5 estratégias para aumentar a notoriedade da sua marca no Instagram

5 Estratégias para aumentar a notoriedade da sua marca no Instagram
O Instagram é atualmente, a rede social com maior nível de interação, e por isso tem vindo a assumir um papel importante nas estratégias de marketing digital das marcas. Descobre 5 estratégias para aumentar a notoriedade da sua marca no Instagram.
Se a sua marca, por muitos conteúdos que sejam publicados, não aumenta na notoriedade e não gere interação com o público, então talvez esteja na hora de mudar ou adaptar a sua estratégia.
Crie um planeamento
Para criar um planeamento para o Instagram, é necessário primeiro definir que tipo de conteúdo será publicado (imagem, vídeo, fotografia, live), e qual será a sua frequência. É importante ter em atenção que, se não acrescentar valor, publicar todos os dias não faz com que a notoriedade de uma marca aumente. Devem ser realizadas publicações apenas quando estas acrescentam valor ao seu público.
O horário das publicações também deve variar consoante o público. Nas estatísticas que o Instagram oferece, é possível ver os dias em que existe maior interação.
Varie e teste os formatos dos conteúdos
O Instagram oferece diferentes formatos, sendo que cada um oferece uma oportunidade diferente de interação com o público. É importante testar e variar, por forma a compreender quais geram um maior número de interações.
- Stories: são o formato ideal para partilhar a rotina, os bastidores, criar uma ligação mais forte com os seguidores, ter uma comunicação mais real e simples, responder a caixas de perguntas dos seguidores, colocar links, fazer questionários e identificar pessoas ou marcas.
- Reels: são o formato ideal para criar tutoriais, anunciar novidades exclusivas, partilhar alguns momentos de eventos ou palestras, e demonstrar algum produto e os seus benefícios.
Para estes formatos existem algumas dicas que ajudam a aumentar o número de visualizações, como colocar legendas, criar uma capa apelativa e utilizar os sons que estão a ser mais ouvidos no momento.
- Publicações: são o formato ideal para realizar publicações em carrossel, destacar algum produto no feed, publicar dicas e informações.
Interaja com a sua audiência
Atrair novos seguidores ou fazer mais uma publicação só porque sim, não vai ajudar na notoriedade da marca, é necessário interagir com o público e torná-los seguidores reais.
Fazer like num comentário, seguir perfis relevantes, responder a todos os comentários ou enviar mensagem privada para dar seguimento a uma conversa, podem parecer coisas simples, mas são determinantes para transformar visitantes em seguidores.
Para além disso, pode criar mais interação através de:
- Caixa de perguntas e resposta nos stories
- Criar e partilhar conteúdos relevantes
- Fazer diretos
- Criar vídeos em direto com os seguidores.
Foque a tua atenção na interação e não no número de seguidores
Seja no Instagram ou em qualquer rede social, a interação é fundamental para criar uma relação mais próxima com os seguidores e aumentar a notoriedade da marca. Afinal, de que adianta ter milhares de seguidores se o conteúdo da marca não se conecta e interage com eles?
Eis algumas coisas que pode fazer para aumentar a interação com os seguidores:
- Não comprar likes
- Realizar concursos e giveaways
- Criar stories com sondagens e perguntas
- Apostar no vídeo e nos diretos
- Analisar constantemente as estatísticas e melhorar as publicações com base nelas.
Interaja com outras marcas no Instagram
Numa rede social como o Instagram, interagir, no tempo certo e com o contexto adequado, com marcas aspiracionais ou marcas concorrentes pode ser uma estratégia fundamental para criar mais notoriedade e consequentemente fazer com que a página da marca cresça.
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