Como usar o ChatGPT para entender melhor o Google Analytics 4

O ChatGPT é um modelo de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. É projetado para compreender e gerar texto de maneira coerente e contextualmente relevante. Pode ser usado para várias tarefas de processamento de linguagem natural, como responder a perguntas, gerar texto, traduzir idiomas, criar conteúdo, fornecer informações e muito mais.

A primeira coisa a delinear é que pode usar o ChatGPT de forma a obter melhor entendimento do Google Analytics 4 (GA4). E como fazê-lo?

Primeiro, a partir da formulação de questões gerais sobre Google Analytics para melhor entender o que é, para que serve e como se usa e, perguntas de caráter específico sobre a versão mais avançada, GA4, solicitando informações relevantes sobre a plataforma. 

Como usar o chatGPT para melhor entender o Google Analytics 4?
  1. Comece por formular questões gerais sobre o programa.

Eis algumas das perguntas mais inquiridas sobre o software:

  • O que é o Google Analytics? É uma plataforma gratuita de análise de sites e aplicações oferecida pela Google. Ela permite que proprietários de sites e apps acedam a parâmetros como desempenho, comportamento dos utilizadores e insights sobre o tráfico e o uso.
  • Quais são os principais recursos do Google Analytics? Rastreamento de tráfico, análise de conversões, análise de público-alvo, relatórios em tempo real, funis de conversão e segmentação de dados.
  • Como faço para começar a usar o Google Analytics num site? Cria uma conta no Google Analytics, configura uma propriedade para o seu site, e insere o código de acompanhamento fornecido pelo Google Analytics no seu site.
  • O que é uma propriedade no Google Analytics? É uma seção separada onde realiza rastreios e análise de dados de um site ou app específico. Pode ter mais do que uma propriedade por cada conta que possua.
  • Como o Google Analytics monitoriza o tráfico de um site? Ao usar um código de acompanhamento JavaScript que é inserido nas páginas do site. Esse código coleta dados, como origem do tráfico, páginas visitadas e ações dos utilizadores.
  • O que são metas no Google Analytics? São ações específicas que o dono do site deseja que os visitantes do seu site realizem, como preencher um formulário de contato ou concluir uma compra. Estas ajudam a medir o sucesso do seu site em relação aos objetivos desejados.
  • O que são eventos no Google Analytics? São ações ou interações específicas que pesquisa num site, como cliques em botões, downloads de arquivos ou reprodução de vídeos. Estes fornecem informações detalhadas sobre o comportamento dos usuários.
  • Como posso usar o Google Analytics para acompanhar o desempenho de uma campanha de marketing? Pode usar o Google Analytics para supervisionar o desempenho de uma campanha de marketing ao configurar metas e funis específicos para a campanha, rastreando a origem do tráfico e analisando as conversões relacionadas à campanha.
  • O Google Analytics é gratuito? O Google Analytics oferece uma versão gratuita, conhecida como Google Analytics Standard. No entanto, o Google também oferece uma versão paga chamada Google Analytics 360, que inclui recursos adicionais para empresas maiores.
  • Como garantir a privacidade dos dados no Google Analytics? Para garantir a privacidade dos dados no Google Analytics, pode configurar opções de anonimização de IP, usar políticas de retenção de dados apropriadas e estar em conformidade com as regulamentações de privacidade, como o RGPD.

 

Depois, relativamente ao sistema da Google Analytics 4, este é um sistema recente e a informação do ChatGPT vai apenas até Setembro de 2021.

Devido a essa pequena lacuna, o ChatGPT tem algumas desvantagens se fizermos perguntas específicas sobre algo após a data que o mesmo tem informações sobre (o GA4 é de 2023).

Mas existe uma forma muito interessante de contornar isso.

O chatGPT se providenciado com informação atualizada na caixa de mensagem e lhe forem feitas perguntas sobre a mesma já pode resultar em efeitos bastante mais frutíferos.

Após isso poderá seguir os seguintes passos:
  1. Fazer perguntas específicas como: “O que é o Google Analytics 4?” e “Quais são as principais diferenças entre o GA4 e o Universal Analytics?”.

 

  1. Solicitar explicações sobre recursos: Peça ao ChatGPT para explicar recursos ou métricas específicas do GA4. Por exemplo, “Explique o conceito de eventos no GA4” ou “Como rastrear conversões no GA4?”.

 

  1. Pedir dicas e melhores práticas: Pergunte ao ChatGPT por dicas e melhores práticas para configurar e usar o GA4 de forma eficaz. Por exemplo, “Quais são as melhores práticas para configurar metas no GA4?” ou “Como segmentar os dados no GA4?”.

 

  1. Solicitar informações sobre a configuração: Se estiver com problemas na configuração do GA4, pode perguntar ao ChatGPT como fazer coisas específicas, como “Como configurar o rastreamento de eventos personalizados no GA4?”.

 

  1. Peça exemplos de relatórios e insights: Por exemplo, “Mostre-me um exemplo de relatório de funil no GA4” ou “Como interpretar os dados de público-alvo no GA4?”.

 

  1. Solicite informações sobre integrações: Se desejar integrar o GA4 com outras ferramentas ou plataformas, pode perguntar ao ChatGPT sobre as integrações disponíveis e como configurá-las.

 

  1. Mantenha-se atualizado: Lembre-se de que as informações sobre o GA4 podem mudar ao longo do tempo, então é importante verificar as fontes oficiais do Google Analytics e outros recursos atualizados para obter informações precisas.

Caso precise de ajuda, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para ajudá-lo.