A Biografia de Instagram é uma ferramenta para a qual o usuário da plataforma deve dar grande importância. A biografia será aquilo que permitirá ao possível cliente criar uma primeira impressão da marca. Deverá então procurar otimizar esta ferramenta.
O Instagram é uma das plataformas de comunicação mais usadas pelas pessoas, tanto o cidadão como as empresas usam. As empresas usam para se aproximarem do seu público-alvo, procurando sempre encaminhá-los para o site de forma a que esse contacto possa ser trabalhado e mensurável.
Emojis
A utilização de emojis, poderá ser uma arma ao alcance das marcas, principalmente sobre comunicação de uma marca. Com apenas um caractere eles podem informar ideias bem mais complexas.
Por exemplo o emoji de carta (????) que indica o significado de endereço de e-mail, emoji comumente usado dessa maneira são o pino de localização (????) para informar locais, existem muitos outros que podem ser usados.
Quebras de linha
O facto de não escrever tudo seguido, em formato de texto permite às empresas que dividam as informações que querem abordar. As quebras de linha e o espaçamento permitem que destaque as coisas mais importantes. Combine quebras de linha com emojis, funciona bem.
Quebras de linha e o espaçamento nem sempre funcionam da mesma forma para exibições na Web e em dispositivos móveis. Você pode priorizar a aparência mobile.
Informações de contato
Na biografia deverá sempre mencionar os seus contactos. As pessoas que o seguem podem interagir consigo de várias formas, tendo por base os likes, os followers, alguém pode ter mais interesse no seu trabalho. Assim para que essa pessoa o alcance de forma fácil deverá incluir as suas informações de contato, como um endereço de e-mail, para que os usuários possam escrever para essa conta (em vez de deixar um comentário ou tentar a sorte no Instagram Direct).
Se for o caso de o utilizador ser um perfil de uma loja, por exemplo, deve informar o horário comercial, isso torna a vida dos seus seguidores um pouco mais fácil e evita receber mensagens no inbox fora de hora ou durante um fim de semana ou feriado.
Call to action
Como qualquer boa comunicação de marketing, a sua biografia do Instagram deve incluir um call to action, ou seja, procurar apelar à ação.
Utilize palavras-chave
Uma boa estratégia de SEO é indispensável em qualquer objetivo de marketing. Poderá incluí-la na bio do Instagram. Nesse sentido, as palavras-chave cumprem um papel importante.
Para selecioná-las, use ferramentas de keyword, selecione as que mais fazem sentido, tendo em conta o seu segmento e aplique-as. Se trabalhar, por exemplo, com marketing, certifique-se de que essa palavra apareça no bio. Outros exemplos de palavras-chave que podem estar presentes nesse universo de marketing incluem:
- Marketing Digital;
- Consultoria;
- Agência de Marketing e Comunicação.
A escolha das keywords depende, é claro, de sua área de atuação. Vale ressaltar que elas são grandes aliadas na hora de ajudar o usuário a entender do que se trata seu Instagram de negócios.
Por fim e de grande importância deve ser contido na quantidade de caracteres que usa, esta ferramenta está limitada a 150 caracteres.
Se precisar de ajuda para a gestão das suas Redes Sociais, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para o ajudar.