Como planear as Redes Sociais

As redes sociais são uma presença obrigatória para qualquer empresa ter mais sucesso no seu negócio. Fique a saber como planear as Redes Sociais.

As redes sociais tem um papel importante para o sucesso do seu negócio. Para isso, é necessário saber quais as redes sociais essenciais para a divulgação dos seus produtos ou serviço. Neste artigo está simplificado todos os passos de como planear as redes sociais da sua empresa de forma correta.

De acordo com Bill Gates “se o seu negócio não estiver na internet, o seu negócio vai deixar de existir”.

Como analisar para comunicar nas Redes Sociais

Antes que escolha quais as redes sociais em que vai estar presente e de que maneira vai comunicar. Primeiramente, é necessário saber quem é o seu público-alvo, onde é que ele está e qual é a melhor maneira de o atrair para o seu produto/serviço.

Depois de recolher todos estes dados para saber como vai comunicar com o seu público, terá também de analisar a sua concorrência. Só assim, é que conseguirá encontrar uma maneira de se destacar e diferenciar.

Reunido todas estas informações está na hora de deixar a sua marca nas redes sociais e, portanto, planear as suas redes sociais que quer estar presente. Para isso, há que criar uma imagem, ter um logótipo e uma cor associada à sua empresa, uma vez que é mais facilmente reconhecida por quem a procura. Desta forma, torne-se coerente e crie templates para a sua própria marca e será facilmente reconhecido.

As redes sociais bem aproveitadas tornam-se a melhor montra do seu negócio, uma vez que também ajudam a criar um elo de ligação entre o consumidor e a marca, fortalecendo a relação. De maneira a que passem a conhecer a marca e acabem por adquirir os produtos/serviços que vende.

Segundo o estudo “Os portugueses e as redes sociais”, da Marketest, os inquiridos consideram ser muito importantes as empresas estarem presentes nas redes sociais, atribuindo 8.3 valores numa escala de 0 a 10.

Rede Social Tipo de público
Facebook – Público diversificado;
– É considerada a rede mais interessante.
Instagram – Público mais jovem (tem que se explorar todos os seus recursos, stories, IGTV);
– É considerada, segundo um estudo da Marketest, a rede que mais cresceu para seguir empresas.
LinkedIn – Público que está presente no mercado de trabalho;
– É a maior rede profissional e está focada para a divulgação de negócios e empresas inseridas no Bussiness to Bussiness.
Youtube – Público diversificado, com várias pesquisas diferentes;
– É considerado o 2º maior motor de pesquisa online.
O que deve comunicar nas redes sociais?

Primeiramente, deixamos uma dica que pode ser o seu ponto de partida: faça uma planificação mensal para todas as suas redes sociais. Assim será mais fácil organizar-se e preparar todos os conteúdos com tempo. Todavia, procure datas comemorativas relacionadas com a sua atividade, que sejam interessante destacar para a sua empresa. Visto que, ao fazer publicações mais interativas com o dia comemorativo o seu público irá interagir.

Segundo a Marketest, “conhecer as promoções” foi a razão apontada por um quarto dos inquiridos para seguir as marcas. Desta maneira, aposte na divulgação da sua marca, e se for precise, faça umas promoções iniciais.

Não se dedique as suas redes sociais somente à venda dos seus produtos ou serviços. Mas publique também artigos no seu blog que sejam do interesse do seu consumidor. Assim, acrescentará valor ao seu público com os seus conteúdos. E de vez em quando, faça publicações mais interativas para ganhar mais público, e não se esqueça de responder a todos os comentários.

A internet está cada vez mais saturada, por isso tente sempre criar publicações inovadoras e criativas, para que se consiga destacar da sua concorrência nas redes sociais.

Rede Social Tipo de Conteúdo
Facebook – Informe sobre o seu negócio;
– Publique artigos no seu blog;
– Publique vídeos;
– Anuncie os seus produtos/serviços.
Instagram – Tente não colocar apenas fotografias e vídeos do seu negócio;
– Explore todas as funcionalidades da rede (stories, IGTV).
LinkedIn – Crie artigos na rede, ou faça um repost dos que tem no seu blog;
– Divulgue vagas para a sua empresa.
Youtube – Publique vídeos sobre os seus produtos/serviços.
Com que frequência deve publicar?

Numa fase inicial não sature as suas redes sociais e vá testando qual o melhor horário para o seu público. Com o propósito, poderá optar por publicar sempre no mesmo dia e/ou mesma hora, ou então ir alternando e descobrir assim de qual das maneiras tem mais retorno.

Lembre-se que menos é mais e que se planear as suas redes sociais será mais fácil atingir os seus objetivos. Por isso, não faça demasiadas publicações nem poucas, encontre um equilíbrio e a melhor estratégia de comunicação digital. Com o intuito de conseguir atrair e envolver o seu público com os seus conteúdos.