6 Dicas para tirar partido do Reels

O Reels é a plataforma do momento, descubra algumas dicas do Reels

O Instagram começou como sendo uma plataforma para partilhar fotos. Atualmente, oferece inúmeras outras funções como os Stories ou o IGTV. Veja neste artigo quais as dicas para tirar partido do Instagram Reels.

Os vídeos curtos, com edição e efeitos, têm vindo a captar a atenção de muitos utilizadores das redes sociais, pelo que até Influencers desse meio fizeram com que esse formato se tornasse viral. Tendo isso em conta e com o objetivo de aumentar o potencial de captar um maior público, o Instagram lançou o Reels, fique com algumas dicas para tirar partido do Instagram Reels.

Acontece que, os conteúdos em formato de vídeo apresentam um melhor desempenho e um grande retorno nas empresas que procuram aumentar o envolvimento com o público. Visto que, num estudo realizado pela Forbes, 65% de gestores de empresas afirmaram que visitaram o website de um fornecedor após assistir a um vídeo que o mesmo tenha publicado. Isto indica que um vídeo gera muito mais interesse, por parte dos consumidores, para saberem mais sobre o assunto.

Atualmente, as empresas apostam muito no digital para chegar mais rapidamente ao seu público-alvo. Um estudo realizado pela Socialbreakers, em 2019, revela que o Instagram é a plataforma social mais utilizada e pode gerar até 20x mais interações que o Facebook, por exemplo, pelo que é importante as empresas apostarem mais nesta rede social.

O que é o Instagram Reels?

O Instagram Reels chegou a Portugal em Agosto de 2020 e é um método que serve para criar e descobrir vídeos curtos no Instagram. Esta plataforma surgiu para competir diretamente com o TikTok, uma rede social bastante semelhante, usada por milhões de utilizadores. Será que o Reels veio tirar o trono ao TikTok e ser a preferência da Geração Z?

O Instagram Reels é um formato onde as pessoas podem gravar e editar vídeos de até 15 segundos, com múltiplos cortes e edições. Trata-se de uma funcionalidade do Instagram que permite gravar diferentes takes para o mesmo vídeo, podendo ser acompanhado com fotos da galeria, com músicas da biblioteca do Instagram ou até com áudios originais. Além de se poder também usar filtros e efeitos como acelerar a velocidade de reprodução do vídeo.

Os Reels ficam disponíveis no feed e na área “Explorar” para que possam ser encontrados mais facilmente e, posteriormente, assistidos. Esta funcionalidade do Instagram pode ser utilizada como recurso para promover o relacionamento com o público, ao criar desafios e interagindo nos comentários.

Dicas para tirar partido do Reels

O Instagram Reels, tal como o próprio Instagram, tem um certo potencial para ser utilizado por marcas e influenciadores digitais. Para começar a utilizar o Reels e para aumentar o alcance orgânico, é preciso ter em conta alguns fatores importantes, como saber quais as funcionalidades do Reels e para que servem. Para isso, confira abaixo algumas dicas para aproveitar ao máximo o Instagram Reels.

  • Criar desafios

    Tendo em conta que o Instagram Reels é muito semelhante ao TikTok, é importante saber quais os temas que se tornam virais nessa plataforma. Por essa razão, o tipo de conteúdo que resulta numa rede social, muito provavelmente vai resultar na outra.

    Uma boa forma de gerar interação é criar desafios, como por exemplo, fazer perguntas ou sondagens para conhecer melhor o seu público. Estes desafios irão criar uma rede no Instagram de pessoas que tentam reproduzir o vídeo, o que faz com que mais pessoas o conheçam, gerando uma maior popularidade na sua página.

  • Partilhar conteúdo exclusivo dos bastidores

    O Marketing de Influência exige autenticidade, pelo que os consumidores esperam por conteúdo autêntico vindo de marcas e influenciadores. Logo, é importante mostrar quem somos, partilhando imagens exclusivas dos bastidores ou informações privilegiadas. Tudo isto, irá aumentar a relação de proximidade com os consumidores e/ou seguidores.

  • Revelar o dia a dia da empresa

    No mesmo sentido da dica anterior, é bom revelar o que se faz diariamente dentro de uma empresa. Ao dar a conhecer as funções e ao apresentar as pessoas que trabalham na empresa, é uma ótima forma de criar empatia, gerar confiança e aumentar a proximidade com o público.

  • Fazer ajustes antes de gravar o vídeo

    Antes de começar a gravar um vídeo, é fundamental já ter um tema e uma ideia do que vai fazer, para que possa planear gravá-lo da melhor maneira possível. Ao entrar no Reels, tem acesso a várias funções, como ajustar a velocidade de gravação, ver os efeitos disponíveis do Instagram e o acessar o Temporizador. Todas estas funções irão tornar o vídeo mais apelativo e mais interessante de assistir.

  • Usar uma imagem chamativa como capa

    Depois de gravar um vídeo e achar que este tem potencial, não o publique sem criar uma capa apelativa. Uma capa chamativa visualmente, irá fazer com que mais pessoas cliquem no vídeo, aumentando as visualizações. Por conseguinte, fará com que o Instagram o sugira para mais pessoas.

  • Usar Hashtags

    O Instagram funciona muito com palavras-chave e hashtags, que permitem dividir o conteúdo por temas e segmentos. Ao clicar numa hashtag é possível encontrar diversos conteúdos do mesmo género, pelo que inseri-las no vídeo pode ajudar a torná-lo mais popular e acessível a outros utilizadores. Além disso, ao escrever a legenda do vídeo, pode colocar as hashtags, apenas aquelas que estejam relacionadas com o conteúdo do vídeo.

Se costuma usar o Instagram para partilhar o seu negócio, o Reels é uma boa plataforma para apresentar os seus produtos, serviços e conteúdos. Por isso, os vídeos são uma forma de deixar o seu público interessado e curioso. Com uma boa dose de criatividade, paciência na hora de editar e ter cuidado para que o conteúdo faça sentido para a marca, o Reels é uma boa aposta para quem quer ter mais alcance no Instagram.

Se seguir todas as dicas dadas neste artigo, estará mais do que pronto para aumentar o seu público e gerar uma maior proximidade com este. Se, após ter lido este artigo, ainda precisar de algum esclarecimento, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.

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