Dicas para planear as Redes Sociais
Ter as redes sociais organizadas e planeadas previamente é importante para o sucesso de qualquer negócio. Existem por isso dicas para planear as redes sociais de forma a que o conteúdo chegue a cada vez mais pessoas.
Hoje em dia o mundo gira à volta do digital e os motivos pelos quais as pessoas visitam as redes sociais durante o dia a dia são diversos. Tanto podem visitar as redes sociais para estarem informadas como para puro entretenimento. Existem várias dicas de como planear as redes sociais, de modo a que estejam sempre atualizadas e apelativas.
As redes sociais são importantes para qualquer negócio, pois cria uma fidelização com o cliente, que vai muito além da compra do produto ou serviço. E por isso são criadas estratégias que permitem às páginas criar um elo de ligação com os utilizadores que no futuro os vão fazer querer ser clientes assíduos.
Portugal é o quinto país da União Europeia que mais utiliza as redes sociais de acordo com o relatório divulgado pelo Centro Comum de Investigação. Além disso, os portugueses passam 129 minutos nas redes sociais diariamente. Segundo a HootSuite, em Portugal existem 7 milhões de pessoas que usam de forma ativa as redes sociais.
Quais os requisitos para ter nas Redes Sociais?
Para uma rede social ser um sucesso existem 3 requisitos que qualquer página deve ter em atenção. O 1º é a consistência das publicações, pois não vale a pena publicar dois conteúdos numa semana e nas próximas duas semanas não publicar nada. É necessário manter uma boa frequência de publicações, porque isso vai gerar interesse por parte do público.
O 2º requisito está relacionado com a qualidade das publicações, pois quanto mais apelativo um conteúdo for mais o utilizador irá ficar com curiosidade. Se por um lado pode apenas espreitar a página, por outro pode acabar por se tornar num potencial cliente do produto ou serviço em questão.
Por fim, o 3º requisito está relacionado com a interação com o público. Um perfil ou página não pode apenas colocar conteúdos novos e não dar importância aos comentários das publicações ou às mensagens da caixa de entrada, por exemplo.
Se isso acontecer, o público vai chegar à conclusão que aquele perfil apenas despeja informação e conteúdos e não interage com quem está do outro lado e que muitas vezes podia tornar-se num comprador.
A importância de ter Redes Sociais
Existem diversos motivos que justificam a importância de estar nas redes sociais disponíveis 24 horas por dia. As redes sociais originam muitas vezes um aumento de vendas, e além disso as redes sociais dão uma imagem moderna e positiva a qualquer marca.
Segundo a EduTrends, as empresas que publicam conteúdos nas redes sociais conseguem ter 10 vezes mais visitas ao site comparadas às empresas que não publicam nas redes sociais.
Segundo a revista Portugal Global é necessário criar uma comunicação mais próxima com o consumidor de modo a que haja uma relação de confiança e lealdade. E por isso, a comunicação tem de fluir nos dois sentidos.
Dicas para planear as Redes Sociais
Para as redes sociais darem frutos é necessário que haja dedicação pela parte de quem está a geri-las. E para ajudá-lo, decidimos reunir algumas dicas essenciais que vai poder usar na hora de planear as redes sociais.
Agora que já tem as dicas para planear as redes sociais é hora de colocar a mão na massa. Não se esqueça, que de colocar alguma criatividade nas suas publicações e já sabe que tudo o que é demais enjoa, por isso avalie sempre a quantidade de publicações que vai colocar online. E se num mês conseguiu fazer mais conteúdos que o esperado, não se preocupe! Aproveite-o para usar no mês seguinte.