Reels ou TikTok: Qual a preferência da Geração Z?

Está aberta a rivalidade entre o Instagram e o TikTok. E o Reels veio tornar ainda mais renhida esta disputa. Reels ou TikTok – qual a preferência da geração Z.

A mais recente ferramenta anunciada pelo Instagram faz-nos questionar entre o Reels ou o TikTok qual é a preferência da Geração Z. Estima-se que cerca de 41% dos utilizadores do TikTok têm entre 16 e 24 anos de idade. Contudo, com a última atualização do Instagram, o Reels, prometeu substituir o TikTok com funcionalidades melhoradas. Sem fazer com o utilizador saísse da aplicação para fazer vídeos.

Embora ainda bastante recente comparativamente ao Instagram, o TikTok tem vindo a evoluir consideravelmente ao longo do tempo. E hoje é uma plataforma a ter em consideração numa estratégia de marketing digital, como é evidenciado no TikTok Business.

Com o decorrer do tempo, houveram acontecimentos que levaram-nos a crer que o TikTok será mais uma tendência, que a longo prazo, será ultrapassada. Nomeadamente as polémicas acerca da utilização de dados a que foi alvo. E o lançamento do Reels por parte do Instagram inibiu a necessidade de haver uma outra aplicação que tivesse a mesma funcionalidade.

Reels VS TikTok

Surgiu em 2016, o TikTok é atualmente uma rede social disponível em mais de 150 países e mais de 75 idiomas diferentes. Utilizado diariamente por mais de 600 milhões de utilizadores e com uma base de dados de 2 000 milhões de utilizadores registados a nível global.

Estima-se que somente no final de 2019 e início de 2020, as receitas do TikTok cresceram mais de 300%, tornando-se uma ferramenta de marketing não só pela quantidade de utilizadores. Mas principalmente pela quantidade de tempo que os mesmos passam na aplicação todos os dias.

Inicialmente, o TikTok tinha como segmentação definida a Geração Z, pessoas nascidas entre 1990 e 2010. No entanto, notou-se uma mudança de público-alvo, após a popularização da aplicação, o tipo de conteúdo foi abrangendo outros públicos e mercados, e consequentemente, outras faixas etárias.

Para chamar atenção aos usuários assíduos do TikTok, o Instagram lança o Reels. Por volta do início de 2020, o Instagram anunciou os testes à nova ferramenta e em Agosto de 2020, o Reels estreou-se em Portugal.

O Reels surge como uma ferramenta polivalente que pode ser incorporado em diversos segmentos. Coincidentemente o formato assemelha-se ao TikTok, ou seja, vídeos de curta duração geralmente com dobragens musicais, coreografias, ou sketches de humor. Que posteriormente, expandiram para outro tipo de conteúdos informativos e didáticos.

Para além disso, o Reels permite o uso de filtros e a facilidade de edição sem delay, ou seja sem atraso nas dobragens. Como tal, esta atualização foi das que reforçou mais a diferença entre as duas aplicações, permitindo assim mais autonomia e eficácia por parte do Reels em relação ao TikTok. Outra atualização foi o separador explorar, algo que não existia no TikTok e evidenciou mais a diferença nas aplicações.

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Reels ou TikTok: Qual a preferência da Geração Z?

A Geração Z é conhecida por seguir as novas tendências que aparecem, tal como é o caso de consumirem conteúdos virais, sendo o TikTok que melhor espelha este comportamento. Entre coreografias de danças, a tutoriais de comida ou desafios de maquilhagem, esta aplicação destacou-se por ser a febre do momento quando o assunto são redes sociais.

Em contrapartida, ao aperceber-se desde processo, o Instagram rapidamente adaptou-se. Tal como o caso da aplicação Snapchat, a qual serviu de inspiração para os atuais filtros do Instagram. Esta rápida adaptação, perceção e ajuste à demanda dos utilizadores virtuais têm sido aspetos que contribuem para a atual posição da aplicação no mercado.

Segundo a Forbes, 87% dos utilizadores do TikTok, cuja a maioria são pessoas da Geração Z, afirmam que o Instagram Reels é basicamente o mesmo que o TikTok. E 61% dos utilizadores dizem que vão usar mais o Instagram.

Público que usa o Instagram

O Instagram tem como principal caraterística de ter vários públicos, pertencentes a faixas etárias distintas. O que leva com que o Instagram seja uma plataforma estratégica para as marcas, como é o exemplo da nova aposta do Instagram, o CheckOut.

O objetivo do CheckOut é transformar o Instagram num Marketplace, permitindo ao utilizador realizar uma compra através da aplicação. Deste modo, o utilizador do Instagram já não precisa de ir ao website da marca para adquiri o produto, pode fazer tudo na mesma aplicação. É de salientar, que esta atualização ainda não se encontra disponível em Portugal, até ao momento.

Este sentimento de novidade aumentou o número de utilizadores do Instagram. Ou seja, não só manteve as pessoas que já se encontravam dentro da aplicação, como mais pessoas a descarregar a aplicação. Desta maneira, criou a filosofia de ter o “2 em 1” ao invés de ter 2 aplicações diferentes instaladas no smartphone.

Conforme os números indicam, podemos concluir que o Reels tirou o trono ao TikTok. Ao longo deste processo, o Instagram aprendeu com o TikTok, não só a adaptar-se mas a tirar proveito do poder de influência de uma nova geração digital. Assim sendo, esta última questão prende-se não só à aplicação, como ao mundo corporativo que subestimou o poder de alcance e influência do TikTok.

Em suma, gradualmente o pico de consumo do TikTok tem sofrido um declínio devido à nova atualização do Instagram, o Reels. E para impulsionar esse crescimento, nada melhor do que o próprio algoritmo da aplicação recompensar os utilizadores dos Reels com maior alcance e visibilidade. Deste modo, estimula a que cada vez mais criadores de conteúdo a usem.

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