Dicas para planear as Redes Sociais

Algumas dicas para planear as redes sociais.

Ter as redes sociais organizadas e planeadas previamente é importante para o sucesso de qualquer negócio. Existem por isso dicas para planear as redes sociais de forma a que o conteúdo chegue a cada vez mais pessoas.

Hoje em dia o mundo gira à volta do digital e os motivos pelos quais as pessoas visitam as redes sociais durante o dia a dia são diversos. Tanto podem visitar as redes sociais para estarem informadas como para puro entretenimento. Existem várias dicas de como planear as redes sociais, de modo a que estejam sempre atualizadas e apelativas.

As redes sociais são importantes para qualquer negócio, pois cria uma fidelização com o cliente, que vai muito além da compra do produto ou serviço. E por isso são criadas estratégias que permitem às páginas criar um elo de ligação com os utilizadores que no futuro os vão fazer querer ser clientes assíduos.

Portugal é o quinto país da União Europeia que mais utiliza as redes sociais de acordo com o relatório divulgado pelo Centro Comum de Investigação. Além disso, os portugueses passam 129 minutos nas redes sociais diariamente. Segundo a HootSuite, em Portugal existem 7 milhões de pessoas que usam de forma ativa as redes sociais.

Quais os requisitos para ter nas Redes Sociais?

Para uma rede social ser um sucesso existem 3 requisitos que qualquer página deve ter em atenção. O 1º é a consistência das publicações, pois não vale a pena publicar dois conteúdos numa semana e nas próximas duas semanas não publicar nada. É necessário manter uma boa frequência de publicações, porque isso vai gerar interesse por parte do público.

O 2º requisito está relacionado com a qualidade das publicações, pois quanto mais apelativo um conteúdo for mais o utilizador irá ficar com curiosidade. Se por um lado pode apenas espreitar a página, por outro pode acabar por se tornar num potencial cliente do produto ou serviço em questão.

Por fim, o 3º requisito está relacionado com a interação com o público. Um perfil ou página não pode apenas colocar conteúdos novos e não dar importância aos comentários das publicações ou às mensagens da caixa de entrada, por exemplo.

Se isso acontecer, o público vai chegar à conclusão que aquele perfil apenas despeja informação e conteúdos e não interage com quem está do outro lado e que muitas vezes podia tornar-se num comprador.

A importância de ter Redes Sociais

Existem diversos motivos que justificam a importância de estar nas redes sociais disponíveis 24 horas por dia. As redes sociais originam muitas vezes um aumento de vendas, e além disso as redes sociais dão uma imagem moderna e positiva a qualquer marca.
Segundo a EduTrends, as empresas que publicam conteúdos nas redes sociais conseguem ter 10 vezes mais visitas ao site comparadas às empresas que não publicam nas redes sociais.

Segundo a revista Portugal Global é necessário criar uma comunicação mais próxima com o consumidor de modo a que haja uma relação de confiança e lealdade. E por isso, a comunicação tem de fluir nos dois sentidos.

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Dicas para planear as Redes Sociais

Para as redes sociais darem frutos é necessário que haja dedicação pela parte de quem está a geri-las. E para ajudá-lo, decidimos reunir algumas dicas essenciais que vai poder usar na hora de planear as redes sociais.

  • Analisar a Concorrência

    A primeira dica é analisar a concorrência. Pode começar por ver que tipos de conteúdos é que os concorrentes estão a publicar e que tipo de abordagem é que utilizam nas redes sociais. Esta análise serve para ver se esses concorrentes estão a ter retorno por parte do público, tanto em gostos como em comentários e em partilhas. Esta dica pode também ajudá-lo a ganhar inspiração para publicações futuras.

  • Definir objetivos e prioridades 

    Ao planear as redes sociais deve fazer a seguinte pergunta: O que é que eu quero comunicar? Quando souber a resposta, deve começar por definir objetivos a curto e a longo prazo. Depois de ter os objetivos definidos, é importante enumerar as prioridades, o que tem mais urgência em publicar em primeiro lugar. 

  • Planificar as publicações 

    Existem vários tipos de planificações, mas a planificação mensal é a mais aconselhada, pois permite ver em grande plano todos os dias do mês. E assim fica a saber quais são os conteúdos que vai publicar durante esse mês. 

    Imagina que está a gerir mais que uma rede social, que é o que acontece frequentemente, esta planificação pode ajudá-lo a saber o que vai publicar e em que rede social. 

    Ao fazer a planificação mensal deve logo separar os dias comemorativos e feriados nacionais de modo a ajustar a comunicação. No entanto, convém selecionar os dias comemorativos que mais se adequam ao seu negócio.

  • Apostar na rotatividade das publicações

    A rotatividade das publicações também é um ponto que deve ter em atenção. Para a página se tornar dinâmica deve apostar em promover serviços e publicações interativas.
    Os posts interativos permitem com que haja uma interação entre o público e a página. E se esses posts tiverem um grande retorno podem acabar por se tornar virais, pois um utilizador pode partilhar essa publicação e novas pessoas ficam a conhecer a página. No entanto, há que haver um meio termo. Nem todas as publicações devem ser interativas, nem todas as publicações devem ter um caráter comercial, pois esses posts não atraem o público. 

  • Investir na periodicidade de Publicações

    Conhecer os melhores dias e horários para publicar nas redes sociais também é muito importante. Não existem melhores dias nem horas, no entanto existem picos onde as pessoas estão mais presentes nas redes sociais, tais como: de manhã, ao almoço, ao final do dia e à noite. 

    Não caia no erro de publicar vários conteúdos de uma só vez, pois segundo o Smart Insights deve publicar conteúdos no Instagram pelo menos uma vez por dia, com uma frequência ideal de duas publicações por dia.  

    Como nem todas as páginas são iguais, o melhor conselho que podemos dar-lhe é que vá testando os horários e dias. Ao final de um mês já vai conseguir perceber em qual horário e dia é que a publicação alcançou mais pessoas.

  • Agendar os conteúdos 

    Depois de ter feito a planificação é hora de começar a agendar todas as publicações. Existem várias ferramentas que pode utilizar para fazer esse agendamento, algumas delas são exclusivas apenas para uma rede social mas existem outras que englobam todas as redes sociais. 

  • Analisar as estatísticas 

    Por fim, é importante analisar as publicações que foram feitas mensalmente, pois isso vai permitir com que tenha uma noção do que resultou e do que não resultou. Se conseguir perceber que uma determinada publicação teve um engagement acima do esperado, pode anotar e posteriormente fazer um conteúdo parecido. Se por outro lado, uma determinada publicação não atingiu os objetivos, para a próxima já sabe que tipo de publicações não deve fazer. 

    As estatísticas também podem ajudá-lo a perceber em que dias e horas é que a sua página teve mais movimentação para no futuro ter uma noção em que dia e hora publicar de modo a atingir os melhores resultados. Claro que nem todas as semanas são iguais, no entanto esta ferramenta já é uma grande ajuda.

Agora que já tem as dicas para planear as redes sociais é hora de colocar a mão na massa. Não se esqueça, que de colocar alguma criatividade nas suas publicações e já sabe que tudo o que é demais enjoa, por isso avalie sempre a quantidade de publicações que vai colocar online. E se num mês conseguiu fazer mais conteúdos que o esperado, não se preocupe! Aproveite-o para usar no mês seguinte.

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