Ferramentas do Google para o Marketing Digital

O Google tem uma oferta de ferramentas que permitem melhorar a performance do seu negócio no digital e conceber estratégias de marketing digital eficientes. Ao longo do artigo, iremos abordar algumas ferramentas do Google para o marketing digital da sua empresa.

Conhecer as ferramentas do Google para o marketing digital torna-se crucial para compreender o comportamento do consumidor, durante todo o seu processo de compra. Pois estas ferramentas permitem fornecer dados como o tráfego, a conversão e o desempenho dos conteúdos nas redes sociais que são essenciais para suportar as ações e estratégias de marketing digital.

O Google não é apenas um motor de pesquisa, é também um conjunto de serviços gratuitos que possibilitam, auxiliam e potencializam os seus negócios. Com a finalidade de aumentar a visibilidade da marca na internet e, consequentemente, ditarem o impacto das estratégias de marketing digital.

Ferramentas do Google para ajudar no marketing digital

Pretende que o seu negócio esteja no topo dos resultados dos motores de pesquisa? O Google tem uma diversidade de serviços e ferramentas, interligadas entre si, que favorecem o aumento da sua taxa de conversão. Para iniciar a utilização das ferramentas, o utilizador terá de criar uma conta de email na ferramenta Gmail, para conseguir ativar os serviços do Google.

Para compreender como funcionam as ferramentas, iremos analisar uma oferta de serviços que a Google disponibiliza aos profissionais de marketing e a todos os que pretendem alcançar os melhores resultados no sua empresa.

  • Google Analytics

    O Google Analytics é um serviço gratuito do Google, líder em análises web no mercado, que permite analisar e monitorizar websites, lojas virtuais, blog e aplicações. Esta ferramenta é fundamental para o marketing da sua empresa pois permite recolher, analisar e armazenar dados sobre o tráfego do website, a localização dos seus visitantes e fornecer informação em tempo real do que acontece. Também proporciona informação sobre algumas métricas como o número de visitantes, o tempo médio de permanência nas páginas e o tráfego.

    O objetivo principal do Google Analytics é compreender o comportamento dos utilizadores quando acedem ao website e que tipo de páginas ou seções visitam. Obter este tipo de conhecimento facilita no apoio das tomadas de decisão para ações de marketing, definir metas e criar conteúdo específico para o público-alvo.

    A utilização do Google Analytics no marketing da sua empresa é fundamental para identificar oportunidades e falhas que possam existir na estratégia de marketing digital da sua empresa. Por exemplo, o Google Analytics permite analisar a taxa de rejeição, isto é, o número de visitantes que abandonam o seu website sem interagir. Desta maneira, ao analisar este indicador, é possível entender se a causa do problema está no produto, na comunicação que transmite aos utilizadores, ou alguma falha no seu website.

    Quando se trata de fazer a programação das suas ações de marketing é determinante reunir informação sobre os dias do mês, da semana e até as horas a que os seus clientes visitam o seu website. Isto ajudará a entender qual é o melhor horário para implementar essas mesmas ações de marketing, de forma a fornecer conteúdo num timing estratégico.

  • Google Ads

    O Google Ads, inicialmente com o nome Google AdWords, é um serviço de publicidade do Google pago, que consiste na criação de anúncios. Com esta ferramenta é possível conceber anúncios de pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na rede de parceiros, através da segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing. Desta forma, a sua campanha pode ser projetada quando o utilizador utiliza o motor de pesquisa do Google para procurar um produto ou serviço relacionado com as palavras-chave que comprou ou consoante os critérios que escolheu.

    Quando bem otimizadas, as campanhas criadas no Google Ads têm potencial para gerar resultados imediatos e ocupar as primeiras posições dos resultados das pesquisas do Google. Segundo dados da Chatter Buzz, uma campanha publicitária bem-sucedida do Google Ads, pode levar pelos menos 3 meses para “amadurecer” e, aproximadamente, 4 a 12 meses para se tornar uma campanha forte.

    Inicialmente, uma campanha de Google Ads deve começar pela realização de uma pesquisa de palavras-chave. Neste sentido, os relatórios do Google Analytics podem ajudar neste processo de procura, uma vez que também fornecem este tipo de informação para as empresas aumentarem as oportunidades de ranking.

