seguidores.
Foque a tua atenção na interação e não no número de seguidores

Seja no Instagram ou em qualquer rede social, a interação é fundamental para criar uma relação mais próxima com os seguidores e aumentar a notoriedade da marca. Afinal, de que adianta ter milhares de seguidores se o conteúdo da marca não se conecta e interage com eles?

Eis algumas coisas que pode fazer para aumentar a interação com os seguidores:

  • Não comprar likes
  • Realizar concursos e giveaways
  • Criar stories com sondagens e perguntas
  • Apostar no vídeo e nos diretos
  • Analisar constantemente as estatísticas e melhorar as publicações com base nelas.
Interaja com outras marcas no Instagram

Numa rede social como o Instagram, interagir, no tempo certo e com o contexto adequado, com marcas aspiracionais ou marcas concorrentes pode ser uma estratégia fundamental para criar mais notoriedade e consequentemente fazer com que a página da marca cresça. 

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