6 Dicas para tirar partido do Reels
6 Dicas para tirar partido do Reels

O Instagram começou como sendo uma plataforma para partilhar fotos. Atualmente, oferece inúmeras outras funções como os Stories ou o IGTV. Veja neste artigo quais as dicas para tirar partido do Instagram Reels.
Os vídeos curtos, com edição e efeitos, têm vindo a captar a atenção de muitos utilizadores das redes sociais, pelo que até Influencers desse meio fizeram com que esse formato se tornasse viral. Tendo isso em conta e com o objetivo de aumentar o potencial de captar um maior público, o Instagram lançou o Reels, fique com algumas dicas para tirar partido do Instagram Reels.
Acontece que, os conteúdos em formato de vídeo apresentam um melhor desempenho e um grande retorno nas empresas que procuram aumentar o envolvimento com o público. Visto que, num estudo realizado pela Forbes, 65% de gestores de empresas afirmaram que visitaram o website de um fornecedor após assistir a um vídeo que o mesmo tenha publicado. Isto indica que um vídeo gera muito mais interesse, por parte dos consumidores, para saberem mais sobre o assunto.
Atualmente, as empresas apostam muito no digital para chegar mais rapidamente ao seu público-alvo. Um estudo realizado pela Socialbreakers, em 2019, revela que o Instagram é a plataforma social mais utilizada e pode gerar até 20x mais interações que o Facebook, por exemplo, pelo que é importante as empresas apostarem mais nesta rede social.
O que é o Instagram Reels?
O Instagram Reels chegou a Portugal em Agosto de 2020 e é um método que serve para criar e descobrir vídeos curtos no Instagram. Esta plataforma surgiu para competir diretamente com o TikTok, uma rede social bastante semelhante, usada por milhões de utilizadores. Será que o Reels veio tirar o trono ao TikTok e ser a preferência da Geração Z?
O Instagram Reels é um formato onde as pessoas podem gravar e editar vídeos de até 15 segundos, com múltiplos cortes e edições. Trata-se de uma funcionalidade do Instagram que permite gravar diferentes takes para o mesmo vídeo, podendo ser acompanhado com fotos da galeria, com músicas da biblioteca do Instagram ou até com áudios originais. Além de se poder também usar filtros e efeitos como acelerar a velocidade de reprodução do vídeo.
Os Reels ficam disponíveis no feed e na área “Explorar” para que possam ser encontrados mais facilmente e, posteriormente, assistidos. Esta funcionalidade do Instagram pode ser utilizada como recurso para promover o relacionamento com o público, ao criar desafios e interagindo nos comentários.
Dicas para tirar partido do Reels
O Instagram Reels, tal como o próprio Instagram, tem um certo potencial para ser utilizado por marcas e influenciadores digitais. Para começar a utilizar o Reels e para aumentar o alcance orgânico, é preciso ter em conta alguns fatores importantes, como saber quais as funcionalidades do Reels e para que servem. Para isso, confira abaixo algumas dicas para aproveitar ao máximo o Instagram Reels.
Se costuma usar o Instagram para partilhar o seu negócio, o Reels é uma boa plataforma para apresentar os seus produtos, serviços e conteúdos. Por isso, os vídeos são uma forma de deixar o seu público interessado e curioso. Com uma boa dose de criatividade, paciência na hora de editar e ter cuidado para que o conteúdo faça sentido para a marca, o Reels é uma boa aposta para quem quer ter mais alcance no Instagram.
Se seguir todas as dicas dadas neste artigo, estará mais do que pronto para aumentar o seu público e gerar uma maior proximidade com este. Se, após ter lido este artigo, ainda precisar de algum esclarecimento, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.