    A eficiência do Google Ads depende de uma campanha bem delineada e segmentada. Porque permite que se programe campanhas e ofertas específicas para atrair potenciais clientes nas diferentes etapas do funil de conversão.

  • Google Trends

    O Google Trends é uma ferramenta que lhe apresenta, em tempo real, os acontecimentos dentro do mercado e como podem ser explorados pela sua empresa. Prático e intuitivo, o Google Trends faculta vantagens aos profissionais de marketing para serem mais eficazes na sua estratégia de marketing.

    O conhecimento das tendências atuais do mercado, ajuda os profissionais de marketing digital a desenharem estratégias de conteúdo alinhadas com os interesses do público-alvo. Deste modo, irá influenciar a produção de conteúdos tornando-a mais valiosa e aumentar as suas possibilidades de estar no topo do ranking do Google.

    A funcionalidade do Google Trends possibilita estudar e desenvolver conteúdo coerentes para o seu público-alvo, através de funções de segmentação e de consulta de temas. Também permite comparar palavras-chave, de forma a obter informações específicas e desenvolver ações de marketing mais eficazes, que vão ao encontro da mensagem que pretende transmitir.

  • Google Search Console

    O Google Search Console é um instrumento disponibilizado pelo Google, de forma gratuita, que ajuda os programadores a melhorarem e otimizarem os websites. Este indica as falhas e melhorias do website para melhorar a sua performance. E com essas melhorias irá ajudar o utilizador a ter uma melhor experiência no seu website. Contudo, esta ferramenta não se limita a ajudar apenas na programação do website. Através dela, as equipas de marketing conseguem obter vários dados, como consultas de pesquisas feitas pelos clientes ou a taxa de cliques.

    Na página da visão geral do Google Search Console estão presentes dados analíticos sobre o desempenho nas pesquisas do Google, a informação sobre a usabilidade dos dispositivos móveis, a avaliação ações do marketing de conteúdos e consultas de estatísticas específicas. O estudo destas métricas permite identificar os pontos a melhorar a nível de posicionamento e de estratégia.

  • Google Tag Manager

    O Google Tag Manager, conhecido por GTM, é uma ferramenta gratuita do Google, produzida para automatizar e gerenciar a inserção de tags de acompanhamento no  website.

    Esta funcionalidade requer a instalação de códigos, mais conhecidos por tags, em páginas específicas do seu website, para de seguida instalar vários serviços sem necessitar mexer no código. As tags são scripts incorporados no código do website, com o objetivo de observar a atividade dos visitantes.

    A centralização da gestão dos códigos no GTM permite aumentar a produtividade dos profissionais de marketing, reduzir custos com as tecnologias de informação e também permite melhorar a performance.

     O Google Tag Manager oferece um apoio para que as tags de remarketing do Google Ads e do Facebook sejam operadas com eficácia. O objetivo é fazer a monitorização dos produtos que os utilizadores mais visitam no seu website, de forma a gerar anúncios que incentivem à compra dos mesmos, na rede display ou em outra rede social.

O recolhimento e a análise de dados são fundamentais para as empresas tomarem decisões e acompanharem a sua performance. No marketing digital, existem várias métricas que precisam de ser monitorizadas, de forma a compreender o comportamento dos utilizadores. Isto vai apoiar no desenvolvimento de ações de marketing, conhecer os públicos-alvo e formular estratégias para o perfil de consumo de cada consumidor. 

Conforme os resultados obtidos da análise de dados, as empresas tomarão decisões sobre as abordagens das ações de marketing a pôr em prática. Estas mesmas estratégias são desenhadas tendo em conta fatores como as vendas, o compromisso do utilizador para com a empresa e os aspetos a melhorar os resultados.

Depois de apresentarmos algumas das ferramentas do Google para o marketing digital da sua empresa, está na hora de as colocar em prática. Reforçamos que estas ferramentas podem ajudá-lo a desempenhar melhor o seu trabalho e tornar rentáveis as suas ações de marketing. E, por isso, caso necessite de ajuda ou de alguma informação sobre estas ferramentas, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.

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